Discussão:Portal Inter-RED - EAD

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Caros colegas,


Sei que é grande a expectativa por um sistema estável e disponível para o cadastramento e consulta das OAs produzidas no projeto. Sei também das dificuldades que vocês têm encontrado para acessar a ferramenta. Por isso, gostaria de dar algumas explicações sobre o processo de construção e o porquê de ainda não estarmos podendo atender a todas as expectativas.


Eu e o prof. Serra assumimos oficialmente a coordenação do projeto no CEFET-CE no final do mês de junho. Na ocasião nos inteiramos do que era o Inter-Red, dos problemas que ocorreram na coordenação anterior e do grande atraso no desenvolvimento do sistema. Tínhamos consciência de que seria um desafio, pois muito pouco ou quase nada existia da ferramenta esperada.


Baseados no conjunto de informações recolhidos, fizemos uma especificação da ferramenta com algum formalismo, definindo os requisitos do sistema, um diagrama de casos de uso e um diagrama com as classes de negócio, documento submetido à apreciação dos parceiros.


Devido ao grande atraso em que o projeto se encontrava, decidimos adotar uma ferramenta de produtividade (o JCompany) para o desenvolvimento do sistema. Além disso, precisávamos contar com uma equipe de desenvolvedores com experiência suficiente para desenvolver e disponibilizar o sistema em APENAS UM MÊS. Não contávamos com nenhum bolsista no projeto Inter-Red, apenas os bolsistas do Portal da EPT que acabavam de ser recrutados e que ainda não possuíam a necessária experiência. Entretanto, na ocasião, pudemos contar com a enorme ajuda de uma equipe coordenada pelo prof. Serra em um outro projeto de pesquisa, o que nos permitiu colocar um protótipo no ar no final de julho.


Desde então, estamos treinando os bolsistas do Portal nas tecnologias envolvidas no desenvolvimento do Inter-Red que serão igualmente usadas no desenvolvimento de algumas das ferramentas do Portal do EPTaD, entre outras tecnologias. Simultaneamente, continuamos o desenvolvimento e as correções no projeto do Inter-Red, ainda contanto com a ajuda dos bolsistas do projeto do prof. Serra, mas obviamente na medida em que eles podiam estar disponíveis, visto que eles têm obrigações em outro projeto.


Por essa razão, decidimos que seria estratégico deixar provisoriamente o servidor perto do laboratório dos bolsistas do prof. Serra, visto que eles têm maior conhecimento da ferramenta e, por isso, poderiam dar suporte ao sistema de maneira mais rápida. Nossa estratégia, no entanto, foi comprometida pelos freqüentes problemas de acesso, devido ao fato de que não tínhamos no referido laboratório de produção um ip válido (usa-se um serviço da Velox).


Nesse momento, já providenciamos um ip válido na sede e instalamos o protótipo numa máquina do laboratório do Inter-Red na Sede do CEFET-CE.


O novo link é:

http://interred.cefetce.br/InterRed

Nessa versão, usar ainda o login “***” e a senha “****”. Estamos ainda solucionando alguns problemas no controle de acesso. *(retirei a senha por questões de segurança - jesue).Lafa, que bom poder ler novamente seus comentários. Muito boa sua participação. Vou acessar o seu curso depois comento. Olha estamos pensando em entrar no edital de OAs, gostaria muito que começassemos um intercâmbio. Tenho 02 pessoas trabalhando na procura de docentes que tenham interesse em trabalhar para o projeto. Vamos conversar?? Diga um número de tel para nos falarmos. Quanto aos eventos estou sem tempo, mas fico feliz por vc está tão ativo.


Um beijo,


Graças


olá, todo o pessoal inter-red!!! Ótima idéia a da criação do grupo Googles. Acho particularmente aqui bem mais fácil do que o Wiki. Tenho milhares de perguntas:

1 - Com vão as questões administrativas por aí? Aqui houve um probleminha porque o gerente de ensino médio foi mandado a nos chefiar (há uma reestruturação administrativa que não possibilitava mais gratificações, devido a já estarem todas elas distribuídas com o pessoal técnico-administrativo), mas a questãó já está ok porque o gerente de ensino médio tb é gerente de projetos especiais e segundo a direção de ensino é a ele que temos que nos ligar. não vejo qqer problema em não ter qqer gratificação - acho q com vcs tb ocorre assim. conseguimos um local físico e estamos colocando as máquinas. já fizemos vários memorandos, mas vamos pagar ao cabeamento com nosso próprio bolso porque as coisas estão demorando... o gerente de ensino médio disse que deveríamos fazer um documento com políticas de capacitação em 3 partes (cumprimos a nossa parte e estamos esperando a das gerências que disseram que iam fazer as outras partes)

