Mudanças entre as edições de "Oficinas Tecnológicas e Orientação voltadas aos Alunos com Altas Habilidades atendidos pelo NAAHS"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(19 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O projeto de extensão "Oficinas Tecnológicas e Orientação voltadas aos Alunos com Altas Habilidades atendidos pelo NAAHS" foi submetido ao edital APROEX 3 de 2016, ficando bem posicionado porém não entre os contemplados. Com a abertura de edital interno do Campus São José, veio a ser imediatamente aceito. O projeto iniciou oficialmente em novembro de 2016 e tem programação de término para outubro de 2017. Neste período serão realizadas oficinas tecnológicas com alunos do NAAH/S e da rede pública afim de proporcional experiências de desenvolvimento de sistemas computacionais e incentivar o interesse e ingresso de jovens nas áreas técnológicas. O NAAH/S participa de forma articular encontros junto com a rede de ensino fundamental e durante as oficinas além da troca de experiências com os professores do IFSC ainda tem a oportunidade de identificar potenciais talentos a ingressarem nas oficinas destinadas a superdotados. Este projeto se baseia em experiência anterior de oficinas já realizada pelo IFSC - Florianópolis e também no projeto de extensão de [[Tutoria de programação a alunos do NAAH/S (FCEE)]] realizado pelo IFSC - São José.
+
#REDIRECT [[Oficinas de Introdução à lógica de Programação (Parceria NAAHs)]]
 
 
=Agenda=
 
 
 
*17/02/17: Reunião equipe de desenvolvimento e tutores.
 
**Revisão do cronograma de oficinas, projeto de melhoria do kit arduino, orçamento e pagamento das bolsas.
 
*24/02/17: Reunião com NAAH/S sobre contrato.
 
**Revisão do Contrato e ajustes burocráticos.
 
 
 
=Oficinas realizadas=
 
*01/12/2016 (NAAH/S):
 
**Tutores: Cleber e Felipe.
 
**Título da oficina: [https://prezi.com/abhetc_ahsqs/retrofitting-de-telejogo/ Retrofiting do telejogo]
 
**Relato: Felipe utilizou a oficina que montou para a semana acadẽmica de mecatrônica para alunos do NAAH/S. Utilizamos a própria sala onde ocorre as oficinas de robótica, estavam presentes 7 alunos. O desafio foi apresentar o jogo "pong" (telejogo), o primeiro jogo eletrônico desenvolvido. O jogo é para ser jogado por dois participantes, se resume a uma bolinha na tela sendo que cada participante deve movimentar verticalmente sua raquete afim de proteger seu gol ao mesmo tempo que arremessa de volta a bola a seu oponente buscando fazer gol. Por traz de um jogo simples há toda a construção gráfica por traz e a simulação dos efeitos físicos na bolinha. No final da oficina, além dos participantes terem desenvolvido a interface gráfica passo-a-passo utilizando a ferramenta Processing, os alunos fizeram um pequeno firmware para arduino e conectaram placas com potenciômetros que serviam de joystick para o jogo. Foi portanto uma oficina de construção de um jogo completo em menos de 3 horas. No final desta implementação os alunos ainda brincavam com sua criação e pensavam em implementações mais sofisticadas para o sistema.
 
[[Image:Oficina1_NAAHS_dez_2016_01.JPG|400px]][[Image:Oficina1_NAAHS_dez_2016_02.JPG|400px]][[Image:Oficina1_NAAHS_dez_2016_03.JPG|400px]]
 
 
 
=Reuniões=
 
*17/11/2016 (IFSC Florianópolis):
 
**Participantes: Andréia, Ana Paula, João Henrique, mãe do João, Adriano Regis, Felipe Mesquita, Édson Melo, Mauricio Stivanello e Cleber Amaral
 
**Pauta: Abordagem dos experimentos e cronograma.
 
***Ficou definido que realizaremos 6 oficinas, sendo a primeira aos alunos do NAAH/S com intuito de conhecer um pouco mais o público de alunos de altas habilidades, a ser realiada em 1/12/2016 no NAAH/S. Uma segunda oficina deve ser realizada com alunos de escola pública de Florianópolis o qual o NAAH/S já tem definido. Esta será a primeira oficina com "público externo" ao NAAH/S. Deverá ser realizada nas dependências do IFSC campus Florianópolis no mês de maio/17. As demais 4 oficinas deverão ser realizadas nas dependências das próprias escolas com laboratório de informática.
 
***A carga horária de cada oficina não foi definida, uma informação de base é o projeto anterior que teve 4 dias (de preferência corridos) de 2 horas cada encontro.
 
***As oficinas cuja data ainda não está definida deverá ocorrer conforme disponibilidade da equipe e da escola, podendo ocorrer em contra turno.
 
***As turmas deverão ser de 20 alunos, o objetivo final é atingir em torno de 120 alunos (apenas a oficina inicial no NAAH/S deverá ter um público mais reduzido, mas em linhas gerais o objetivos dos cerca de 120 alunos se mantém).
 
***As captações serão realizadas pelo NAAH/S que buscará encontrar alunos de quinto ano (ou sexto) com interesse e/ou potencial superdotação.
 
***O João Henrique passa a fazer parte da equipe de forma voluntária, ao longo do projeto o Prof. Cleber focará seus encontros de tutoria para realização deste aproex.
 
***Objetivos do projeto: oportunizar aos alunos do ensino fundamental experiência com lógica de programação de uma forma lúdica; despertar interesse pela área de programação/engenharia/robótica; e dispor ao NAAH/S eventos para ampliar sua capacidade de identificação e captação de potenciais superdotados na área de robótica.
 
***Em toda oficina além do bolsitas e um professor do IFSC haverá também ao menos uma professora do NAAH/S (Ana e/ou Sandra)
 
***A exata abordagem das oficinas não foi definida, cabe a equipe construir os experimentos e propor. A abordagem anteriormente realizada pelo projeto executado pelo Felipe deve ser a base para construção deste novo projeto.
 
***O site que foi anteriormente criado para o projeto deverá ser reativado com principal intuito de divulgação do projeto.
 
**Fotos: <br> [[Imagem:WhatsApp Image 2016-11-22 at 2.44.20 PM.jpg|250px]]
 

Edição atual tal como às 16h54min de 5 de maio de 2017