Mudanças entre as edições de "PJI2-2017-1"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
Endereço encurtado: http://bit.ly/pji120171
 
Endereço encurtado: http://bit.ly/pji120171
  
 +
Presença: [https://docs.google.com/spreadsheets/d/1--1xbw2q99B9q4SbLRNbuU6BxDaOINRQzROw_wNMUas/edit?usp=sharing Neste link]
  
  

Edição das 17h30min de 10 de fevereiro de 2017

Endereço encurtado: http://bit.ly/pji120171

Presença: Neste link


Projeto Integrador I: Diário de Aula 2017-1

Professores: Marcelo Maia Sobral (Facebook2.png Facebook) e Simara (simara.sonaglio@ifsc.edu.br)
Encontros: 4a feira/19:00, 6a feira/19:00
Atendimento paralelo: 4a e 6a feira 18:30 h
Coordenadoria pedagógica (Graciane): graciane@ifsc.edu.br (3381-2890, 3381-2842)

Objetivo Geral

Implantar rede de dados e telefônica de pequeno porte, típica de um pequeno escritório.

Ementa

Introdução e histórico das telecomunicações e da Internet. Uso de serviços e aplicações oferecidos pelas redes de telecomunicações. Conceitos sobre redes de computadores: comutação de pacotes versus comutação de circuitos, redes locais e rede Internet. Instalação de computadores e integração a uma rede local e a Internet. Sistema operacional Linux. Introdução ao sistema telefônico: telefonia fixa e móvel, centrais de comutação, telefonia IP e convergência. Integração de serviços de voz convencionais e VoIP.

Bibliografia

  • FOROUZAN, Behrouz A.; FEGAN, Sophia Chung. Comunicação de dados e redes de computadores. Tradução de Ariovaldo Griesi. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. 1134 p., il. ISBN 9788586804885.
  • KUROSE, J. e ROSS, K. Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down. Tradução da 3a edição, Addison Wesley, 2006.
  • COLCHER, Sérgio. VOIP: voz sobre IP. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Material de apoio

Alguns textos interessantes

Oportunidades para Técnicos em Telecomunicações

Documentários sobre telecomunicações

Curiosidades

Avaliações

As avaliações serão de dois tipos:

  • Projetos: feitos em equipe, serão avaliados de acordo com o cumprimento dos objetivos previamente determinados. Na apresentação do projeto, uma entrevista será feita para definir o conceito concedido a cada membro da equipe.
  • Testes: feitos individualmente, serão aplicados semanalmente no início da aula. O conteúdo para esses testes serão textos informados com uma semana de antecedência, assim como as técnicas e assuntos vistos em aula. A avaliação de cada teste será dada com um dos conceitos S (suficiente) e I (insuficiente).


O conceito final será calculado da seguinte forma:

  • 9 a 10: ao menos dois projetos A e um projeto B
  • 7 a 9: ao menos dois projetos B em um projeto C
  • 6: ao menos C em todos projetos


Além disso, os testes ajustam o conceito final da seguinte maneira:

  • Incrementa: se pelo menos 75% dos testes S, incrementa conceito final em um nível (ex: B sobe para A)
  • Mantém: se pelo menos 40% dos testes S, mantém conceito final
  • Decrementa: se menos de 40% dos testes S, decrementa conceito final em um nível (ex: A reduz para B)

Projetos

Nome Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Conceito Conceito
após ajuste
Faltas
  • OBS: D* = Indefinido (por ausência à avaliação)
  • OBS 2: conceito acompanhado de ? = falta o relatório do projeto

Testes

Nome T1 T2 T3 T4/PC T5 T6 T7 T8 T9 T10 T11 Ajuste

Obs: I* = não fez o teste

Equipes

Equipe Membros
1
2
3
4
5
6
7

10/02: Apresentação da disciplina

Aula 1


Objetivo da aula: usar o sistema operacional Linux para visualizar os conteúdos de arquivos


O que é um sistema operacional ?

No curso iremos trabalhar com sistema operacional Linux. Porém o conceito de sistema operacional inclui também o Windows, Mac OS X, FreeBSD, Android, iOS, e (muitos, muitos, muitos mesmo !) outros. Para ter uma ideia do que faz um sistema operacional, vejam esta animação:


A Saga do Windows

Não há um video tão direto e divertido como esse que se baseie no Linux. Mas alguns documentários podem contextualizar o Linux e contar um pouco de sua história. Vocês podem assisti-lo em outro momento, caso se interessem em conhecer melhor o Linux e software livre:


Revolution OS: A História do Linux, GNU e software livre

The Code Linux - documentário sobre Linux


O que esses videos procuram revelar é que o sistema operacional é um programa que articula os recursos do computador (hardware) para que usuários possam executar programas (software). O sistema operacional por si só não tem utilidade, pois ele existe para viabilizar o uso de aplicativos, e esses sim são úteis para os usuários. Costuma-se dizer também que um sistema operacional pode ser visto como uma plataforma de software sobre a qual podem-se criar e utilizar programas.


