Oficinas de Introdução à lógica de Programação (Parceria NAAHs)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

O projeto de extensão "Oficinas Tecnológicas e Orientação voltadas aos Alunos com Altas Habilidades atendidos pelo NAAHS" foi submetido ao edital APROEX 3 de 2016, ficando bem posicionado porém não entre os contemplados. Com a abertura de edital interno do Campus São José, veio a ser imediatamente aceito. O projeto iniciou oficialmente em novembro de 2016 e tem programação de término para outubro de 2017. Neste período serão realizadas oficinas tecnológicas com alunos do NAAH/S e da rede pública afim de proporcional experiências de desenvolvimento de sistemas computacionais e incentivar o interesse e ingresso de jovens nas áreas técnológicas. O NAAH/S participa de forma articular encontros junto com a rede de ensino fundamental e durante as oficinas além da troca de experiências com os professores do IFSC ainda tem a oportunidade de identificar potenciais talentos a ingressarem nas oficinas destinadas a superdotados. Este projeto se baseia em experiência anterior de oficinas já realizada pelo IFSC - Florianópolis e também no projeto de extensão de Tutoria de programação a alunos do NAAH/S (FCEE) realizado pelo IFSC - São José.

Conclusão

A coordenação do projeto considera que os resultados extrapolam as expectativas tendo como base as dificuldades encontradas e as criativas soluções encontradas. O bolsista se destacou tanto na elaboração, comprometimento e execução das oficinas. Os professores envolvidos igualmente se apresentaram sempre que solicitados, bem como o parceiro externo a FCEE (através do NAAH/S) presente em todos os momentos, cumprindo fielmente com seus compromissos e apoiando de forma exemplar as ações. O NAAH/S relatou que já está em contato com potenciais talentos identificados durante as oficinas. O projeto ainda contagiou voluntários, alunos da engenharia de mecatrônica que se fizeram presentes em oficinas. Por fim, principalmente aos alunos que participaram, ficou claro pelo entusiasmo que o objetivo de apresentar de forma lúdica a programação foi alcançado, muitos relataram o desejo de fazer mais oficinas e ingressar na área.

Alguns números

  • Quantidade de minicursos: 6
  • Total de horas de curso: 74 horas (1 minicurso experimental de 4h e 5 minicursos de 12h)
  • Alunos atendidos: 90 (aproximadamente)
  • Instituições envolvidas: 6 (4 EEBs, FCEE, IFSC Campus Florianópolis e Campus São José)
  • Pessoal diretamente envolvido: 16 (4 professores do IFSC, 1 bolsista, 3 voluntários, 5 professoras das EEBs, 3 profissionais da FCEE)

A oficina na Semana Nacional da Cência e Tecnologia

  • Divulgação do projeto na SNCT 2017 no campus Florianópolis.

Logo Semana da ciência e tecnologia.jpg

Oficinas realizadas

  • 19 e 20/10/2017 (Escola Básica Altamiro Guimarães - 2a turma):
    • Tutores: Felipe e Isis com apoio dos prof. Edson, Adriano e Cleber.
    • Título da oficina: Introdução a Lógica de Programação com Scratch
    • Relato: Esta oficina ocorreu em uma quinta-feira nos períodos matutino e vespertino e sexta-feira pela manhã. Mais uma vez a turma foi grande e empolgada. Na quinta o Felipe apresentou o scratch, foi um dia intenso, a turma trabalhou no exemplo do gato andando pelo gramado evoluindo até rotinas em que o próprio software realizou os movimentos do gato, sem sair da grama. No final da tarde um brincadeira integrando camera 3D do kinect com scratch. Na sexta a oficina foi ministrada pela Isis que mostro o hardware, os alunos fizeram então acionamentos elétricos integrando scratch e arduino.

