Mudanças entre as edições de "Plágio"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 9: Linha 9:
  
 
Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto "[[Media:PlagioUFSC_Edugraf.pdf | PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA]]" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível na [http://xp.edugraf.ufsc.br/pub/Sandbox/TestTopic2/Revisaoplagioeditoracao01.doc UFSC Edugraf]. Também vale a pena ler o texto básico e as referências existentes na [http://pt.wikipedia.org/wiki/Plágio wikipédia em português] também merecem ser lidos.
 
Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto "[[Media:PlagioUFSC_Edugraf.pdf | PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA]]" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível na [http://xp.edugraf.ufsc.br/pub/Sandbox/TestTopic2/Revisaoplagioeditoracao01.doc UFSC Edugraf]. Também vale a pena ler o texto básico e as referências existentes na [http://pt.wikipedia.org/wiki/Plágio wikipédia em português] também merecem ser lidos.
 +
 +
A apostila [https://www.ifsc.edu.br/documents/1035121/2084586/Cartilha+do+Pl%C3%A1gio.pdf/694c9a5e-7144-471e-8306-1c80e24f6895 SejaAutêntico! NÃO CAIA NO PLÁGIO!] produzido pelo IFSC - Campus Floripa também é outra fonte de informações sobre o plagio.  No texto é apresentado uma boa definição sobre o que é plágio:
 +
:"Mas, afinal, o que é plágio? O IFSC/Câmpus Florianópolis entende como plágio a ação em que um indivíduo se apropria de forma indevida das ideias, conceitos, textos ou trechos de textos, obras, monografias, dissertações, teses, artigos, produções materiais ou imagéticas, pertencentes a outrem, que pode ou não estar de acordo, e apresenta como se fossem de sua autoria, sem realizar as referências de forma adequada."
 +
:"Assim, para o desenvolvimento das mais diversas atividades propostas em aula, o discente deve consultar diferentes autores, ideias, conceitos e, com base neles, construir suas próprias ideias e conceitos, tornando-se, ele próprio, um autor. Porém, é necessário citar todas as fontes consultadas para evitarmos o plágio!"
 +
Também são apresentados os tipos de plágio: plágio direto, plágio indireto, plagio consentido, plágio de fontes e autoplágio.  Leia o texto para entender o que é cada um deles.
  
 
=Textos sobre plagio=
 
=Textos sobre plagio=

Edição das 17h47min de 1 de fevereiro de 2022

Para evitar que seu trabalho seja considerado um plágio, siga algumas regras básicas. Utilizarei como texto base várias citações de textos, para ilustrar o processo. Em alguns textos usei aspas e em outros destaquei o texto com a identação de todo o parágrafo. Utilizarei um texto escrito pelo prof. Antonio Cezar Bornia entitulado "EVITANDO O PLÁGIO NA DISSERTAÇÃO". disponível no endereço www.eps.ufsc.br ou na cache do google

Segundo Bornia, o plagio se caracteriza por: "Plagiar alguém quer dizer que você se apropria das idéias daquela pessoa e as usa (ou divulga) como se fossem suas."

Segundo Bornia, existem várias motivos e formas de plágio. Evite plagiar.

"Tenho deparado com uma forma menos evidente de plágio entre meus orientandos, o que me deixou muito preocupado e motivou-me a escrever este texto. Penso que o mecanismo que leva ao plágio inicia-se quando o candidato está com seu tempo escasso e/ou tem dificuldade em escrever e/ou não está familiarizado com o tema. Na revisão, ele busca livros (normalmente, poucos livros) e começa a pegar pequenos trechos (uma frase ou um parágrafo) de uma obra ou outra e vai formando um “mosaico”, juntando as frases. Nos casos mais críticos, o aluno baseia seções inteiras em um único autor. De qualquer forma, não é intenção (creio, tenho fé, espero) plagiar, pois há citação da obra “consultada”. Só que há uma ou duas citações e páginas de cópia. Nos casos menos críticos, há citação e cópia de, no máximo, um parágrafo. Apesar de não haver a intenção de plagiar, o plágio existe, pois, se a cópia for literal, a citação deve ir entre aspas. Na paráfrase (quando você reproduz o que foi escrito com outras palavras, ou seja, você usa suas palavras para interpretar o que o autor disse), não deve ir aspas, pois você pode estar distorcendo o que os autores disseram."

Finalmente um conselho que Bornia dá a seus alunos que merecem ser lidas:

"Ao escrever (ou se já escreveu) o texto, peço que verifique todas as referências e coloque aspas (ou destaque o texto) em todas as citações literais. Com esta providência, você estará evitando plagiar inadvertidamente um autor. Isso é o mínimo que espero em um trabalho."

Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto " PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível na UFSC Edugraf. Também vale a pena ler o texto básico e as referências existentes na wikipédia em português também merecem ser lidos.

A apostila SejaAutêntico! NÃO CAIA NO PLÁGIO! produzido pelo IFSC - Campus Floripa também é outra fonte de informações sobre o plagio. No texto é apresentado uma boa definição sobre o que é plágio:

"Mas, afinal, o que é plágio? O IFSC/Câmpus Florianópolis entende como plágio a ação em que um indivíduo se apropria de forma indevida das ideias, conceitos, textos ou trechos de textos, obras, monografias, dissertações, teses, artigos, produções materiais ou imagéticas, pertencentes a outrem, que pode ou não estar de acordo, e apresenta como se fossem de sua autoria, sem realizar as referências de forma adequada."
"Assim, para o desenvolvimento das mais diversas atividades propostas em aula, o discente deve consultar diferentes autores, ideias, conceitos e, com base neles, construir suas próprias ideias e conceitos, tornando-se, ele próprio, um autor. Porém, é necessário citar todas as fontes consultadas para evitarmos o plágio!"

Também são apresentados os tipos de plágio: plágio direto, plágio indireto, plagio consentido, plágio de fontes e autoplágio. Leia o texto para entender o que é cada um deles.

Textos sobre plagio

Entidades/Sites

Site de análise de plagio on-line