Códigos de bloco

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

A codificação de canal é um processo em que redundâncias são introduzidas antes da transmissão, com o objetivo de permitir que, no receptor, a semelhança entre o sinal que foi transmitido e o sinal que foi reproduzido seja a máxima possível. De fato, a busca de um esquema de codificação, que em geral é um processo heurístico, nem sempre tem como principal meta alcançar desempenhos próximos dos apresentados pelos limites fundamentais da Teoria da Informação. Em sistemas reais, a busca de um esquema de codificação pode estar associada a aspectos práticos como velocidade de processamento, complexidade de implementação, etc.

Códigos de blocos se caracterizam pelo fato do processo de codificação ser feito sobre blocos de bits ou bloco de símbolos. Isso quer dizer que um feixe de bits ou símbolos é segmentado em blocos de k bits ou símbolos, a partir dos quais são geradas palavras códigos com n bits ou símbolos. Assim, a notação que caracteriza um código de bloco é (n, k). Por conveniência, a partir deste ponto a notação (n, k) estará associada à quantidade de bits. Quando a notação (n, k) for usada para representar símbolos, isso será definido explicitamente. Se k bits estão contidos em um bloco de n bits, então a quantidade de bits de redundância introduzidos no processo de codificação é (n – k).

Modelo em Simulink

770px

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('codigos_bloco')

ou

codigos_bloco

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, são necessários os Communications System Toolbox html, pdf e DSP System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink. A seguir temos os blocos utilizados no modelo de simulação:

Simulink
Communications System Toolbox
DSP System Toolbox

Descrição do Modelo

Parâmetros e Seleção das Configurações do Modelo

Possibilidades de Testes

Os testes foram realizados nas versões 2014a e 2015a do software Matlab, funcionando perfeitamente nas mesmas.