Mudanças entre as edições de "Programando o FPGA através da USB-Blaster"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa
(Problemas de configuração)
Linha 38: Linha 38:
 
[[Arquivo:USB-BLASTER.png]]
 
[[Arquivo:USB-BLASTER.png]]
  
No entanto, se você abrir o menu de configuração (Lab Programação do IFSC), e não aparecer a [USB-BLASTER], e aparecer no seu lugar a [USB-BLASTER Variant], ou estiver [No Hardware] será necessário alterar os arquivos de configuração com senha de root no sistema.
+
No entanto, se você abrir o menu de configuração (Lab Programação do IFSC), e não aparecer a [USB-BLASTER], e aparecer no seu lugar a [USB-BLASTER Variant], ou [No Hardware],  então será necessário alterar os arquivos de configuração (precisa de senha de root), segundo o procedimento descrito em [http://www.altera.com/download/drivers/dri-usb_b-lnx.html USB-Blaster Driver for Linux].
*[http://www.altera.com/download/drivers/dri-usb_b-lnx.html USB-Blaster Driver for Linux]
 
  
 
[[Arquivo:USB-BLASTER-variant.png]]
 
[[Arquivo:USB-BLASTER-variant.png]]

Edição das 10h13min de 16 de julho de 2014

Configurando o Software Quartus II

Para configurar o Hardware USB-Blaster no Software Quartus II use as seguintes etapas:

Fig.1 Quartus II Programmer

1. Inicie o software Quartus II.

2. Escolha [Tools > Programmer] (ver Fig.1).

3. Clique em [Hardware Setup]. A guia de configurações de hardware da caixa de diálogo de configuração de hardware é exibida (ver Fig.2).

Fig.2 Quartus II Programmer - Hardware Setup

4. A partir do menu drop-down, selecione a USB-Blaster disponível [USB-Blaster variant 3-3].

5. Clique em [Close] para fechar a caixa de diálogo de configuração de Hardware.

6. Na lista Modo, selecione o modo [JTAG].

NOTA: Este procedimento só precisa ser feito uma única vez no computador. Se não tiver senha de root no computador, solicite ao administrador da rede para fazer o procedimento.

Programando o FPGA

Assegure-se que você fez corretamente a programação do FPGA usando linguagem VHDL, Verilog ou Diagrama Esquemático. Compile o seu hardware, e verifique que um arquivo NOME.sof é gerado. Ligue o kit de desenvolvimento e conecte o cabo USB da placa a uma das portas USB do computador. Abra o programador escolha [Tools > Programmer] (ver Fig.1). Se a tela do programador apresentar no campo Hardware Setup = [No Hardware], então será necessário selecionar manualmente o hardware.

No-hardware.png

Se necessário configure primeiro o Hardware USB-Blaster conforme mostrado abaixo.

Config-USB-Blaster.png

Para programar, é necessário apenas selecionar [Processing>Star]. Após alguns segundos, o cursor Progress: indicará [100% Successful].

Problemas de configuração

Para programar o programador deverá estar assim:

USB-BLASTER.png

No entanto, se você abrir o menu de configuração (Lab Programação do IFSC), e não aparecer a [USB-BLASTER], e aparecer no seu lugar a [USB-BLASTER Variant], ou [No Hardware], então será necessário alterar os arquivos de configuração (precisa de senha de root), segundo o procedimento descrito em USB-Blaster Driver for Linux.

USB-BLASTER-variant.png