Oficina1 NAAHS out 2017 01.JPGOficina1 NAAHS out 2017 04.JPG
Oficina1 NAAHS out 2017 03.JPGOficina1 NAAHS out 2017 02.JPG

  • 11 e 13/09/2017 (Escola Básica Altamiro Guimarães - 1a turma):
    • Tutores: Felipe com apoio dos prof. Edson e Cleber.
    • Título da oficina: Introdução a Lógica de Programação com Scratch
    • Relato: Esta oficina ocorreu em uma segunda e quarta-feira, sendo na segunda nos períodos matutino e vespertino. Contamos com uma turma grande e empolgada. A EEB Altamiro Guimarães tem vários medalhistas em olimpíadas de matemática e professoras de robótica muito dedicadas que conseguem mobilizar muitos alunos para eventos como este. O curso foi muito bem aproveitado, os estudantes estavam bem adiantados, pegaram a lógica com muita facilidade. Isso permitiu que o Felipe utilizasse o último dia para trabalhar com o hardware de acionamentos onde os alunos mias uma vez puderam realizar interação com o mundo físico, acendendo lâmpadas e ligando eletrodomésticos.

Oficina1 NAAHS set 2017 01.JPGOficina1 NAAHS set 2017 02.JPG
Oficina1 NAAHS set 2017 03.JPGOficina1 NAAHS set 2017 04.JPG

  • 28, 30 e 31/08/2017 (Escola Básica Professor Oswaldo Rodrigues Cabral):
    • Tutores: Felipe, Isis com apoio dos prof. Edson, Cleber e Ana.
    • Título da oficina: Introdução a Lógica de Programação com Scratch
    • Relato: Esta oficina foi piloto na utilização de mini-computadores RaspBerry. Até este momento não havíamos conseguido realizar os cursos nas próprias escolas por dificuldade de disponibilidade de computadores adequados para utilização da plataforma scratch. Na EEB Oswaldo Cabral, encontramos um laboratório de informática bem cuidado pela dona Marli que conta com um pai de aluno técnico em informática que é voluntário em dar manutenção ao laboratório. Talvez até poderíamos ter feito a oficina sem levar nossos equipamentos, porém, de qualquer forma aproveitamos monitores, mouses e teclados ques estavam bem organizados e em perfeito estado para plugar nossos mini-computadores. Fui muito bem sucedido, os alunos poderam participar do mini-curso fazendo o mesmo trajeto de praxe, o que facilita muito para os pais e para a logística das oficinas. No curso, o Felipe foi acompanhando a garotada que se empolgou em elaborar jogos com várias fases, parecidos com os que fazem tanto sucesso ai no mercado. Desta vez os acionadores elétricos nem chegaram a ser usados de tão entretidos que os alunos estavam nos jogos.

Oficina1 NAAHS ago2 2017 01.JPGOficina1 NAAHS ago2 2017 03.JPG
Oficina1 NAAHS ago2 2017 02.JPGOficina1 NAAHS ago2 2017 04.JPG

  • 14, 16 e 17/08/2017 (IFSC Florianópolis): Para Escola Básica Aldo Camara da Silva
    • Tutores: Felipe com apoio dos prof. Edson, Cleber, Ana e Sirlei.
    • Título da oficina: Introdução a Lógica de Programação com Scratch
    • Relato: Como na oficina anterior no primeiro dia foi introduzida a ferramenta scratch. No dia seguinte avançam em conceitos de programação elaborando diversos algoritmos de uma forma bastante lúdica e propositiva. No terceiro dia com apoio do material de acionamento de cargas elétricas realizam interação com hardware através do kit Arduino.

Oficina1 NAAHS ago 2017 01.JPGOficina1 NAAHS ago 2017 03.JPGOficina1 NAAHS ago 2017 05.JPG
Oficina1 NAAHS ago 2017 02.JPGOficina1 NAAHS ago 2017 04.JPGOficina1 NAAHS ago 2017 06.JPG

