Mudanças entre as edições de "Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Estudos (RE) - Engenharia de Telecomunicações"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(31 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
__NOTOC__
 
__NOTOC__
=Base legal=
 
A validação de disciplinas do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC será realizado conforme definido no [[Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC]]:
 
  
<blockquote style="background: #CEF2CE; border: 1px solid black; padding: 1em;">
+
<blockquote style="background: #adff2f; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 +
Para requerer a validação de UCs no Curso de Engenharia de Telecomunicações o(a) estudante deve ter toda a documentação necessária e solicitar para cada UC a validação.
 +
 
 +
*O(A) estudante deverá preencher '''um requerimento para cada unidade curricular''' (disciplina) que deseja validar, pois será aberto um processo separado para cada UC a ser validada.
 +
 
 +
*É importante esclarecer a(o) estudante que ele só poderá entrar com pedido de validação na disciplina após ter cursado com aprovação os pre-requisitos.
 +
 
 +
<center>'''Se for validar mais de uma UC repita todo processo para cada UC.'''</center>
 +
 
 +
;Requerimento por email:
 +
:Para solicitar a validação o aluno deverá enviar o requerimento diretamente através de um email, conforme indicado abaixo. 
 +
 
 +
;Modelo de e-mail:
 +
<pre>
 +
Para: Secretaria Academica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>
 +
Assunto: Requerimento de Validação de Componente Curricular por Reconhecimento de Estudos - Engtelecom - <Código da CC>
  
:<i>
+
Solicito a validação por reconhecimento de estudos do componente curricular abaixo:
  
:CAPÍTULO XII – DA VALIDAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES
+
Aluno(a):     ____________________________________________________________________________
 +
Matrícula: _______________________________________________________  Semestre: ___________
 +
Curso:  Engenharia de Telecomunicações
 +
Email: _____________________________________________ Fone (opcional): (__)________________
 +
Nome e código do componente curricular da EngTele a ser validado  |  Carga horária (horas):               
 +
________________________________________________________________  |  ______________________
 +
Nome(s) e código(s) da(s) disciplina(s) do curso de origem        | Carga horária (horas):
 +
________________________________________________________________  |  ______________________
 +
________________________________________________________________  |  ______________________
 +
________________________________________________________________  |  ______________________
 +
________________________________________________________________  |  ______________________
 +
</pre>
  
:Art. 157. A validação de componentes curriculares poderá ocorrer:
+
;Modelo do Requerimento:
:: I - para estudos realizados em outro curso de mesmo nível ou superior em que obteve êxito, no IFSC;
+
:Para solicitar a validação o(a) estudante deverá preencher o ''Requerimento de Validação de Componente Curricular por Reconhecimento de Estudos'' disponível em ''' Portal do Curso > Documentos > Formulário [https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=2743799&key=984b242a46187f10500cbf9c41595821  (DOCX)]'''.
:: II - para reconhecimento de saberes (RS) relativos a uma profissão, adquiridos por trabalhadores, ao longo da sua experiência profissional.
 
:: III - para o reconhecimento de estudos (RE) realizados em outro curso de mesmo nível ou superior em que obteve êxito, em outra instituição.
 
:Parágrafo único. A validação com base em componentes curriculares cursados no IFSC, definidas no inciso I, deverá ser registrada mediante equivalências no sistema acadêmico, após avaliação pela Coordenadoria de Curso.
 
