CTM-EngTelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

CTM129007 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Dados da disciplina
CARGA HORÁRIA: 40 horas semestrais (2 horas semanais). EaD: 40 horas.
PRÉ-REQUISITO(S): QMC129006.
CORREQUISITO(S): nenhum.
DISCIPLINA(S) SUCESSORA(S): nenhuma.
EIXO FORMATIVO: Básico.
Objetivo
  • Aplicar conhecimentos de química na interpretação e previsão de propriedades dos materiais utilizados na Engenharia de Telecomunicações, visando a seleção de materiais para aplicações nesta área.
Ementa
Classificação dos materiais; estruturas cristalinas; imperfeições cristalinas; materiais metálicos ferrosos e não ferrosos; materiais poliméricos; materiais cerâmicos; propriedades dos materiais; ensaios de materiais; seleção de materiais.
Metodologia
A unidade curricular será ministrada na modalidade a distância com organização de conteúdo teórico-prático em hipermídia no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFSC (AVEA). Os conteúdos serão organizados na forma de tópicos conforme descrito na ementa.
Será realizado um encontro síncrono para apresentação da unidade curricular e esclarecimento da metodologia e forma de avaliação. Outros encontros síncronos poderão ser agendados mediante solicitação prévia dos estudantes, com presença não obrigatória.
As atividades assíncronas serão realizadas em fórum de discussão, tarefas ou outras ferramentas disponíveis no AVEA. O docente fará a atividade de tutoria, por meio de mensagens e interações com os estudantes no AVEA.
As atividades de avaliação poderão ocorrer de duas formas: (a) avaliações presenciais: serão realizadas obrigatoriamente com presença no câmpus organizador do curso; (b) avaliações à distância: realizadas com mediação pelo AVEA e sem obrigatoriedade de presença no câmpus. Os estudantes que não alcançarem a nota mínima terão a oportunidade de realizar uma avaliação de recuperação assíncrona, disponibilizada no AVEA nos períodos indicados no cronograma do roteiro de estudos.
Bibliografia Básica
  1. ASKELAND, D. R.; WRIGHT, W. J. Ciência e engenharia dos materiais. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
  2. CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
Bibliografia Complementar
  1. NEWELL, J. Fundamentos da moderna engenharia e ciência dos materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
  2. GARCIA, A.; SPIM, J. A.; SANTOS, C. A. Ensaios dos materiais. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  3. SHACKELFORD, J. F. Ciência dos materiais. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Plano de Ensino, Bibliografia e Cronograma de Atividades
Página da Disciplina e Professores
Matriz Curricular