Conceitos de Telecomunicações Projeto Integrador 1 - Engenharia

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Questões referentes ao experimento realizado e as telecomunicações

1) Se você tivesse que dividir em três blocos os elementos do circuito de comunicação realizada na aula passada, utilizando como critério de criação dos blocos a sua função no processo de comunicação, quais blocos você criaria e quais elementos do circuito estariam em cada um deles?

ExpComunicaçãoBasica1.png

2) Cite exemplos de equipamentos e componentes utilizados nos sistemas de telecomunicações atuais para cada um dos blocos resultantes da pergunta anterior.

3) No experimento da aula anterior qual o fenômeno físico que permitia o receptor receber uma mensagem? (Por exemplo numa ligação telefônica a fenômeno seria o som)

4) Sobre que forma "física" a mensagem foi enviada?

5) Cite exemplos referentes as duas últimas perguntas nos sistemas atuais de telecomunicações?

6) Para realizar a comunicação vocês definiram um conjunto de símbolos que permitiam representar as letras? Quantos símbolos vocês definiram? Com eram esses símbolos?

7) Qual a taxa de transmissão de símbolos que vocês conseguiram?

8) Ocorreram problemas na operação do circuito que dificultaram o envio e o reconhecimento dos símbolos? Quais foram os problemas?

9) Se ocorre um erro de transmissão o operador tinha como informar o receptor a falha na transmissão?

10) E se o erro fosse na recepção?

11) Caso vocês não elaboraram uma forma de reconhecer o erro, pense uma solução para esse problema.

12) Imagine que vamos repetir o experimento, mas agora o receptor não sabe quando o transmissor iniciará a comunicação e nem quantas vezes ele irá transmitir em um intervalo de tempo. Como podemos garantir que o receptor receberá todos as mensagens e conseguir identificá-las?

13) No experimento realizado tínhamos dois operadores de transmissão e dois de recepção. Teria como cada um dos operadores de transmissão enviar ao mesmo tempo uma mensagem para um dos operadores de recepção? Isto é, teria como enviar duas mensagens distintas ao mesmo tempo?

14) Como poderíamos melhorar nosso experimento para que cada dupla formada pudesse se comunicar com as demais duplas? Quais os novos problemas ou desafios que essa alteração produziria?