Mudanças entre as edições de "RED2-EngTel (página)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 196: Linha 196:
 
*:- Atmosfera livre - exemplos: no ar livre, as ondas eletromagnéticas. Na água, o som.
 
*:- Atmosfera livre - exemplos: no ar livre, as ondas eletromagnéticas. Na água, o som.
  
 +
 +
{{Collapse bottom}}
 +
 +
== 16/10 - ANP - Parte 1 - '''AE1''' - Redes de acesso e limitações dos meios de transmissão ==
 +
 +
{{Collapse top | AULA 3  | bg=#00ff00}}
 +
 +
 +
;OBJETIVOS DA AULA
 +
 +
* Conhecer o modelo Elétrico de um meio de transmissão metálico.
 +
* Avaliar as limitações dos meios metálicos nas redes de acesso.
 +
 +
 +
;MATERIAL DE APOIO
 +
 +
* [[arquivo:Forouzan4ed.pdf Livro texto Forouzan]] - Ler capítulos 3 e 7 da parte 2 do Livro texto.
 +
 +
;CONTEÚDO ADICIONAL
 +
 +
 +
=== O modelo Elétrico de um meio de transmissão metálico ===
 +
 +
O mundo depositou todas as suas apostas na distribuição de serviços de telecomunicações sobre os meios metálicos, especialmente o par de fios. A capilaridade desse meio de transmissão avançou amplamente em função da sua versatilidade em levar sinais de voz (telefonia) e dados (redes de computadores). O relativo baixo custo na industrialização e facilidade de distribuição nos centros urbanos popularizou rapidamente a adoção do par metálico. Entretanto meios metálicos são extremamente limitados quando se deseja alcance. Sinais elétricos que representam a informação, precisam variar proporcionalmente no tempo e as características físicas desses meios restringem essas variações por conta da resistência e reatâncias elétricas. Para entender melhor como esse meio afeta a propagação de de sinais elétricos ao longo de seu comprimento, podemos representá-lo através de um modelo elétrico diante das suas características construtivas. Veja um pouco mais sobre esse assunto [https://drive.google.com/file/d/1a-P0OdAAkWmaMFLBAAd087TQ8tgmF-PO/view?usp=sharing neste capítulo sobre meios de transmissão].
  
  

Edição das 10h12min de 16 de outubro de 2021

Professores da Unidade Curricular

Professores Semestres Anteriores
NOSSA ROTINA SEMANAL

Inicie sempre pelo SIGAA o acesso às atividades das nossas aulas. Fazendo isso você estará iterado com todas as publicações, atualizações e compromissos com o plano de ensino da disciplina. Lá, na esquerda da tela, selecione no "Menu Turma Virtual" e clique na opção "Principal". O plano de cada aula prevista no plano de ensino, com todas as atividades, links, conteúdos e informações vão estar resumidos pra você na parte central da tela. Em cada dia de aula será disponibilizado o link da gravação das videoaulas (especialmente no caso de ANP - Atividades Não Presenciais) bem como os objetivos da aula e atividades avaliativas correspondentes. Também há o link que direciona para nosso repositório de conteúdos na página da disciplina na WIKI do IFSC. Evite acumular pendências... Mantenha-se sempre em dia!!!

NOSSA SALA VIRTUAL

Terças das 15:40h às 17:30h e quintas-feiras das 13:30h às 15:20h (enquanto período de ANP) - Aula RED29005
Link da videochamada: https://meet.google.com/gjg-iepa-rkt

REGISTRO DAS ATIVIDADES 2021-2

Carga horária, Ementas, Bibliografia

Plano de Ensino

Dados Importantes

PROFESSOR: Jorge Henrique B. Casagrande - casagrande@ifsc.edu.br


ATENDIMENTO PARALELO: Em época de Atividades Presenciais: 4as e 6as das 17:30h às 18:30h (Sala de Professores de TELE II ou Laboratório de Meios de Transmissão). No período de ANP, o atendimento pode ser agendado em comum acordo com cada aluno ou grupo de alunos via ferramenta de comunicação extra-sala ou via Google Meet.


WIKI: Todo o repositório de material de apoio e referências de nossas aulas estão nesta página da WIKI, na seção Diário de Aulas;


SLACKWARE: Para interação fora da sala de aula, acessem nosso grupo no Slackware, em desktop [1] ou no seu smartphone via Aplicativo (APP)


SIGAA: Todas as videoaulas e as avaliações com respectivos prazos, serão divulgados nesse sistema acadêmico. Eventualmente alguns materiais, mídias instrucionais, avaliações ou atividades poderão usar o ambiente da turma virtual do SIGAA. O professor fará o devido destaque para isso;

