Discurso5 douglasars

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso 5 - Paraninfo

Data: 10/08/2023

Hora: 19:30



Boa noite!


Gostaria de cumprimentar, primeiramente os Componentes desta mesa: Professora Sabrina de Moro Villela Pacheco, aqui representando a Retoria do IFSC, o Professor Luiz Fernando Pozas, Diretor-Geral do Campus Itajaí, o professor Ênio dos Santos Silva, Coordenador do Curso de Eletroeletrônica, e, dessa forma, carinhosamente, estendo aos demais colegas da mesa e aos professores presentes no auditório. E, de forma especial cumprimento nossos Alunos, Pais, Mães, Avôs, Avós, Filhos e Filhas, Familiares, Amigos, Terceirizados e de forma mais especial ainda, os Servidores aqui presentes, por organizarem tão lindamente essa cerimônia de formatura. Parabéns!

Pela quinta vez, recebo convite para Paraninfo da turma do Curso Técnico em Eletroeletrônica. E foi com grande alegria que recebi este convite, já que desta vez, a concorrência como os outros professores estava enorme. Tanto foi o comprometimento destes professores, com todos os alunos em todos os trabalhos e dificuldades. Me orgulha muito fazer parte do corpo docente do Campus Itajaí, especialmente nesse curso que tanto prezo. Obrigado Formandos! Queria poder falar de cada um de vocês! Mas precisaria de umas 4 aulas!

Esse grupo de alunos que está se formando agora, foi a última turma a ingressar ainda em atividades não presenciais chamadas de ANP e sofreram toda mudança de estratégias de ensino com o retorno as aulas presenciais no segundo semestre, e, precisaram sistematizar os conhecimentos adquiridos até então, mediante a aplicação desses conhecimentos em situações reais com a vivência prático-profissional exigida no retorno das aulas presenciais com seus projetos integradores. Sem a menor sombra de dúvidas, com enormes dificuldades de adaptação, mas com força conseguiram chegar ao final! E muito disso se deve ao fenômeno agregador promovido por um grupo de alunos, que capitaneados pela aluna Rosana Correa, agora formanda, enfrentaram as dificuldades de cabeça erguida e sem deixar se abater. Parabenizo esses Formandos que contagiaram até outras turmas e outros grupos a fazerem o mesmo!

Que grupo de formandos maravilhoso! Eu pude acompanhar muitas coisas enquanto estava a frente da coordenação do curso de eletroeletrônica e como professor de duas unidades curriculares e via a superação de vocês dia-após-dia e o valor que vocês deram e dão a todos os ensinamentos durante esses longos 2 anos de curso! Parabéns! Sintam-se especiais!

Me sinto feliz e realizado de estar aqui e ver a alegria e orgulho de vocês. Olhar para cada pai, cada mãe, cada esposa ou marido, cada amigo, colegas de curso. Todos com sorriso estampado no rosto e por muitas vezes com o coração querendo explodir de orgulho mais que o de vocês próprios... é emocionante.

Ao longo dos anos eu vejo cada vez mais que a nossa tarefa enquanto educadores vai além dos conhecimentos de sala de aula e das práticas laboratoriais. Perpassa pela transformação social que vejo em cada um de vocês, na certeza de mudanças econômicas, com novas perspectivas de novos trabalhos e colocação no mercado de trabalho e consequente aumento de renda. Não podemos esquecer do impacto social que a formação do indivíduo formado Técnico causa no desenvolvimento local, regional e até, pra não dizer, nacional.

Para terminar, no próximo ano estarei completando 30 anos de dedicação ao serviço público, e sempre, como forma de homenagear a todos os colegas do Instituto Federal de Santa Cataria, gostaria de mencionar o DECRETO Nº 7.566, DE 23 DE SETEMBRO DE 1909, que cria a Escolas de Aprendizes Artífices, hoje Instituto Federal, na intenção de, abre aspas, formar cidadãos úteis à Nação e não só habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, como fazê-los adquirir hábitos de trabalho profícuo, fecha aspas. Parabéns a todos os formandos!

Agora vocês são Técnicos em Eletroeletrônica!!!

Vou estar aqui torcendo por vocês, por seus novos projetos e desafios e se precisarem saibam que estarei aqui e ficarei feliz em colaborar com vocês.

Muito obrigado!



Voltar.png