  
:Art. 158. O requerimento de solicitação de validação será formalizado pelo aluno à Coordenadoria de Curso, no prazo estipulado no calendário acadêmico.
+
;Documentos as serem anexados:
:: § 1º A validação pelo reconhecimento de estudos será decidida pela Coordenadoria de Curso, mediante consulta ao professor do componente curricular, fundamentada no programa de ensino e no histórico escolar do aluno, o qual deverá conter: carga horária, aproveitamento e frequência de aprovação.
+
Deverão ser anexados os documentos comprobatórios autenticados necessários:
:: § 2º Para a aceitação da validação, o programa do componente curricular cursado deverá contemplar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do componente a ser validado. Além disso, a carga horária do componente curricular cursado deverá corresponder a no mínimo a 75% (setenta e cinco por cento) do componente a ser validado.
+
<pre>
:: § 3º Para a validação pelo reconhecimento de saberes o aluno será analisado por uma comissão de pelo menos 2 (dois) professores do curso, mediante realização de atividade avaliativa.
+
(  ) Histórico escolar (parcial/final) com as cargas horárias, frequência  e rendimentos.
:: § 4º Para os casos em que o aluno estiver matriculado no componente curricular que houver solicitado a validação, deverá frequentar as aulas até a divulgação do resultado.
+
( ) Ementas e conteúdos programáticos (ou planos de ensinos) das disciplinas do curso de origem.
:: § 5º A Coordenadoria de Curso poderá solicitar documentação complementar ao solicitante.
+
</pre>
:: § 6º No caso de deferimento o resultado será registrado no sistema acadêmico fazendo parte dos documentos oficiais do aluno.
 
:: § 7º Para os casos em que o aluno estiver matriculado no componente curricular compete à Coordenadoria de Curso emitir parecer final do processo de validação em até 15 (quinze) dias após a data final para solicitação de validação prevista no calendário acadêmico.
 
:: § 8º Para os casos em que o aluno não esteja matriculado no componente curricular o prazo para a Coordenadoria de Curso emitir o parecer final é o último dia do semestre letivo em curso.
 
  
:Art. 159. A validação poderá ser solicitada apenas para componente curricular que o aluno se encontra apto a cursar atendendo aos prerrequisitos previstos no PPC.
+
Deve ainda ser observado:
:: § 1º Em curso em implantação apenas componente curricular de fase implantada poderá ser validada.
+
*Se a validação está no prazo previsto no calendário acadêmico.
:: § 2º A validação de componentes curriculares pode ser solicitada uma única vez durante o período letivo.
+
*Se os documentos comprobatórios estão autenticados pela IES de origem, e indicam o curso de origem.
</i>
+
*Se o curso de origem é autorizado/reconhecido pelo MEC (essa informação deve constar no histórico escolar, mas também pode ser consultada no [https://emec.mec.gov.br/ e-mec])
</blockquote>
+
*Se os '''pré-requisitos do componente curricular''' devem ter sido integralizados.
 +
*Os pre-requisitos podem ser conferidos nesse [https://docente.ifsc.edu.br/moecke/ppc-engtelecom/PPC2015v3/ grafo]
  
<!-- Por outro lado, existe as Diretrizes para os Cursos de Engenharia no Instituto Federal
+
;Registro no SIGA/SJ:
de Educação, Ciência e Tecnologia [http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/deliberacoes_cepe2010/CEPE_deliberacao_044_2010.pdf] que se referem a mobilidade entre cursos de Engenharia do IFSC nas unidades curriculares do  Núcleo Básico. O entendimento [de quem?] é que estas disciplinas sejam validadas mesmo com pequenas alterações de conteúdo/carga horária. -->
+
Após a conferência da documentação e dos prazos o processo de validação será registrado pela Secretaria Academica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> no [http://siga.sj.ifsc.edu.br/ Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo (SIGA/SJ)].
<!-- Um estudo realizado pela servidora Adriane Stroisch sobre a legislação da validação de disciplinas pode ser visto [http://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/2/2d/Validacao.pdf aqui]. -->
 
=Procedimento=
 
  
<blockquote style="background: #adff2f; border: 1px solid black; padding: 1em;">
+
;Análise e processamento do requerimento:
*'''ATENÇÃO!!!'''  
+
Após análise inicial da Coordenação do Curso e do parecer do professor da UC, o processo poderá ser '''DEFERIDO''' ou '''INDEFERIDO'''. O(A) estudante será comunicado através do SIGA/SJ sobre o resultado do seu pedido, o qual também deverá ser registrado no SIGAA com o conceito final.
:* O aluno só poderá entrar com pedido de validação na disciplina após ter cursado com aprovação os pre-requisitos.
 
