ANT022808 2023 1 AULA04

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Antenas de ondas estacionárias

OBJETIVOS

Os objetivos de aprendizagem desta aula são:

  • Compreender os fundamentos e as características principais de radiadores básicos (dipolo curto, dipolo de meia onda, monopolo), comparando seu desempenho a partir de parâmetros de radiação e citando aplicações.
  • Compreender o funcionamento de dipolos de comprimento finito maior ou igual a meio comprimento de onda, sua impedância de entrada e sua diretividade.
  • Conhecer algumas técnicas de casamento de impedância e balanceamento de corrente de antenas através de linhas de transmissão e transformadores.


METODOLOGIA

A primeira parte da aula será uma aula expositiva, com exemplos de cálculo, utilizando o quadro branco. Os seguintes assuntos serão abordados em aula:

  • Antena dipolo curto
  • Antena dipolo de meia-onda.
  • Antena monopolo e teoria da imagem
  • Alimentação e casamento de impedância.

Na última parte da aula, será realizado uma introdução ao software de simulação de antenas 4nec2, o qual será utilizado nos próximos laboratórios de simulação. https://www.qsl.net/4nec2/

PARA ESTUDO

O material de estudo para esta aula é principalmente (BALANIS, 2008, vol 1), cap. 4, a partir da sec. 4.3. Também, (RIBEIRO, 2012) capítulo 10, 11, e 17. Complementarmente, indica-se a leitura do (STUTZMAN, 2016), capítulo 3, até a sec. 3.4, e capítulo 6, sec. 6.1 - 6.4.


Como revisão dos estudos, se recomenda os exercícios 10.1, 10.3, 10.5, 10.12, 10.15, 11.1, 11.2, 11.6, 11.8 (RIBEIRO, 2012). Também sugere-se que você construa uma tabela própria a modo de resumo para o dipolo curto, dipolo meia-onda, monopolo de quarto de onda, incluindo seus valores de ganho, HPBW, resistência de radiação, valor da magnitude do coeficiente de reflexão para um impedância característica de 50 Ohms e de 75 Ohms nos casos do dipolo de meia onda e monopolo de quarto de onda na sintonia*. Inclua também uma coluna com exemplos de aplicação. Pode incluir alguma outra coluna de dados que você julgue relevante (a final a tabela resumo é para você).

  • Lembre que para essas antenas, as perdas são usualmente desprezíveis (são eficientes), então, na sintonia, a impedância da antena é aproximadamente a resistência de radiação

Referências

[1] https://youtube.com/playlist?list=PLV2ClAMG4tOiSlM0BfQaypjBoGHn8kHtG

[2] Apostila: Antenas e Propagação. Professor Ramon Mayor Martins, MEng.

[3] https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-diferenca-entre-radiacao-irradiacao.htm



Icone voltar.png Icone menu.png Icone prox.png