2008-2 - HD2R

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Descrição, missão, vissão e valores

HD2R NETWORKS

A HD2R é reconhecida no mercado catarinense pela sua competência. Com foco no segmento de infraestrutura de redes de dados multimídias, atua no fornecimento de projetos de redes, equipamentos e prestação de serviços levando as melhores soluções aos seus clientes. TECNOLOGIA, QUALIDADE E CRIATIVIDADE constituem a base de sustentação das soluções e serviços oferecidos pela HD2R. Transmissões de voz sobre redes IP (Internet Protocol) tiveram seus primeiros estudos nos anos 70 e desde então vêm sofrendo grande avanço e inovação, que podem ser notados tanto em relação aos usuários quanto às formas utilizadas para entrega dos dados em cada ponto de rede. Voz sobre IP (Voice over IP - VoIP) é uma tecnologia que permite o tráfego de voz em redes que utilizam o protocolo IP. Ao contrário das tradicionais redes de telefonia, as redes VoIP utilizam técnicas de empacotamento e transmissão de amostras de voz geralmente feitas através do protocolo SIP (Session Initiation Protocol) - protocolo de sinalização para estabelecimento chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP. A grande vantagem da Telefonia IP é que ela se conecta diretamente à rede de dados recebendo voz e imagens, possibilitando uma integração entre a rede de dados e voz sem a necessidade de centrais telefônicas. Para que seja possível a interligação da rede convencional de telefonia com o VoIP, usa-se um equipamento chamado Gateway (conversor de mídia), responsável por fazer a conversão dos sinais utilizados nas chamadas telefônicas e do sinal de voz analógico em digital e vice-versa. Por possibilitar essa integração, VoIP está cada vez mais popular e mais empresas vêm adotando o seu uso aplicado junto à um Private Automatic Branch Exchange (PABX), diminuindo drasticamente os gastos com centrais telefônicas. Asterisk é um PABX de software livre que utiliza a tecnologia IP, implementa todas as funcionalidades de qualquer outro PABX convencional e vem sendo muito utilizado por quem deseja se conectar à rede IP com baixo custo. Através da utilização de um computador, possibilita a integração do mundo VoIP com a rede pública de telefonia. O que realmente impulsiona e faz crescer cada vez mais o número de pessoas adeptas ao uso da Voz sobre IP são aspectos como redução de custos, arquitetura aberta e ofertas de serviços. Pesquisas recentes divulgaram altos índices de crescimento no uso da tecnologia VoIP. Possuindo profissionais altamente especializados e certificados nas principais soluções do mercado e trabalhando com o apoio de diversos parceiros, dentre eles a empresa líder mundial do setor, CISCO SYSTEMS, a HD2R se consolidará como uma empresa integradora com soluções completas tanto para grandes empresas e governo como para pequenas empresas e escritórios.


Atenciosamente Equipe de Desenvolvimento


HD2R Networks – Hayko, Deise, Renata, Ramon desenvolvimento de projetos LTDA.

Análise de Consumidores, Concorrência e Mercado

Quem são os clientes da HD2R:

Os clientes da HD2R se resumem basicamente às empresas de pequeno e médio porte que possuam filias em qualquer região do país, tanto nos pólos industriais quanto nos locais mais afastados dos grandes centros urbanos. São clientes que necessitam de uma rede multimídia completa, estruturada e padronizada e desejam se comunicar de forma simples e barata. E o mais importante, que é ter uma rede de voz integrada à rede de dados, agregando o conceito de segurança nas redes de Voz sobre IP.

Perfil do cliente HD2R:

Os clientes da HD2R visam economia, praticidade e um serviço de qualidade, por isso a HD2R fornece projetos exclusivos e que atendam às necessidades específicas de cada cliente. Projetos que sejam eficazes e eficientes, visando sempre a segurança dos dados que trafegam pela rede.

Análise da Ambiência Externa

Ambiência Externa

As empresas existem dentro de uma complexa rede de forças ambientais que são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. A “maior economia do mundo”, os Estados Unidos, corre um grande risco de recesso econômico por perder a credibilidade e confiança no seu mercado interno e externo com a atual crise imobiliária após já ter sido afetada pelas fraudes em empresas locais e renomadas. Ainda há estudos que indicam crises energéticas e alimentícias a curto-médio prazo nos países desenvolvidos como parte da União Européia e América do Norte. O Brasil têm repostas a estas crises, bastando execução de projetos que o tornem celeiro mundial na questão do agro-negócio. Estes projetos estão intimamente relacionados com os combustíveis não-fósseis, como o biodiesel, e o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar. Em um foco de ação resolve-se problemas energéticos e alimentícios; Em seus últimos governos, o Brasil, investiu muito na criação de centros tecnológicos de educação gerando mão-de-obra qualificada às necessidades atuais do mercado. Graças a este tipo de política pública e a robustez econômica criada pelo plano real o país tem seu crescimento econômico constante e corre pouco risco de ser atingido por crises externas. O investimento por parte do setor público em novas tecnologias é pesado, e segue as tendências no mercado internacional no que tange o setor de telecomunicações – convergência digital. O risco das grandes operadoras de telefonia criarem algum impeditivo ao uso de redes IP (internet protocol) para comunicação por voz se faz por terra no momento em que ela também vende o serviço de transmissão de dados, onde ela tem seu lucro expandido. Definitivamente as redes de comunicação de voz sobre IP – VoIP, têm subsídios suficientes para expansão rápida de maneira duradoura por algumas décadas.

Cenários

Otimista

A falta de planejamento e a não observância dos fatores críticos, durante a fase de projeto e planejamento, podem deitar por terra todos os benefícios e as vantagens esperadas das redes VoIP. Haverá grande procura por pessoal capacitado para projeto e implantação de novas redes, assim, também como o gerenciamento delas. São notadas perspectivas positivas ao longo dos próximos 10 anos não só para empresas como uso em residências.

Pessimista

Mesmo que ocorra uma desaceleração da economia mundial, a procura por redes VoIP se manterá pelo seu relativo baixo custo de implantação frente a economia dos gastos. Haverá um freio ao uso em residências, mas continuará sendo solicitado nas médias e grandes empresas do país.

Análise da Ambiência Interna

Ações estratégicas

Projeções Financeiras

Estrutura Organizacional

Modelos de Gestão de Competência

Pré-apresentação

Apresentação