Pji-So1.png
Um sistema computacional é formado por hardware e software, e é utilizado por pessoas ou mesmo outros sistemas


Alguns conceitos são comuns ao projeto de sistemas operacionais:

  • Interface com o usuário, tanto gráfica quanto via terminal com o interpretador de comandos (shell)
  • Processos (programas em execução), sendo usual hoje em dia que múltiplos processos possam coexistir em um sistema operacional
  • Gerenciamento dos recursos do computador (memória, discos, ...), de forma a tirar melhor proveito de suas capacidades
  • Arquivos e diretórios, para facilitar o armazenamento de dados e sua organização
  • Rede (comunicação com outros computadores), uma vez que hoje em dia é inconcebível que um dispositivo computacional não possa se comunicar com outros dispositivos


Sistemas operacionais usados em equipamentos de rede

Equipamentos de rede como roteadores, pontos de acesso, modems adsl, switches ethernet e mesmo centrais telefônicas podem ser considerados computadores especializados. Todos possuem algum sistema operacional sobre o qual outros softwares são usados para implementar as funções de cada equipamento.

Interface com o usuário

Hoje, em particular, precisaremos explorar um pouco dos conceitos de interface com o usuário, arquivos e aplicativos. A interface a ser usada inicialmente é a interface gráfica (GUI - Graphical User Interface). A figura a seguir mostra essa interface, conforme a que existe nos computadores do laboratório:

Pji-Terminal1.png
Uma interface gráfica ...


Outro tipo de interface a ser usada é a interface de linha de comando, ou simplesmente interface de texto (CLI - Command Line Interface). Essa interface se apresenta como uma tela de texto, sem recursos gráficos nem interação com mouse, onde se podem somente digitar comandos e visualizar seus resultados na forma de texto simples. A figura a seguir mostra uma interface de texto:

Pji-CLI.png
Uma interface de linha de comando acessível em um terminal ...


Em especial, ao longo da disciplina faremos uso intensivo da interface de linha de comando por meio de terminais (ver figura acima). Uma boa introdução ao uso do terminal pode ser lida no material de apoio.

Algumas atividades para o uso do sistema operacional

Ao longo da disciplina, diversas atividades precisarão ser realizadas com o sistema operacional. Algumas delas são bastante corriqueiras, e por isso acabam sendo realizadas desde as primeiras vezes em que se usa o sistema. Elas envolvem:

  • Iniciar e encerrar uma sessão no Linux: sessões são iniciadas quando um usuário se autentica no sistema operacional, iniciando sua interface de trabalho (gráfica ou textual) e executando seus aplicativos. O término da sessão encerra todos os programas em execução iniciados pelo usuário (há exceções).
  • Familizarização com a interface gráfica: a interface gráfica se apresenta como a interface preferencial para a grande maioria dos usuários. Ela oferece um acesso intuitivo para aplicativos e arquivos.
  • Usar o navegador de arquivos: o acesso a arquivos e diretórios (ou pastas) pode ser feito com o navegador de arquivos. Esse aplicativo gráfico apresenta diversas facilidades para trabalhar com arquivos e diretórios.
  • Executar programas: programas podem ser executados com ajuda do sistema operacional. Basicamente podem-se classificá-los em aplicativos, que realizam tarefas para as finalidades do usuário (ex: editar texto, navegar na web), e utilitários, que servem para ajudar a usar o ambiente do sistema operacional (ex: shell, programas de cópia de arquivos). Programas podem ser executados tanto a partir da interface gráfica quanto da linha de comando.

Atividade

  1. Um conjunto de arquivos foi disponibilizado na rede do IFSC-SJ (ver este link). Usando o ambiente gráfico (GUI), obtenha cada um desses arquivos, e faça o seguinte:
    • Visualize seu conteúdo
    • Identifique o tipo de conteúdo, apontando que informação associada ao arquivo pode ser usada para descobrir isso
    • Identifique os aplicativos capazes de apresentarem esse arquivo
    • Tente modificar os conteúdos desses arquivos, identificando os aplicativos utilizados
  2. Repita a atividade anterior, porém usando a interface de linha de comando (CLI)
  3. Escreva um relatório que contenha as informações relacionadas a cada arquivo, de acordo com as atividades realizadas. Esse relatório deve ser entregue por email para os professores.