Configuração de rede no Linux

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Obs: as informações contidas neste artigo se baseiam em distribuições Debian e Ubuntu.


Configuração de rede permanente

Ambos sistemas operacionais Ubuntu e Debian possibilitam configurar as interfaces de rede do computador de duas formas:

  1. Arquivo /etc/network/interfaces: as configurações de rede são escritas em um arquivo de texto, seguindo uma sintaxe predefinida.
  2. Gerenciador de rede (NetworkManager): as configurações de rede são criadas por meio de um aplicativo gráfico, para em seguida serem aplicadas por um daemon específico. O aplicativo gráfico é acessado por meio da barra de status do ambiente gráfico, no canto superior direito.

Arquivo /etc/network/interfaces

O arquivo /etc/network/interfaces contém declarações para configurar as interfaces de rede. Um exemplo de configuração básica contida nesse arquivo pode ser vista a seguir:

auto lo eth0
iface lo inet loopback
iface eth0 inet dhcp

Esse exemplo pode ser interpretado assim:

  • Linha 1: declara que as interfaces lo e eth0 devem ser ativadas automaticamente no boot. Se uma interface não aparecer em uma declaração como esta, então ela não será ativada. OBS: interface ativadas desta forma NÃO são controladas pelo NetworkManager.
  • Linha 2: configura a interface lo como sendo do tiupo loopback. Essa é uma interface especial criada puramente em software (uma interface de rede virtual), usada para comunicação entre processos de um mesmo computador.
  • Linha 3: configura a interface eth0 de forma dinâmica usando DHCP. A configuração de rede é solicitada usando a própria rede. Ness ecaso, deve existir algum equipamento ou computador nessa rede que seja um servidor DHCP, capaz de responder com uma mensagem contendo a configuração de rede a ser utilizada.


O exemplo anterior é bastante simplificado, uma vez que a configuração de rede de fato é obtida dinamicamente com DHCP. Isso pode ser suficiente para computadores usados somente para acesso a Internet, mas não para computadores que sejam servidores. Nesse caso, é melhor definir uma configuração de rede estática, como mostrado a seguir:

auto lo eth0
iface lo inet loopback
iface eth0 inet static
  address 172.18.80.251
  netmask 255.255.128.0
  gateway 172.18.0.254
  dns-nameservers 200.135.37.65 200.135.37.66


A diferença em relação ao caso anterior está na declaração da interface eth0. Ao invés de configurá-la com DHCP, declararam-se todas as informações de rede. Assim, essa interface sempre será ativada com essas informações configuradas. No exemplo apresentado, as configurações de rede são:

  • address 172.18.80.251: endereço IP da interface
  • netmask 255.255.128.0: máscara de rede
  • gateway 172.18.0.254: endereço do gateway (ou roteador default)
  • dns-nameservers 200.135.37.65 200.135.37.66: servidores DNS a serem utilizados (podem-se especificar um ou mais endereços IP)

O manual do arquivo /etc/network/interfaces apresenta muitos outros detalhes sobre possíveis configurações de rede.