Mudanças entre as edições de "Projeto Integrador 2016-2"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 17: Linha 17:
 
Nascida à partir da iniciativa dos formandos do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFSC São José, a '''Sensoritech''' é um empreendimento focado em oferecer soluções para a segurança e independência de indivíduos em situações vulneráveis e a seus familiares.
 
Nascida à partir da iniciativa dos formandos do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFSC São José, a '''Sensoritech''' é um empreendimento focado em oferecer soluções para a segurança e independência de indivíduos em situações vulneráveis e a seus familiares.
  
O nome Sensoritech é derivado da fusão das palavras sensor e ''technology'', dois pilares do funcionamento de nossas soluções.
+
O nome '''Sensoritech''' é derivado da fusão das palavras sensor e ''technology'', dois pilares do funcionamento de nossas soluções.
  
 
----
 
----

Edição das 13h58min de 28 de setembro de 2016

Trabalho desenvolvido com os alunos da oitava fase do Curso Técnico Integrado de Telecomunicações do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) campus São José - SC.

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma ideia de produto ou serviço para atender a uma necessidade específica ou um problema da sociedade.

Os alunos se organizam em equipe, no formato de uma empresa, onde são responsáveis por todas as etapas de criação, desenvolvimento e divulgação do produto ou serviço oferecido.

A seguir, temos a descrição do projeto da turma 6080821, desenvolvido no semestre 2016-2.




Sensoritech

SOBRE A EMPRESA

Nascida à partir da iniciativa dos formandos do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFSC São José, a Sensoritech é um empreendimento focado em oferecer soluções para a segurança e independência de indivíduos em situações vulneráveis e a seus familiares.

O nome Sensoritech é derivado da fusão das palavras sensor e technology, dois pilares do funcionamento de nossas soluções.


ORGANIZAÇÃO

  • Presidente: Igor Possamai Mariano
  • Vice-presidente: Gabriel Machado da Roza


SETORES DA EMPRESA

  • Marketing: responsável por todas as redes sociais da empresa e divulgação dos serviços que iremos oferecer e criação do site.
- Integrantes: Rodrigo (líder), Matheus Muller, Marlon, Vanessa, Bruno Barotto
  • Programação: responsável por redes, aplicação e programação em Java.
- Integrantes: Gabriel Marassati (líder), Felipe, Augusto, Bruno Hass, Marcele, Patrick, Matheus Cadorin, Arthur, Gabriel Espíndola
  • Eletrônica: responsável pela eletrônica, sensores, atuadores, arduíno e programação em linguagem C.
- Integrantes: Jaqueline (líder), Juliano, Marlon, Guilherme, Rosa, Rodrigo, Natalia, Yasmin, Bruno Barotto
  • Admistrativo/Financeiro: responsável pelo controle do dinheiro e pesquisa de preços dos materiais necessários e serviços em geral (incluindo arquivar relatórios).
- Integrantes: Marcele (líder), Natalia , Yasmin, Jaqueline*
  • Recursos Humanos: responsável por tentar resolver possíveis discussões entre os funcionários e, se necessário, tentar trocar alguém de setor.
- Integrante: Arthur (líder)

OBS: Integrantes dos setores de Marketing, Administrativo/Financeiro e RH trabalharão nas áreas de Programação e Eletrônica quando não houver muito serviço.

Produto

O produto consiste em um Arduino acoplado à um módulo GSM (também capaz de conexão com redes ethernet), ligado à diversos sensores. A finalidade desses sensores seria identificar situações de risco para pessoas vulneráveis, principalmente idosos que vivem sozinhos. Alguns dos sensores citados foram: detectores de fumaça, de gás, microfones e detectores de porta/janelas abertas.

O serviço oferecido será uma espécie de central de monitoramento que seria alertada (via IP) quando o contato cadastrado no Arduino ignora uma ligação/SMS de algum alarme dos sensores, como forma de esclarecer falsos positivos (exemplo: o idoso é fumante e desencadeia um alarme de fumaça) e evitar qualquer responsabilidade da empresa caso algum incidente se concretize.


- Público-alvo

Qual o público que a empresa pretende atender?

- Concorrência

Quais são os principais concorrentes, diretos e indiretos da empresa?

- Desenvolvimento do produto

O que será desenvolvido até o final do semestre?

- Desenvolvimentos Futuros

O que será desenvolvido após o fim do semestre e a conclusão do curso Técnico Integrado em Telecomunicações?

Cronograma

Disciplinas

Descrição das disciplinas da 8ª fase do curso Técnico Integrado de Telecomunicações envolvidas na elaboração e desenvolvimento do projeto integrador.
Quais as contribuições de cada disciplina no projeto e o que altera em sua dinâmica para se adequar ao trabalho.

Tópicos Especiais

Quais tópicos especiais se fazem necessários para o projeto e quais pontos adicionais devem ser acrescentados nas disciplinas para atender às necessidades de implementação do projeto da equipe.

Relações Externas

Existe algum cliente em potencial, ou talvez interessado em auxiliar no desenvolvimento de um protótipo?

"Padrinhos": a empresa possui algum contato, pessoa física ou jurídica, que apoie o projeto?

Apresentação Final

  • Local e data da apresentação final
  • Convidados e visitantes
- IFSC (professores, técnicos, alunos)
- Empresas
- Pais