Como utilizar a matriz de leds do kit Mercurio IV da Macnica

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

No Manual do Usuário MERCURIO® IV pag. 19, o procedimento é descrito no item 2.3.4 Utilizando a matriz de LEDs.

A matriz de LEDs da placa Mercurio® IV é composta por oito linhas e cinco colunas de LEDs, conforme a Figura 1 e 2 abaixo. Cada linha e cada coluna está conectada a um pino do FPGA, portanto, para acender apenas o LED superior esquerdo, por exemplo, é necessário colocar a linha superior e a coluna esquerda em nível baixo, os demais sinais devem permanecer em nível alto (lógica invertida). Ou seja, o acesso à matriz deve ser multiplexado, ou por linhas ou por colunas.

Adotando a multiplexação por colunas como exemplo (são menos colunas que linhas, portanto é recomendada a multiplexação por colunas nesse caso), num primeiro instante coloca-se a primeira coluna em nível baixo e as demais em nível alto, assim somente os LEDs da primeira coluna podem ser acesos. Então coloca-se as linhas desejadas em nível baixo, para acender apenas os LEDs da primeira coluna e das linhas desejadas.

Num segundo instante, a primeira coluna é colocada em nível alto (apagando momentaneamente os LEDs), e a segunda coluna é colocada em nível baixo. Assim, ativando as linhas desejadas é possível acender os LEDs da segunda coluna. Repete-se o processo até a última coluna, e então reinicia-o pela primeira coluna, enquanto a matriz de LEDs estiver sendo utilizada. É importante que o tempo de acendimento de cada coluna seja suficiente para que os LEDs sejam visivelmente acesos, porém esse tempo não deve ser muito longo, para que o observador não consiga perceber que a coluna foi apagada (até ser acesa novamente).


Figura 1 - Circuito das linhas e colunas da matriz de LEDs
LedMatrixMercurioIV.png
Fonte: Manual do Usuário MERCURIO® IV.

Figura 2 - Disposição dos LEDS na matriz e nomenclatura
DispLedMatrixMercurioIV.png
Fonte: Manual do Usuário MERCURIO® IV.

Figura 3 - Nome dos pinos da matriz de LEDs
PinLedMatrixMercurioIV.png
Fonte: Manual do Usuário MERCURIO® IV.