DLP1-EngTel (página)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

MURAL DE AVISOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Avisos importantes

Durante o 2º semestre de 2020, devido a Pandemia do Coronavirus Sars-CoV-2, as aulas da disciplina ocorrerão de forma remota. Seguem algumas informações importantes:

  • Todas os nossos encontros síncronos serão feitos usando a plataforma Google Meet. Para ingressar nas aulas utilizem o email institucional (usuario@aluno.ifsc.edu.br).
  • Após cada encontro, vocês terão acesso automático as gravações das aulas na Pasta compartilhada no Gdrive.
  • Para a entrega de atividades e avaliações será utilizada a plataforma Moodle. É necessário que vocês se autoinscrevam no Moodle da disciplina com a chave (engtelecom2020-2).
  • Para a comunicação entre professor-aluno, além dos avisos no SIGAA, utilizaremos a plataforma Slack. Inscrevam-se no Slack da disciplina. O aluno pode usar qualquer email para acessar ao Slack, mas recomenda-se o uso do email institucional.
  • Para participar das aulas é recomendado que o aluno tenha disponível: 1 computador ou dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para assistir os encontros presenciais ou gravações. É necessário um computador para utilizar os softwares e realizar atividades práticas de laboratório. O aluno deve ter acesso a Nuvem do IFSC ou instalar a VM com softwares Quartus II e Modelsim. Acesso a Internet é fundamental, e recomenda-se que o aluno tenha um lugar silencioso para participar das aulas. O acesso ao Google Meet, Drive, Slack, Moodle e Wiki podem ser feitos via navegador, mas a instalação das respectivas aplicações é recomendada. Recomenda-se ainda que cada aluno uso um fone de ouvido com microfone, pois isso melhora muito a qualidade do som e a interação nas vídeo conferências. Ao ingressar em um encontro síncrono mantenha sempre que possível a câmera aberta e também o microfone. Se houver algum problema de ruído você será alertado.
  • Nesta página wiki, você tem orientações para uso de ferramentas e também links que auxiliam no estudo da disciplina. Visite os links sempre que solicitado e lei essa página para lembrar futuramente onde estão as informações que necessita.

Instalação da VM com Quartus e Modelsim em seu computador

Para importar a VM para o seu computador e configurar ela para acessar a licença do IFSC veja a página Instalação da VM com Quartus e Modelsim

Instalar o Quartus II e Modelsim em seu computador

A princípio não será necessário que vocês instalem o Quartus II diretamente em suas maquinas, pois podem utilizar a nuvem do IFSC ou então instalar a VM acima. Mesmo assim se alguém preferir instalar o Quartus recomendo que instalem a versão Quartus II Web Edition.

Apesar de existirem versões mais novas usem a versão mais leve 13.1. (https://fpgasoftware.intel.com/13.1/?edition=web). Será necessário apenas baixar e instalar os seguintes arquivos:

  • Quartus II Software (includes Nios II EDS) Size: 1.5 GB MD5: 672AD34728F7173AC8AECFB2C7A10484
  • ModelSim-Altera Edition (includes Starter Edition) Size: 817.7 MB MD5: 45FEA341405603F5CF5CD1249BF90976
  • Cyclone III, Cyclone IV device support (includes all variations) Size: 548.4 MB MD5: 79AB3CEBD5C1E64852970277FF1F2716

Recursos de Laboratório

Nos laboratórios do IFSC, os softwares Quartus/Modelsim/QSIM estão disponíveis diretamente na plataforma LINUX. Utilize preferencialmente a versão 13.0sp1 (32 bits), pois ela tem suporte para os FPGAs mais antigos como a família Cyclone I.

Acesso a Nuvem do IFSC

Para uso fora do IFSC dos recursos computacionais com licença educacional, o IFSC disponibiliza para seus alunos o IFSC-CLOUD (nuvem.sj.ifsc.edu.br). A forma mais eficiente de acesso a nuvem de fora do IFSC é através do Cliente X2GO, mas dentro da rede do IFSC o acesso pelo ssh também tem boa usabilidade.

Para para utilizar o Quartus/Modelsim/QSIM através da Nuvem do IFSC, siga o procedimento de instalação do X2Go e configuração do X2Go. Nota: O desempenho do Modelsim é ruim quando acesso da rede externa ao IFSC, e por isso deve ser evitado, dando-se preferencia ao uso da VM.

Modelos para relatório

Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use como base o modelo ABNTex2 para o padrão do IFSC para monografia que segue as normas da ABNT e do IFSC. Recomendo que os alunos da Engenharia de Telecomunicações utilizem esse modelo e o Overleafv2, pois além de possibilitar o compartilhamento do documento entre os alunos, reduz o tempo perdido na formação do documento, permitindo que o aluno já aprenda alguma formatação de Latex que será útil na elaboração do TCC.

Links importantes (mais consultados)

Links auxiliares

Livros/Resumos sobre VHDL

Packages não padronizados de VHDL

Quartus II

Simulador Modelsim

Fabricantes de DLPs

Fabricantes de kits com DLPS

Leituras recomendadas


Padrões IEEE para o VDHL

Os padrões IEEE [1]estão disponíveis para consulta se você estiver na rede do IFSC ou através do Periódicos CAPES via CAFE. Para a linguagem VHDL consulte os padrões de VHDL

Packages da IEEE

Registro Diário e Avaliação Anteriores

Artigos de alunos - Semestres anteriores
2016-1
2015-2
2015-1

Referências Bibliográficas:



Curso de Engenharia de Telecomunicações