Mudanças entre as edições de "Plágio"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 8: Linha 8:
 
:"Ao escrever (ou se já escreveu) o texto, peço que verifique todas as referências e coloque aspas (ou destaque o texto) em todas as citações literais. Com esta providência, você estará evitando plagiar inadvertidamente um autor. Isso é o mínimo que espero em um trabalho."
 
:"Ao escrever (ou se já escreveu) o texto, peço que verifique todas as referências e coloque aspas (ou destaque o texto) em todas as citações literais. Com esta providência, você estará evitando plagiar inadvertidamente um autor. Isso é o mínimo que espero em um trabalho."
  
Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto "PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível no site [http://twiki.edugraf.ufsc.br/pub/Sandbox/TestTopic2/Revisaoplagioeditoracao01.doc  twiki.edugraf.ufsc.br]. O texto básico e referências existente na [http://pt.wikipedia.org/wiki/Plágio wikipédia em português] também merecem ser lidos
+
Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto "PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível no site [http://twiki.edugraf.ufsc.br/pub/Sandbox/TestTopic2/Revisaoplagioeditoracao01.doc  twiki.edugraf.ufsc.br]. O texto básico e referências existente na [http://pt.wikipedia.org/wiki/Plágio wikipédia em português] também merecem ser lidos.
 +
 
 +
Outros textos sobre plagio:
 +
*[http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/OrientacoesCapes_CombateAoPlagio.pdf Orientações Capes - Combate ao plágio] Brasília (4/01/2011).
 +
*[http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS] - FAPESC
 +
*[http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes Comissão de Integridade - Diretrizes] - CNPQ

Edição das 17h00min de 8 de outubro de 2014

Para evitar que seu trabalho seja considerado um plágio, siga algumas regras básicas. Utilizarei como texto base várias citações de textos, para ilustrar o processo. Em alguns textos usei aspas e em outros destaquei o texto com a identação de todo o parágrafo. Utilizarei um texto escrito pelo prof. Antonio Cezar Bornia entitulado "EVITANDO O PLÁGIO NA DISSERTAÇÃO". disponível no endereço www.eps.ufsc.br ou na cache do google

Segundo Bornia, o plagio se caracteriza por: "Plagiar alguém quer dizer que você se apropria das idéias daquela pessoa e as usa (ou divulga) como se fossem suas."

Segundo Bornia, existem várias motivos e formas de plágio. Evite plagiar.

"Tenho deparado com uma forma menos evidente de plágio entre meus orientandos, o que me deixou muito preocupado e motivou-me a escrever este texto. Penso que o mecanismo que leva ao plágio inicia-se quando o candidato está com seu tempo escasso e/ou tem dificuldade em escrever e/ou não está familiarizado com o tema. Na revisão, ele busca livros (normalmente, poucos livros) e começa a pegar pequenos trechos (uma frase ou um parágrafo) de uma obra ou outra e vai formando um “mosaico”, juntando as frases. Nos casos mais críticos, o aluno baseia seções inteiras em um único autor. De qualquer forma, não é intenção (creio, tenho fé, espero) plagiar, pois há citação da obra “consultada”. Só que há uma ou duas citações e páginas de cópia. Nos casos menos críticos, há citação e cópia de, no máximo, um parágrafo. Apesar de não haver a intenção de plagiar, o plágio existe, pois, se a cópia for literal, a citação deve ir entre aspas. Na paráfrase (quando você reproduz o que foi escrito com outras palavras, ou seja, você usa suas palavras para interpretar o que o autor disse), não deve ir aspas, pois você pode estar distorcendo o que os autores disseram."

Finalmente um conselho que Bornia dá a seus alunos que merecem ser lidas:

"Ao escrever (ou se já escreveu) o texto, peço que verifique todas as referências e coloque aspas (ou destaque o texto) em todas as citações literais. Com esta providência, você estará evitando plagiar inadvertidamente um autor. Isso é o mínimo que espero em um trabalho."

Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto "PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível no site twiki.edugraf.ufsc.br. O texto básico e referências existente na wikipédia em português também merecem ser lidos.

Outros textos sobre plagio: