Didática das Ciência

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Estimada turma (4020421),

Sejam bem vindos às atividades ao semestre letivo de 2013/2, da 4ª fase do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Hab. em Química, do INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IF/SC) - Campus São José. Nessa fase do curso vamos trabalhar a disciplina de Didática das Ciências. Vamos utilizar esse espaço online para nossa comunicação.



Carga horária, Ementas, Bibliografia, Professores

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA- CAMPUS SÃO JOSÉ


PLANO DE ENSINO

Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza - Hab. em Química Unidade Curricular: DIC (Didática das Ciências) Carga horária total: 80 horas/aula Período letivo: 4ª fase (2013/2) Professoras: Dra. Giselia Antunes Pereira e Msc. Patrícia da Costa Sabino E-mail: giselia.antunes@ifsc.edu.br, patrícia.sabino@ifsc.edu.br


Competências: • Conhecer, compreender e refletir sobre teorias, métodos, técnicas, seleção de conteúdos e a sua aplicação no ensino das ciências, realizando estudos investigativos, problematizando e analisando as situações da prática educativa. • Traçar relações com os princípios teórico-metodológicos estudados, assim como utilizar e disseminar novos conhecimentos e práticas, que potencialmente poderão maximizar a apropriação de conhecimentos científicos pela maioria dos seus alunos.

Saberes: • O senso comum e o conhecimento científico. Contextualização da didática. • O ensino de ciências no Brasil. A pesquisa em ensino de ciências. Contexto da produção científica. Componentes da ação pedagógica. O aluno como sujeito no processo de construção do conhecimento. Tendências pedagógicas da prática escolar. Conhecimento e sala de aula: dimensão epistemológica, educativa e didático-pedagógica das interações. Escola, currículos e programação de ciências.

METODOLOGIA:

Aulas expositiva-dislogada, proposição e leituras de textos, orientação na elaboração do PCC, aula passeio e análise de filme.

AVALIAÇÕES*

Avaliação A (em grupo ): Elaboração do Plano de aula Avaliação B (em grupo): Administrar aula de ciências sob o tema da educação e sexualidade Avaliação C (individual): Relatório de registro da aula passeio Avaliação D (individual): Autoavaliação As avaliações A e B integram as atividades de Prática como Componente Curricular PCC (Carga Horária 12h)

  • Ver critérios em Anexo


São José, 15 de agosto de 2013

Aulas Semestre 2013-2

Materiais de apoio as aulas

Links auxiliares