Programação visual + game design e seus recursos pedagógicos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Link Curto: http://goo.gl/SmMNEc

Projeto de Extensão

Professores Orientadores
Bolsistas
Período
  • Semestre 2014/1 [Completado]
Motivação

Apesar do uso crescente de games na sociedade moderna e seu alto nível de penetração em nossos hábitos de entretenimento, há uma carência de eventos científicos e culturais relacionados a games, tanto analógicos quanto digitais.

Zimmerman (2009) defende que entramos em um século lúdico, onde a ideia de brincar e jogar será dominante em vários campos de conhecimento. Diferentes movimentos e organizações discutem, pesquisam e estimulam o entendimentos de games para alem do entretenimento e passam a focar nos benefícios de joga-los: Novas fronteiras para mentes criativas (PERRY, 2006); Empoderamento dos gamers, especialmente em games massivos online (VIDAL, 2011); o surgimentos de novos tipos de letramento, que trazem a tona novas formas de entender e criar significados (HEBERLE, 2007; GEE, 2004); O engajamento social através de games criados com o propósito de "salvar o mundo" (MACGONICAL, 2010), tais como: Foldit, Way, Evoke. Além disso, cada vez mais forte o reconhecimento de que os games oferecem uma experiencia cultural,artística, emocional e de aprendizagem significativa (ROBERSON, 2012).

Além do mais, nos últimos anos, têm crescido as discussões acerca da importância do ensino da programação, vista como uma habilidade essencial , como um componente central do letramento do séculos XXI. Diversas organizações mundo afora, entre elas Bill Gates(Microsoft) e Mark Zuckeberg (Facebook) com o projeto Code, Vêm difundindo a necessidade do ensino de programação em escolas de educação básica, tanto como disciplina inserida no curriculum escolar como na criação de clubes pós-escola. Muitos países, entre eles a Suécia com a obrigatoriedade da inclusão de games (Minecraft) e de programação no currículo das escolas publicas, e os EUA com a implementação de escolas como o Quest to Learn, voltada para os nativos digitais (PRENSKY, 2000), têm se antecipado a essa tendência.

Vídeos
Kodu Game Lab
Bolsista Responsável
  • André Felippe Weber
Descrição

A linguagem Kodu, é projetada especificamente para o desenvolvimento de jogos. A programação em Kodu é expressada em termos naturais, usando conceitos como visão, audição e tempo para controlar o comportamento dos personagens. Diferentemente das linguagens clássicas utilizadas para criar games, o Kodu permite o desenvolvimento de jogos de maneira simples, direta e intuitiva.

A base do projeto Kodu é a interface de programação do usuário. A linguagem é simples e inteiramente baseada em ícones. Os programas são compostos por páginas, as quais são divididas em regras, que são então divididas em condições e ações.

A linguagem é uma iniciativa da Microsoft e pode ser utilizada em PC’s Windows e Xbox.


Instalaçao do Kodu Game Lab Clique para fazer o download

Para a aula, baixe o seguintes mundos:

Mundo Tutorial e Mundo NFS


Download dos slides utilizados em sala de aula

Scratch
Bolsista Responsável
  • Matuzalém Muller dos Santos
Descrição

Scratch é uma linguagem de programação e uma comunidade online onde se pode programar mídias interativas, tais como histórias, jogos e animações, com pessoas de todo o mundo. Foi projetado tendo em mente a aprendizagem e educação. O projeto Scratch, iniciado em 2003, recebeu o apoio generoso da National Science Foundation, Intel Foundation, Microsoft, MacArthur Foundation, LEGO Foundation, Code-to-Learn Foundation, Google, Dell, Fastly, Inversoft e dos consórcios de pesquisa do MIT Media Lab.

Material utilizado nas oficinas do projeto
Informações Adicionais
Gamestar Mechanic
Bolsista Responsável
  • Flávia de Oliveira Barbosa
Descrição

O Gamestar Mechanic é uma ferramenta comunitária online que visa introduzir o mundo de um game designer de forma visual e intuitiva. O game designer é responsável por projetar jogos - Desde jogos de computadores e vídeo games até jogos de tabuleiro e RPG's. Essa ferramenta apresenta o mundo de criar estratégias de jogos e cenários, incentivando a criatividade sem a utilização de códigos. Os usuários possuem uma conta no Gamestar Machanic e são incentivados a jogar os games criados por outros usuários, a fim de liberar mais itens para seus próprios jogos. Uma ferramenta lúdica totalmente visual que usa criatividade, lógica e diversão para ensinar a parte básica do mundo por trás dos games. Para utilizá-la, basta acessar o site.

Site do Gamestar Mechanic


Download dos slides utilizados nas oficinas.


Formulário para avaliação do projeto