Criação de uma infraestrutura para VoIP Federada

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Resumo

O conceito de VoIP Federado define um serviço de voz similar a rede telefônica convencional, porém efetuando chamadas de voz sobre a Internet. Além disso, a localização dos pares das chamadas e as comunicações envolvidas (sinalização e audio) devem seguir um modelo P2P. Assim, dois usuários ou organizações podem se conectar dinamicamente sem necessitar de soluções dedicadas de companhias telefônicas.

O TCC propõe a definição de um modelo de infraestrutura corporativa para integrar sua rede telefônica interna e seus usuários ao modelo VoIP Federado. Essa infraestrutura deve se basear em softwares de código aberto e livre, e em serviços padronizados da Internet. O modelo desenvolvido deve ser implantado por meio de um protótipo, com que seu funcionamento deve ser demonstrado.

Resumo Estendido

O conceito de VoIP Federado define um serviço de voz similar a rede telefônica convencional, porém efetuando chamadas de voz sobre a Internet, ou seja, transmissão de voz usando uma infra-estrutura de redes comutadas por pacote também conhecida como rede IP. Além dos protocolos da comunicação envolvida, como o SIP/SDP, RTP/RTCP, a localização dos pares das chamadas devem seguir um modelo P2P (peer-to-peer), onde o dispositivo de cada usuário conectado acaba por realizar as funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo. Assim, dois usuários ou organizações podem se conectar dinamicamente e independentemente sem necessitar de soluções dedicadas de companhias telefônicas.

Como qualquer comunicação digital, é necessário a utilização de protocolos padronizados. Para este fim, os protocolos SIP e RTP serão utilizados e farão parte da comunicação de voz (sinalização e áudio). O SIP atua como um protocolo de aplicação, onde negocia os termos e condições de uma sessão, bem como, os tipos de mídias e codecs utilizados na sessão, além de ajudar na localização dos participantes da mesma. Por sua vez o RTP/RTCP é responsável por entregar os dados de áudio, usando o protocolo UDP na camada de transporte.

Visando uma convergência de tecnologias de comunicação por voz, por exemplo VoIP com a PSTN (rede de telefonia convencional), é necessário adotar um identificador único para o estabelecimento de conexão entre os usuários, portanto o uso de servidores ENUM se destaca como uma solução plausível. O ENUM é uma tecnologia que mapeia números E.164 tradicionalmente utilizados em redes PSTN (número de 15 dígitos) para URIs (Uniform Resource Identifiers) utilizados na rede comutada por pacote. Em outras palavras o ENUM facilita a convergência dos serviços de Internet com os serviços das redes de telecomunicações existentes. O trabalho mapeamento ou tradução desses URIs para endereços IP é realizado pelo DNS (Domain Name Server) utilizando registros NAPTR, responsáveis por fornecer um servidor ou uma lista de servidores que poderão ser contatados diretamente.

Utilizando estas ferramentas o TCC propõe a definição de um modelo de infraestrutura corporativa para integrar sua rede telefônica interna e seus usuários ao modelo VoIP Federado. Essa infraestrutura será baseada em softwares de código aberto e livre, e em serviços padronizados da Internet. O modelo desenvolvido será implantado por meio de um protótipo, onde seu funcionamento será demonstrado.

Cronograma

Etapas/Mes Agosto/2016 Setembro/2016 Outubro/2016 Novembro/2016
Delimitação do tema de trabalho x
Correção Pesquisa bibliográfica TCCI x x x
Elaboração do Documento de Avaliação Final x x
Instalação e Testes nas MVs x x x
Desenvolvimento do projeto x x x x

Bibliografia