2 - Questões de ensino e pesquisa - os bolsistas estão animados e estamos fazendo os trabalhos com interfaces, documentação e funcionalidades tudo a contento. (alguém viu nossos projetos de oas sobre oas??). participamos de um congresso em minas (falando de chats e chatterbots e a troca de experiencia inclusive sobre ead foi ótima). também participaremos de um congresso em fortaleza sobre hipertextos e novas tecnologias (ministrando mini-cursos, participando de mesas- redondas e apresentando trabalhos. seria ótimo q vocês fossem: http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2007/ gostaria tb de apresentar um curso pra vcs a distância nos moldes q eu fiz no cefet-campina (já divulgando o inter-red): http://lafa.pro.br/cursos/buscanainternet.htm vejam q nesse curso os exemplos são sobre buscas sobre como procurar infos sobre ead!!!!!!!!! gostaria MUITO de apresentar um desses cursos pro povo do inter-red. poderíamos pensar em temas tb e ver quem no grupo poderia dar o quê: produção de oas, ferramentas multimídia (geração de arquivos swf para professores - não para os professores programarem), questões legais, lince, hotpotatoes, ferramentas de colaboração em hipertexto (entre outros softs de produção de oas como até o camtasia), didática em ead, construção de um curso do começo ao fim no moodle etc...

3 - sobre o inter-red - não estou entendendo!!! pedi para o s alunos já irem catalogando, mas pelo q vi o modelo de metadados não é mais aquele sub-conjunto do LOM (como havíamos combinado). há coisas estranhas como "enviar o oa através de carroça", por exemplo. não estou entendendo bem o que houve.

4 - sobre novos projetos - o edital de final de setembro do mec (objetos multimídia) alguém vai participar? estamos com 2 idéias ligadas a deficiências ou ao proeja (especificando conteúdos de oas nesse sentido). acho q algo em parceria com outro cefet seria bom!!!! alguém?

5 - sobre quetões de autoria - recebi uns emails no qual algumas pessoas davam contribuição sobre um documento de direito autoral. não recebi esse documento. gostaria de recebê-lo e ver melhor a questão

6 - gostaria q os adminsitradores cadastrassem: crish...@cefetpb.edu.br rl...@cefetpb.edu.br (acho q já tá) herem...@cefetpb.edu.br

7 - quem vai à abed em curitiba?? é essencial pra todos nós: http://www.abed.org.br/congresso2007/ não sei se o cefet-pb vai querer financiar. acho q vou tirar do meu próprio bolso. vcs conhecem algum meio de financiar pelo inter-red ou o mec?????? um abraço a todos,

lafa


Esperamos liberar uma nova versão ainda esta semana contendo algumas correções dos erros que foram verificados por nós e outros reportados por vocês, além de algumas outras funcionalidades.

Peço a vocês um pouco mais de paciência, pois estamos fazendo todo o possível para preparar toda a nova equipe e para finalizar todas as funcionalidades do sistema. Em breve estaremos operando com toda a força necessária, não só para as atividades relativas ao Inter-Red, como àquelas do Portal do EPTaD.

A cooperação de todos é de fundamental importância para o sucesso do projeto.

Atenciosamente, PS: (Aqueles que ainda não estão na lista projeto-interred@googlegroups.com, por favor, passem-se o endereço para que eu providencie o cadastramento) Marques

Pessoal, Segue a contribuição da equipe da CEFET-PE sobre o sistema do Inter-red. Espero que possamos contribuir para que ele se torne operacional o mais breve possível. Só iniciaremos a fase de expansão do projeto para outras instituições quando sentirmos segunça no ambiente. Beijos, Graças

ok graça e todos!

extremamente válida a observação, mas gostaríamos ainda de saber da equipe da unidade central (CEFET-CE), de acordo com e-mail anterior que enviei, o que aconteceu com os metadados. não é mais aquele sub-conjunto do LOM?


se foram feitos casos de uso e análise, foi em cima de que especificação de metadados? onde estão as documentações feitas para vermos também a modelagem e demais artefatos?


o problema com o qual eu estou me deparando é que se foi ou vai ser feita uma outra especificação de metadados, obviamente a interface tb vai mudar, e terá que ser feita uma nova avaliação (talvez novamente informal como está sendo feita com grande afinco pelos contribuidores desta lista) e acho que o trabalho não precisaria ser feito duas vezes. resumindo: mudar simplesmente a posição de um botão ou os valores de uma caixa de texto (sem representação dos dados reais da especificação) não é avaliar o sistema, mas apenas botões, caixas etc. um abraço a todos,

aguardo alguma consideração sobre essas minhas preocupações,

lafayette - CEFET-PB


http://lafa.pro.br


Caros, vejam o que coloquei como indicadores de desempenho:

"Imediatos: a avaliação de desempenho imediata é relativa ao desenvolvimento da solução e portanto, se dá de acordo com o tipo de atividade. No caso de atividades de desenvolvimento os indicadores de desempenho são relativos à qualidade do software (usabilidade, corretitude, flexibilidade, interoperabilidade etc) e aos prazos estabelecidos. Futuros: na implantação os indicadores são relativos ao número de usuários-administradores treinados, número de usuários efetivamente empregando a BD e qualidade da implantação (escalabilidade e disponibilidade)."