Avaliações

  1. Três avaliações são previstas para esta unidade curricular AJUSTADOS AO PERÍODO PANDÊMICO:
    • Avaliação A: referente a parte 1 do Plano de Ensino. Esta avaliação será decomposta em duas partes: AE e AP. A parte AE tem peso 0.3 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo da parte 1, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação AP terá peso 0.7 e será uma PROVA escrita contemplando todo conteúdo envolvido com esta parte da unidade curricular.
    • Avaliação B: referente a parte 2 do Plano de Ensino. Esta avaliação será decomposta em duas partes: BE e BP. A parte BE tem peso 0.3 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo da parte 6, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação BP terá peso 0.7 e será uma PROVA escrita contemplando todo conteúdo envolvido com esta parte da unidade curricular.
    • Avaliação C: referente as partes 3 e 4 do Plano de Ensino. Esta avaliação será decomposta em três partes: CE, CP e CJ. A parte CE tem peso 0.3 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 3 e 4, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação CP terá peso 0.3 e será uma PROVA escrita contemplando todo conteúdo envolvido com esta parte da unidade curricular. A avaliação CJ terá peso 0.4 e será resultado da avaliação de artigo técnico por revisores externos nos moldes de um evento científico do tipo "Journal". O escopo da criação de artigos deverá estar conectado conteúdos envolvidos com esta parte da unidade curricular.
  2. Eventuais trabalhos em equipe poderão resultar em notas diferentes para cada membro. Os critérios de avaliação dos trabalhos serão divulgados na proposição do mesmo.
  3. A nota final NF da disciplina será computada através da média ponderada em carga horária entre A (peso 0.4 de NF), B (peso 0.3 de NF) e C (peso 0.3 de NF) sendo o arredondamento realizado pelo sistema SIGAA. Este mesmo arredondamento será usado na formação das notas de A, B e de C.
  4. No sistema SIGAA, na parte referente às notas dos alunos, serão registradas todas as avaliações realizadas. O sistema calcula A, B e C usando os pesos previstos e também a nota final NF. As avaliações AE, BE e CE serão apresentadas numeradas sequencialmente conforme a quantidade de tarefas/questionários repassadas em cada parte do projeto.
  5. A NF sempre tem arredondamento segundo os critérios do SIGAA. Arredondamentos para valores inteiros acima ou abaixo da NF calculada poderão ser também ajustados pelos critérios do professor mediante avaliação da evolução do(a) estudante ao longo do semestre E SEMPRE DEFINIDAS SOMENTE NO ÚLTIMO DIA LETIVO DO SEMESTRE.

Do limite de tempo para execução das atividades avaliativas

  1. O termo atividade avaliativa se refere a qualquer tarefa ou questionário registrado e notificado pelo SIGAA.
  2. Toda atividade avaliativa para composição da A, B e de C será registrada no SIGAA e terá uma data limite de entrega. O aluno deverá registrar a atividade até esta data. O sistema não aceitará entrega fora do prazo e não será permitido envio de tarefa por e-mail fora do prazo.
  3. As notas das atividades avaliativas serão registradas no espaço de correção correspondente e disponibilizadas/notificadas automaticamente pelo SIGAA.
  4. Quaisquer mudanças necessárias dos critérios aqui destacados, serão antecipadamente discutidos e consensualizados com a turma.

Da reprovação por não realização de ANP

  1. As avaliações AE, BE e CE serão usadas também para registro de participação de ANPs. O aluno deve realizar pelo menos 75% destas tarefas ao longo do semestre para que seja considerado aprovado na disciplina.

Da aprovação

  1. Será considerado aprovado o aluno que obtiver NF >= 6 e que obteve A>=6, B >=6 e C>=6.

Da recuperação

  1. Será prevista uma recuperação para cada uma das componentes das avaliações previstas em A, B e C. A nota da recuperação substituirá a nota da respectiva avaliação, caso seja maior. As condições de aprovação serão então aplicadas.
  2. A recuperação prevista é uma segunda tentativa para cada componente das avaliações A, B e C.

Do encaminhamento para cancelamento de matrícula

  1. Caso o(a) estudante não execute qualquer atividade avaliativa durante 15 dias consecutivos, o seu nome será encaminhado para a coordenação para o cancelamento de matrícula conforme previsto na RDP do IFSC.
  2. TODAS AS ATIVIDADES AVALIATIVAS SERÃO LANÇADAS E NOTIFICADAS FORMALMENTE PELO SIGAA E TERÃO LIMITES DE TEMPO DE 15 (QUINZE) DIAS PARA A EXECUÇÃO.


Material de Apoio

Recursos pedagógicos previstos (1 ou mais) em cada dia de aula
  • Apostilas e Tutoriais
  • Apresentação de Slides
  • Glossários de Conceitos
  • Manuais e outros
  • Videoaulas assíncronas
  • Vídeos de apoio
  • Links de apoio
Ferramentas para Atividades Interativas e Exercícios Colaborativos

Bibliografia Básica

  • Redes de Computadores e a Internet, 5a edição, de James Kurose.
  • Redes de Computadores, 4a edição, de Andrew Tanenbaum.
  • Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4a edição, de Behrouz Forouzan.