:* Apenas disciplinas que já estão sendo oferecidas podem ser validadas.
 
:*Alunos do CST: favor solicitar validação somente as disciplinas que limitam a matrícula neste semestre. Se necessitar validar para poder validar outra disciplina, então opte por entrar em processos separados.
 
 
</blockquote>
 
</blockquote>
  
Para solicitar a validação o aluno deverá preencher o ''Requerimento de Validação de Componente Curricular disponível'' em '''[https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=2400730 Portal do Curso] > Documentos > Formulários''' e dar entrada no processo de validação na Secretaria Acadêmica do campus. O processo de validação será registrado no [http://siga.sj.ifsc.edu.br/ Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo (SIGA/SJ)], devendo ser entregue junto com o requerimento todos documentos comprobatórios necessários.
+
FONTE:  [[Regulamento da Validação de Componentes Curriculares]]
:*O aluno deve preencher um requerimento para cada unidade curricular (disciplina) que deseja validar.
+
==Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS)==
:*Documentos comprobatórios: histórico escolar (parcial/final); currículo documentado, com ementas e '''conteúdos programáticos''' (ou plano de ensino) dos componentes curriculares.
+
Para a Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS) consulte a página '''[[Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS) - Engenharia de Telecomunicações]]'''.
:*Após análise pela Coordenação do Curso e de um parecer de um professor da disciplina, o processo poderá ser '''DEFERIDO''' ou '''INDEFERIDO'''. O aluno será comunicado por email sobre o resultado do seu pedido.
 
 
 
=Disciplinas do CST em Sistemas de Telecomunicações=
 
  
{{validacaoEngtelecomCST-top}}
+
==Pandemia do COVID19==
{{V1|Cálculo I |CAL29001 |72 | |Matemática para Telecomunicações (60h);  Cálculo para Telecomunicações I (80h) |MTM20701; CAT20702 |140 |Silviana Cirino }}
+
Durante a Pandemia do COVID19, as assinaturas de documentos podem ser realizadas de forma digital usando o site http://assina.ifsc.edu.br, conforme detalhado na notícia [https://www.ifsc.edu.br/noticia/2256890/come%C3%A7a-projeto-piloto-de-emiss%C3%A3o-de-certificados-icpedu-para-assinaturas-eletr%C3%B4nicas Começa projeto-piloto de emissão de certificados ICPEdu para assinaturas eletrônicas] ou mesmo o site [https://e.ufsc.br/ajuda/como-assinar-um-documento-pdf-digitalmente-usando-o-siscd-online/ assina UFSC online], ou ainda de forma simplificada digitalizando os documentos após assinar.
{{V1|Eletricidade e Instrumentação |ELI29001 |72 | |Laboratório de Instrumentação Eletrônica (40h), Análise de Circuitos I (60h) |LIE20701; ANC20701 |100 |Pedro Armando da Silva Jr. }}
 
{{V1|Projeto Integrador I |PJI29001 |54 | | Trabalho de Conclusão de Curso (220h)| TCC20707 |200|Roberto de Matos e Saul Silva Caetano }}
 
{{V1|Cálculo II  |CAL29002 |72 |CAL29001 |Cálculo para Telecomunicações II (80h); Análise de Circuitos III (80h) |CAT20703; ANC20704 |160 |Silviana Cirino }}
 
{{V1|Circuitos Elétricos I |CIE29002 |72 |ELI29001 |Análise de Circuitos I (60h); Análise de Circuitos II (60h) |ANC20701; ANC20702 |120 |Jaci Destri }}
 
{{V1|Programação I  |PRG29002 |72 |LOG29001 |Programação (80h) |PRG20701 |80 |Eraldo Silveira e Silva }}
 
