ACO-EngTelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

ACO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Dados da unidade curricular
CARGA HORÁRIA: 20 horas semestrais.
PRÉ-REQUISITO(S): N/A.
CORREQUISITO(S): N/A.
DISCIPLINA(S) SUCESSORA(S): N/A.
EIXO FORMATIVO: Projeto de Sistemas.
Orientações gerais
Definem-se como Atividades Complementares (ACs) as atividades teórico-práticas, de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que busquem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, em áreas relacionadas ao curso de Engenharia de Telecomunicações. Essas práticas se distinguem das práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das Unidades Curriculares (UCs) obrigatórias do currículo. Tais atividades visam a incentivar o acadêmico a se tornar um profissional participativo e engajado em atividades que estão relacionadas à sua área de formação.
Processo de validação
O(a) discente deverá comprovar, no mínimo, 20 (vinte) horas de Atividades Complementares, conforme descritas na Resolução CEPE/IFSC no 32, de 23 de maio de 2019. Não serão consideradas, para efeito de atividades complementares, atividades profissionais remuneradas que se caracterizem como vínculo empregatício.
Essas atividades deverão ser registradas pelos acadêmicos ao longo do seu curso de graduação. O discente poderá iniciar o cumprimento da carga horária das Atividades Complementares (ACs) a partir do momento em que esteja devidamente matriculado no curso de Engenharia de Telecomunicações. Os ingressantes no curso por meio de transferência ou retorno de graduado deverão cumprir a carga horária de Atividades Complementares previstas neste documento e só poderão validar atividades realizadas após a data de ingresso no curso na instituição de origem.
Quando cumpridas as 20 horas necessárias, os discentes poderão dar entrada no processo de avaliação. Para isso, devem entregar a documentação comprobatória das atividades realizadas, conforme regulamento próprio organizado pelo Colegiado do Curso. Uma comissão avaliadora de professores, supervisionada pelo coordenador do curso, será responsável pela validação das atividades, com base no regulamento próprio que orientará discentes e avaliadores sobre as atividades que podem ser validadas e como devem ser comprovadas. Uma vez validadas, as horas de ACs serão devidamente registradas no histórico acadêmico do discente.
Matriz Curricular