A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS POR PROFESSORES DO IFSC-SJ NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL PELO COVID-19

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autor:

Osvaldo Rafael da Conceição Neto

Resumo:

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso sobre a utilização de medicamentos psicotrópicos por professores do IFSC-SJ, analisando o período de isolamento social causado pelo COVID-19. Foram levantados dados existentes sobre os casos de doenças psicológicas, doenças psicossomáticas e transtornos psicóticos de antes e durante a pandemia através de um questionário semiaberto para 38 docentes deste Campus. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a farmacodinâmica e a farmacocinética de medicamentos e seus possíveis efeitos no corpo humano. Os resultados apontam para um índice menor de professores que possuem doenças psicossomáticas comparado aos resultados obtidos na literatura sobre o assunto. Assim, recomendamos efetuar novas pesquisas sobre a temática em outros Campus do IFSC, assim como, em outras instituições de ensino.

Palavra Chave: Medicamentos psicotrópicos, Doenças psicossomáticas, Doenças psicológicas, Transtornos psicóticos, Isolamento Social, IFSC-SJ.

Texto completo: A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS POR PROFESSORES DO IFSC-SJ NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL PELO COVID-19