{{V1|Programação I  |PRG29002 |72 |LOG29001 |Sistemas Operacionais e Introdução a Programação (90h) |SOP20701 |90 |Eraldo Silveira e Silva }}
 
{{V1|Circuitos Elétricos II  |CIE29003 |72 |CIE29002, CAL29002 |Princípios de Sistemas de Telecomunicações (60h);  Análise de Circuitos III (80h) |PST20702; ANC20704 |140 |Pedro Armando da Silva Jr. }}
 
{{V1|Eletrônica  I  |ELA29003 |72 |CIE29002, CAL29001 |Eletrônica Analógica I (80h) |ELA20702 |80 |Pedro Armando da Silva Jr. }}
 
{{V1|Circuitos Lógicos |CIL29003 |72 |LOG29001 |Eletrônica Digital (60h); Síntese de Sistemas de Telecomunicações (60h) |ELD20701;  SST20707 |120 |Marcos Moecke }}
 
{{V1|Redes de Computadores I |RED29004 |72 |CIL29003 |Redes de Computadores I (80h); Redes de Computadores II (80h) |RCO20703; RCO20704 |160| Tiago Semprebom}}
 
{{V1|Eletrônica II  |ELA29004 |72 |ELA29003 |Eletrônica Analógica II (60h); Laboratório de Instrumentação Eletrônica (40h); |ELA20703; LIE20701 |100 |Pedro Armando da Silva Jr. }}
 
{{V1|Programação Orientada a Objetos  |POO29004 |72 |PRG29003 |Programação Orientada a Objetos (80h) |POO20705 |80 | Emerson Ribeiro de Mello }}
 
{{V1|Redes de Computadores II (72h) |RED29005 |72 |RED29004 |Redes de Computadores II (80h); Redes de Computadores III (60h)|RCO20704; RCO20705 | 140 | Jorge Henrique B. Casagrande}}
 
{{V1|Sinais e Sistemas I (72h) |SIS29005 |72 |CAL29004, ALG29002, CIE29003 |Sinais e Sistemas (80h); Processamento de Sinais Digitais (80h) |SSI20704; PSD20706 |160 | Elen Macedo Lobato Merlim }}
 
{{V1|Antenas e Propagação (72h) |ANT29006 |72 |FSC29005 |Radiotransmissão (60h), Eletromagnetismo (80h) |RDT20705, ELM20704 |140 |Rubem Toledo Bergamo}}
 
{{V1|Sinais e Sistemas II (54h) |SIS29006 |54 |SIS29005 |Sinais e Sistemas (80h); Processamento de Sinais Digitais (80h) |SSI20704; PSD20706 |160 | Elen Macedo Lobato Merlin}}
 
{{V1|Comunicação e Expressão (36h) |PTG29007 |36 |1980 h |Português (60h) |PTG20701 |60 | Vidomar Silva Filho}}
 
{{V1|Meios de Transmissão Guiados  (72h) | MTG29007 |72 |FSC29005, SIS29006 |Projeto de Redes Metálicas e Ópticas (60h), Sistemas Ópticos(50h) |PRM20703, SIO20707 | 60 | Saul Silva Caetano}}
 
{{V1|Redes de Transmissão  (72h) |RTX29007 |72 | RED29004, SIS29006  | Sinais e Sistemas(80h), Telefonia II (90h), Telefonia III (60h)  | SSI20704, TLF2, TLF3|60 | Sandro Carlos Lima}}
 
{{V1|Sistemas de Comunicações I  (90h) | COM29007 |90 |SIS29006, PRE29006 |Princípios de Sistemas de Telecomunicações (75h), Sinais e Sistemas (80h), Comunicações Digitais (75h) | PST20702, SSI20704,CDI20705|60 | Roberto Wanderley da Nóbrega}}
 
{{V1|Administração para Engenharia  (36h) | ADM29008 |36 |  1980 HORAS |Administração I (60h), Administração II (60h) | ADM20706,ADMO20707 |120| Larice Stefen Peters}}
 
{{V1|Comunicações Sem Fio  (72h) | CSF29008 |72 |  ANT,PRE | Comunicações Móveis I (60h), Comunicações Móveis II(60) | CMS20705,CMS20706 |120| Bruno Fontana}}
 
{{validacaoEngtelecomCST-botton}}
 

Edição atual tal como às 19h32min de 19 de setembro de 2022


Para requerer a validação de UCs no Curso de Engenharia de Telecomunicações o(a) estudante deve ter toda a documentação necessária e solicitar para cada UC a validação.

