Uso de thin clients e LTSP como solução para economia de recursos e reutilização de hardwares obsoletos

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h56min de 3 de junho de 2015 por Lucas.g (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução ao LTSP


Imagem retirada de http://www.sellcraft.net/

LTSP (Linux Terminal Server Project – Projeto Servidor de Terminais baseado em Linux) é uma ferramenta criada pela comunidade de software livre , mais especificamente por James McQuillan nos Estados Unidos em 1996.

Seu modelo básico é implementado com 1 servidor, 1 switch e n terminais (chamados também de clientes), conforme figura. Por se tratar de uma ferramenta baseada em GNU/Linux, torna-se atrativa para projetos de rede que visam diminuição de gastos com software, dispensando o custo com licenças.

A funcionalidade desta solução é que o servidor é encarregado de realizar todo processamento e armazenamento de dados enquanto os clientes exibem apenas as imagens na tela, o que isenta a necessidade de máquinas potentes para ser utilizadas como terminais.

Ele utiliza uma combinação de DHCP, TFTP, NFS e XDMCP para permitir que as estações não apenas rodem aplicativos instalados no servidor, mas realmente deem boot via rede, baixando todos os softwares de que precisam diretamente do servidor.

Desta maneira entramos no conceito de thin clients, o qual é um equipamento que não possui, em sua estrutura interna, HD, processador e memória (não como os convencionais), no entanto funciona como um computador de baixo recurso. Assim este equipamento funciona como um terminal burro que aproveita os recursos do computador que está associado.

Numa estrutura utilizando LTSP, podem ser utilizados os thin clients definidos acima, ou hardwares antigos com baixo recurso.



Referências utilizadas