Bibliografia Complementar

Softwares e Links úteis

DIÁRIO DE AULAS RED29005 - 2021-2 - Prof. Jorge H. B. Casagrande

LEGENDA DAS CORES NO PLANO DE CADA AULA (clique em "expandir" para ver os OBJETIVOS de cada aula)
A primeira data à esquerda refere-se ao plano de ensino original registrado no SIGAA
Aulas previstas para serem realizadas em ANP (Atividades Não presenciais)
Aulas realizadas em ANP para cumprir o plano de ensino original
Aulas previstas para serem realizadas presencialmente
Aulas não realizadas (ANP ou presencialmente)
Aulas realizadas presencialmente

07/10- ANP - Apresentação da disciplina, plano de ensino e critérios de avaliação

AULA 1
OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentação da disciplina e plano de ensino bem como os critérios de avaliação;

14/10 - ANP - Parte 1 - Hierarquia na infraestrutura de redes de telecomunicações

{{Collapse top | AULA 2 | bg=#00ff00}


OBJETIVOS DA AULA
  • Contextualizar as redes de computadores na visão de "fora para dentro";
  • Identificar e conhecer a definição de rede de Acesso;
  • Conhecer a last mile e a relação com o perfil e abrangência de serviços de telecom: Players, espelhos, ISPs (locais, regionais e nacionais)
  • Introduzir sobre os principais meios de transmissão;


MATERIAL DE APOIO
CONTEÚDO ADICIONAL

Uma vez que foi esclarecido todos os pontos na apresentação da disciplina, seu plano de ensino e os critérios de avaliação, vamos entrar no universo das redes de computadores de uma forma mais abrangente. Nos próximos capítulos vamos conhecer as redes do ponto de vista de fora (das WANs) para dentro (das LANs)

As redes de computadores na visão de "de fora para dentro"

Vamos avaliar como é um cenário genérico de como as redes totalmente interconectadas pelos provedores de serviços de telecomunicações, conectam nossas necessidades de comunicação com o mundo externo. Leia este capítulo de uma dissertação da PUC-RIO sobre os meios de transmissão dentro das redes.

Os principais meios de transmissão

Tudo o que se pode conectar, dentro da natureza física do que dominamos, através de sinais elétrico ou eletromagnéticos se consegue somente através de dois grupos de meios de transmissão: Os meios guiados e os meios não guiados. Nessa perspectiva, dentro do domínio da indústria e padronização podemos agrupar:

  • Meios guiados:
    - Meios Metálicos - exemplos: os pares de fios e cabos coaxiais
    - Meios Ópticos - exemplos: as fibras ópticas e fibras plásticas
  • Meios não guiados:
    - Atmosfera livre - exemplos: no ar livre, as ondas eletromagnéticas. Na água, o som.


|}

16/10 - ANP - Parte 1 - AE1 - Redes de acesso e limitações dos meios de transmissão

AULA 3


OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer o modelo Elétrico de um meio de transmissão metálico.
  • Avaliar as limitações dos meios metálicos nas redes de acesso.


MATERIAL DE APOIO
CONTEÚDO ADICIONAL


O modelo Elétrico de um meio de transmissão metálico

O mundo depositou todas as suas apostas na distribuição de serviços de telecomunicações sobre os meios metálicos, especialmente o par de fios. A capilaridade desse meio de transmissão avançou amplamente em função da sua versatilidade em levar sinais de voz (telefonia) e dados (redes de computadores). O relativo baixo custo na industrialização e facilidade de distribuição nos centros urbanos popularizou rapidamente a adoção do par metálico. Entretanto meios metálicos são extremamente limitados quando se deseja alcance. Sinais elétricos que representam a informação, precisam variar proporcionalmente no tempo e as características físicas desses meios restringem essas variações por conta da resistência e reatâncias elétricas. Para entender melhor como esse meio afeta a propagação de de sinais elétricos ao longo de seu comprimento, podemos representá-lo através de um modelo elétrico diante das suas características construtivas. Veja um pouco mais sobre esse assunto neste capítulo sobre meios de transmissão.


16/10 - ANP - Parte 1 - AE1 - Redes de acesso e limitações dos meios de transmissão

AULA 3


OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer o modelo Elétrico de um meio de transmissão metálico.
  • Avaliar as limitações dos meios metálicos nas redes de acesso.


MATERIAL DE APOIO
CONTEÚDO ADICIONAL


O modelo Elétrico de um meio de transmissão metálico

O mundo depositou todas as suas apostas na distribuição de serviços de telecomunicações sobre os meios metálicos, especialmente o par de fios. A capilaridade desse meio de transmissão avançou amplamente em função da sua versatilidade em levar sinais de voz (telefonia) e dados (redes de computadores). O relativo baixo custo na industrialização e facilidade de distribuição nos centros urbanos popularizou rapidamente a adoção do par metálico. Entretanto meios metálicos são extremamente limitados quando se deseja alcance. Sinais elétricos que representam a informação, precisam variar proporcionalmente no tempo e as características físicas desses meios restringem essas variações por conta da resistência e reatâncias elétricas. Para entender melhor como esse meio afeta a propagação de de sinais elétricos ao longo de seu comprimento, podemos representá-lo através de um modelo elétrico diante das suas características construtivas. Veja um pouco mais sobre esse assunto neste capítulo sobre meios de transmissão.