Em suma significa que durante o desenvolvimento, o desempenho é medido pelo desempenho do: -Produto: fatores de qualidade de software -Processo: cumprimento de prazos (já que custos são fixos) Após a liberação de uma primeira release utilizável, adiciona-se aos indicadores aqueles quantitativos relativos à sua implantação e uso, como número de usuários treinados, número de acessos, número de objetos gerenciados e por aí vai... O que acham? Críticas? Quanto ao DTD, dêem uma olhada, vejam o que acham. O que fizemos foi pegar os metadados e listar num arquivo XML, com os tipos de dados apropriados. Sugestões, críticas? Abraços, -- Prof. Rogério Atem de Carvalho, D.Sc. Research Coordinator Information Systems Research Group Coordinator CEFET Campos http://www.cefetcampos.br/epex/dppg/nucleos-pesquisa/nsi/ratem


> Bom dia Rogerio, Acho que podemos utilizar esse DTD como a base de troca de serviços entre catálogos. Vou ver com o Marques se ele tem alguma sugestão.

O endereço de nossa lista é: projeto-interred@googlegroups.com. 
Abraço, 

> Em 25/07/07, Rogerio Atem de Carvalho <ra...@cefetcampos.br> escreveu: > Caros,aí em Fortaleza acabei esquecendo de mostrar esse rascunho de DTD demetadados para OA, que pode ser base para troca de serviços entre catálogos, > o que vcs acham?Qual é o endereço da lista nossa mesmo, acabei apagando...Abraços,--Prof. Rogério Atem de Carvalho, D.Sc..Research




RESOLVIDO O PROBLEMA DA EXTENSÃO DO ARQUIVO FLASH *.SWF.

AMANHÃ VOU COLOCAR UM OBJETO QUE ESTOU DESENVOLVENDO. PESSOAL - TODOS DEVIAM APRENDER O BÁSICO DE FLASH. É FÁCIL. TENHO UM CD DA INFO AQUI COMIGO. NÃO SABIA NADA E JÁ ESTOU CONSEGUINDO FAZER COISAS SIMPLES. TODOS ENTÃO PODEM !

O OBJETO QUE A ARILISE COLOCOU É MUITO LEGAL.

JESUE 25 DE JUNHO


CAROS COLEGAS, ESTÃO ENCONTRANDO ALGUMA DIFICULDADE PARA INSERIR MATERIAL NO WIKI?

PRECISO DE FOTOS DA TURMA PARA INSERIR AQUI. PODEM MANDAR?

BASTA CLICAR NA IMAGEM (SEXTA FIGURA NO MENU ACIMA);

nome da imagem:imagem.jpg

DEPOIS BASTA SALVAR LÁ EMBAIXO E PROCURAR A IMAGEM A SER ANEXADA NO SEU COMPUTADOR. PARA ANEXAR TEXTOS, BASTA USAR UMA PÁGINA DO WIKI DE REFERÊNCIA (A INICIAL POR EXEMPLO) E PEDIR PARA EDITAR. QUANDO ISSO FOR FEITO SERÁ POSSÍVEL VER QUAL É A LÓGICA DE COMANDO.

JESUE



PARECE QUE ALGUÉM ESQUECEU UM ÓCULOS LÁ NO CEARÁ. SE QUISEREM COLOCAR A FOTO FICA MAIS FÁCIL IDENTIFICAR.


LISTAGEM DE E-MAILS DOS PARTICIPANTES DO PROJETO INTER-RED

JaneiResende@mec.gov.br arilise@uol.com.br renatames@cefetcampos.br cassandra@cefetce.br projetos.cassandra@gmail.com veronica@cefetce.br veronica.pimentel@gmail.com lafam@uol.com.br rlima@cefetpb.edu.br gnery2005@gmail.com rptigre@ig.com.br erivaldo@cefetrn.br paulo.adm@gmail.com robertol@osite.com.br jesue@sj.cefetsc.edu.br marco@cefetsc.edu.br eafc_dde@terra.com.br mpmesquita@gmail.com francisco@etfto.gov.br liliane@etfto.gov.br sergiofranca@cefetrn.br