Mudanças entre as edições de "Rede de telefonia colaborativa com VoIP"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '= Descrição = Esse projeto envolve criar uma rede telefônica VoIP em que pessoas compartilham também suas linhas telefônicas residenciais. Imagine que pessoas tivessem em...')
 
Linha 6: Linha 6:
  
 
Esse tema envolve a implantação desse serviço (definição do soft PBX, sua configuração básica e serviços auxiliares que possam ser necessários), e talvez um pouco de programação  para contabilizar os créditos.
 
Esse tema envolve a implantação desse serviço (definição do soft PBX, sua configuração básica e serviços auxiliares que possam ser necessários), e talvez um pouco de programação  para contabilizar os créditos.
 +
 +
= Referências =
 +
 +
* [http://portal.rnp.br/web/servicos/fone-rnp fone@RNP]
 +
* [http://books.google.com.br/books/about/Sip.html?id=AKDgVrDz9mYC&redir_esc=y SIP: Understanding the Session Initiation Protocol, 3rd ed (muito bom livro)]
 +
* [http://www.asterisk.org Site oficial do Asterisk]
 +
* [http://www.asteriskguru.com/ Asterisk Guru]
 +
* [http://www.voip-info.org/wiki Dicas sobre Asterisk]
 +
* [http://www.asteriskdocs.org/ Livro online gratuito sobre Asterisk]

Edição das 11h30min de 6 de junho de 2013

Descrição

Esse projeto envolve criar uma rede telefônica VoIP em que pessoas compartilham também suas linhas telefônicas residenciais.

Imagine que pessoas tivessem em suas casas um soft PBX capaz de fazer chamadas VoIP e também pela PSTN. Elas poderiam compartilhar suas linhas telefônicas residenciais para que outras pessoas fizessem chamadas sem pagar interurbano. Com isso, se alguém quisesse chamar um número de Fortaleza, poderia fazer uma chamada VoIP até o soft PBX de alguém naquela cidade, e lá se encaminharia a chamada via PSTN. Isso é parecido com o serviço fone@RNP, usado pelo IFSC e muitas instituições de ensino superior no Brasil. A diferença está na contabilização de créditos nessa rede: uma pessoa compartilha uma certa quantidade de minutos mensais em seu soft PBX, e isso lhe dá direito à mesma quantidade de minutos através do PBX de outras pessoas.

Esse tema envolve a implantação desse serviço (definição do soft PBX, sua configuração básica e serviços auxiliares que possam ser necessários), e talvez um pouco de programação para contabilizar os créditos.

Referências