Programação visual + game design e seus recursos pedagógicos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Projeto de Extensão

Professores Orientadores
Bolsistas
Motivação

Apesar do uso crescente de games na sociedade moderna e seu alto nível de penetração em nossos hábitos de entretenimento, há uma carência de eventos científicos e culturais relacionados a games, tanto analógicos quanto digitais.

Zimmerman (2009) defende que entramos em um século lúdico, onde a ideia de brincar e jogar será dominante em vários campos de conhecimento. Diferentes movimentos e organizações discutem, pesquisam e estimulam o entendimentos de games para alem do entretenimento e passam a focar nos benefícios de joga-los: Novas fronteiras para mentes criativas (PERRY, 2006); Empoderamento dos gamers, especialmente em games massivos online (VIDAL, 2011); o surgimentos de novos tipos de letramento, que trazem a tona novas formas de entender e criar significados (HEBERLE, 2007; GEE, 2004); O engajamento social através de games criados com o propósito de "salvar o mundo" (MACGONICAL, 2010), tais como: Foldit, Way, Evoke. Além disso, cada vez mais forte o reconhecimento de que os games oferecem uma experiencia cultural,artística, emocional e de aprendizagem significativa (ROBERSON, 2012).

Além do mais, nos últimos anos, têm crescido as discussões acerca da importância do ensino da programação, vista como uma habilidade essencial , como um componente central do letramento do séculos XXI. Diversas organizações mundo afora entre ela Bill Gates(Microsoft) e Mark Zuckeberg (Facebook) com o projeto Code, Vêm difundindo a necessidade do ensino de programação em escolas de educação básica, tanto como disciplina inserida no curriculum escolar como na criação de clubes pós-escola. Muitos países, entre eles a Suécia com a obrigatoriedade da inclusão de games (Minecraft) e de programação no currículo das escolas publicas, e os EUA com a implementação de escolas como o Quest to Learn, voltada para os nativos digitais (PRENSKY, 2000, têm se antecipado a essa tendência.

Vídeos
Kudo Game Lab
Bolsista Responsável
  • André Felippe Weber
Descrição

A linguagem Kodu, é projetada especificamente para o desenvolvimento de jogos. A programação em Kodu é expressada em termos naturais, usando conceitos como visão, audição e tempo para controlar o comportamento dos personagens. Diferentemente das linguagens clássicas utilizadas para criar games, o Kodu permite o desenvolvimento de jogos de maneira simples, direta e intuitiva.

A base do projeto Kodu é a interface de programação do usuário. A linguagem é simples e inteiramente baseada em ícones. Os programas são compostos por páginas, as quais são divididas em regras, que são então divididas em condições e ações.

A linguagem é uma iniciativa da Microsoft e pode ser utilizada em PC’s Windows e Xbox.


Instalaçao do Kodu Game Lab Clique para fazer o download

Para a aula, baixe o seguintes mundos:

Mundo Tutorial e Mundo NFS


Download dos slides utilizados em sala de aula

Scratch
Bolsista Responsável
  • Matuzalém Muller dos Santos
Descrição

Scratch é uma linguagem de programação e uma comunidade online onde se pode programar mídias interativas, tais como histórias, jogos e animação com pessoas de todo o mundo. Foi projetado tendo em mente a aprendizagem e educação. O projecto Scratch, iniciado em 2003, recebeu o apoio generoso da National Science Foundation, da Intel Foundation, da Microsoft, da MacArthur Foundation, da LEGO Foundation, da Code-to-Learn Foundation, da Google, da Dell, da Fastly, da Inversoft e dos consórcios de investigação do MIT Media Lab.

Material utilizado nas oficinas do projeto
Informações Adicionais