  • O(A) estudante deverá preencher um requerimento para cada unidade curricular (disciplina) que deseja validar, pois será aberto um processo separado para cada UC a ser validada.
  • É importante esclarecer a(o) estudante que ele só poderá entrar com pedido de validação na disciplina após ter cursado com aprovação os pre-requisitos.
Se for validar mais de uma UC repita todo processo para cada UC.
Requerimento por email
Para solicitar a validação o aluno deverá enviar o requerimento diretamente através de um email, conforme indicado abaixo.
Modelo de e-mail
Para: Secretaria Academica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>
Assunto: Requerimento de Validação de Componente Curricular por Reconhecimento de Estudos - Engtelecom - <Código da CC>

Solicito a validação por reconhecimento de estudos do componente curricular abaixo:

Aluno(a):     ____________________________________________________________________________
Matrícula: _______________________________________________________   Semestre: ___________
Curso:  Engenharia de Telecomunicações
Email: _____________________________________________ Fone (opcional): (__)________________
Nome e código do componente curricular da EngTele a ser validado  |  Carga horária (horas):                 
________________________________________________________________  |  ______________________
Nome(s) e código(s) da(s) disciplina(s) do curso de origem        | Carga horária (horas):
________________________________________________________________  |  ______________________
________________________________________________________________  |  ______________________
________________________________________________________________  |  ______________________
________________________________________________________________  |  ______________________
Modelo do Requerimento
Para solicitar a validação o(a) estudante deverá preencher o Requerimento de Validação de Componente Curricular por Reconhecimento de Estudos disponível em Portal do Curso > Documentos > Formulário (DOCX).
Documentos as serem anexados

Deverão ser anexados os documentos comprobatórios autenticados necessários:

(  ) Histórico escolar (parcial/final) com as cargas horárias, frequência  e rendimentos.
(  ) Ementas e conteúdos programáticos (ou planos de ensinos) das disciplinas do curso de origem.

Deve ainda ser observado:

  • Se a validação está no prazo previsto no calendário acadêmico.
  • Se os documentos comprobatórios estão autenticados pela IES de origem, e indicam o curso de origem.
  • Se o curso de origem é autorizado/reconhecido pelo MEC (essa informação deve constar no histórico escolar, mas também pode ser consultada no e-mec)
  • Se os pré-requisitos do componente curricular já devem ter sido integralizados.
  • Os pre-requisitos podem ser conferidos nesse grafo
Registro no SIGA/SJ

Após a conferência da documentação e dos prazos o processo de validação será registrado pela Secretaria Academica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> no Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo (SIGA/SJ).

Análise e processamento do requerimento

Após análise inicial da Coordenação do Curso e do parecer do professor da UC, o processo poderá ser DEFERIDO ou INDEFERIDO. O(A) estudante será comunicado através do SIGA/SJ sobre o resultado do seu pedido, o qual também deverá ser registrado no SIGAA com o conceito final.

FONTE: Regulamento da Validação de Componentes Curriculares

Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS)

Para a Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS) consulte a página Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS) - Engenharia de Telecomunicações.

Pandemia do COVID19

Durante a Pandemia do COVID19, as assinaturas de documentos podem ser realizadas de forma digital usando o site http://assina.ifsc.edu.br, conforme detalhado na notícia Começa projeto-piloto de emissão de certificados ICPEdu para assinaturas eletrônicas ou mesmo o site assina UFSC online, ou ainda de forma simplificada digitalizando os documentos após assinar.