PJI29001 - Projeto Integrador I - 2021-1

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h30min de 10 de maio de 2021 por Cleber.amaral (discussão | contribs) (Criou página com '= Metodologia = Parte 1: Desenvolvimento de projeto. Esta etapa é dedicada a familiarizar o aluno com o desenvolvimento de um projeto, utilizando-se de um tema simples da á...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Metodologia

Parte 1: Desenvolvimento de projeto. Esta etapa é dedicada a familiarizar o aluno com o desenvolvimento de um projeto, utilizando-se de um tema simples da área de telecomunicações aplicado a cada grupo. O projeto será realizado em grupos e tutoriado pelo professor, e deve envolver as seguintes etapas: - Organização dos alunos em grupos, definição de objetivos, regras de funcionamento, atribuição de atividades aos membros dos grupos, cronograma e recursos necessários; - Definição de temas para os projetos integradores que permitam aos alunos desenvolver direta ou indiretamente conceitos e terminologias da área de telecomunicações e sua relação com a ciência, tecnologia e sociedade; - Elaboração, pelos grupos, do documento de especificação e projeto do sistema; - Implementação e acompanhamento do projeto, identificando problemas de execução e conflitos.

Parte 2: O contexto profissional da engenharia de telecomunicações. Seminários elaborados e apresentados por grupos de alunos - Engenharia de telecomunicações e sustentabilidade; - Ética e engenharia de telecomunicações; - Ciência, tecnologia e sociedade.

Atividades de ensino não presenciais Aulas síncronas através de web conferência; Disponibilização de vídeos sobre os tópicos trabalhados na aula; Disponibilização de textos em pdf.

Procedimentos de avaliação e aprendizagem

Avaliação 1: Critérios de avaliação para a oficina de desenvolvimento de aplicativo: - Aplicou corretamente a metodologia Kanban via Trello; (nota máxima 3,0) - Fez a prototipação de tela; (nota máxima 2,5) - Entregou o aplicativo com funcionalidade desejada pelo cliente; (nota máxima 2,5) - Superou as expectativas do cliente. (nota máxima 2,0) Avaliação 2: Critérios avaliativos para o projeto final: - O time realizou a especificação, prototipagem e o correto uso do Kanban no projeto final; (nota máxima 2,5) - Entrega das funcionalidades mínimas do aplicativo; (nota máxima 1,5) - Entrega do relatório do projeto final; (nota máxima 2,5) - Jogabilidade do aplicativo; (nota máxima 1,5) - Apresentação em formato pitch; (nota máxima 2,0) Avaliação 3: Critérios avaliativos para os seminários sobre contexto profissional: - Qualidade dos slides e oratória da apresentação; (nota máxima 2,5) - As informações apresentadas nos seminários respondem ao que foi solicitado; (nota máxima 7,5). Dentre as questões que esperamos que sejam abordadas citamos: - Quais atividades os profissionais estão desempenhando e quais as maiores demandas para profissionais da área na atualidade? - Quais tendências disruptivas são previstas para a área? - Quais oportunidades você vê para pesquisas em novas tecnologias para a área? - Quais demandas de produtos e demandas sociais você verifica que são pouco exploradas e que podem indicar oportunidades para empreendimentos? - Quais benefícios e, por outro lado, riscos (potenciais malefícios) estas tecnologias podem trazer a sociedade? - Formato: São 5 perguntas norteadores, cada grupo trabalha em uma delas (podendo repetir caso haja mais de 5 grupos). 2 semanas para apresentar pesquisa realizada, 1 semana para apresentar conclusões e na quarta semana é feita apresentação do seminário.

Obs.: A nota final do projeto final será arredondada e multiplicada pelo número de integrantes do time. Caberá ao time definir a nota individual de seus integrantes. A nota individual de cada integrante do time deverá ser inteira. Participação em aula, assiduidade e interesse poderão alterar a nota final do aluno. Em todas as etapas de avaliação a nota máxima atribuída dependerá do cumprimento dos prazos de entrega das atividades, a saber: - No prazo -> nota máxima 10 - Uma semana de atraso -> nota máxima 8,5 - Duas semanas -> nota máxima 7 Será considerado aprovado, o aluno que obtiver: - Frequência igual ou superior a 75%; - No mínimo nota 5 em todas as avaliações; - A média das avaliações 1, 2 e 3 igual ou superior a 6. Caso pelo menos uma das notas das avaliações seja inferior a cinco, o aluno será REPROVADO e não será considerada a média final gerada pelo sistema acadêmico.