  • 05~07/07/2017 (IFSC Florianópolis): Para EEB Simon Hess
    • Tutores: Felipe com apoio dos prof. Edson, Adriano, Cleber, Maurício, voluntária Isis, Ana e Sirlei.
    • Título da oficina: Introdução a Lógica de Programação com Scratch
    • Relato: Felipe iniciou o primeiro dia introduzindo a ferramenta scratch que permite de uma forma bastante intuitiva e divertida a criação de algoritmos. As crianças iniciaram desenvolvendo um joguinho onde teriam que fazer o gato se deslocar por um caminho no jardim sem tocar nas áreas sem gramado. Após este contato inicial, no segundo dia foram retomados os conceitos e dada oportunidade de novos alunos se atualizarem sobre o tema e progredirem junto aos demais. Foi feito um joguinho onde o morsego persegue o gato que é controlado pelo ponteiro do mouse. Foi apresentado também o hardware arduino, ferramenta para interação física, foco do terceiro dia de oficina. Neste terceiro dia os alunos poderam ver seus algoritmos modificam o estado do mundo físico, tornando mais palpável e interessante as atividades. Os alunos acenderam e apagaram lâmpadas e acionaram eletrodomésticos como grill e aquecedor. Com o auxílio de lógicas de temporização realizaram ensaios de acionamento com retardo de tempo bem como programados para acontecer num dado horário do dia, o que poderia ser muito bem vindo para quem gosta de um café com sanduiches quentinhos para quando acordar no dia seguinte!

Oficina1 NAAHS jun 2017 01.JPGOficina1 NAAHS jun 2017 03.JPG
Oficina1 NAAHS jun 2017 02.JPGOficina1 NAAHS jun 2017 04.JPG

  • 01/12/2016 (NAAH/S):
    • Tutores: Cleber e Felipe.
    • Título da oficina: Retrofiting do telejogo
    • Relato: Felipe utilizou a oficina que montou para a semana acadẽmica de mecatrônica para alunos do NAAH/S. Utilizamos a própria sala onde ocorre as oficinas de robótica, estavam presentes 7 alunos. O desafio foi apresentar o jogo "pong" (telejogo), o primeiro jogo eletrônico desenvolvido. O jogo é para ser jogado por dois participantes, se resume a uma bolinha na tela sendo que cada participante deve movimentar verticalmente sua raquete afim de proteger seu gol ao mesmo tempo que arremessa de volta a bola a seu oponente buscando fazer gol. Por traz de um jogo simples há toda a construção gráfica por traz e a simulação dos efeitos físicos na bolinha. No final da oficina, além dos participantes terem desenvolvido a interface gráfica passo-a-passo utilizando a ferramenta Processing, os alunos fizeram um pequeno firmware para arduino e conectaram placas com potenciômetros que serviam de joystick para o jogo. Foi portanto uma oficina de construção de um jogo completo em menos de 3 horas. No final desta implementação os alunos ainda brincavam com sua criação e pensavam em implementações mais sofisticadas para o sistema.

Oficina1 NAAHS dez 2016 01.JPGOficina1 NAAHS dez 2016 03.JPG
Oficina1 NAAHS dez 2016 02.JPG

Reuniões

  • 31/05/17 (Campus Florianópolis): Inicio da montagem das caixas de acionamentos elétricos
    • Participantes: Felipe, Cleber, Adriano e Isis
    • Fotos:
      WhatsApp Image 2017-05-31 at 10.44.55 AM.jpeg
      Isis mesmo com o braço engessado realizando montagens
  • 24/05/17 (Campus São José): Chegada das placas de sensores
    • Fotos:
      WhatsApp Image 2017-05-24 at 10.44.55 AM.jpeg
  • 19/05/17 (Campus Florianopolis): Reunião com equipe sobre oficina de maio junho
    • Participantes: Edson, Felipe e Cleber
    • Discussão: Verificado que a parte mecânica das caixas de experimentos elétricos está concluída, alinhado financeiro, sugerido que a oficina de Antônio Carlos seja realizada entre os dias 5 e 7 de julho preferencialmente um dia inteiro mais meio dia. Montagem das placas deve ocorrer na semana que vem.
    • Deliberações:
      • Felipe deve concluir os planos de aula para a próxima reunião de 24/05
      • Edson vai realizar tentativa de obter transporte para a oficina do Simon Hess
      • Cleber deve realizar os pagamentos (parte dos serviços foram pagos pelo Edson que precisa ser ressarcido)
    • Fotos:
      WhatsApp Image 2017-05-19 at 10.44.55 AM.jpeg
  • 05/05/17 (Campus Florianopolis): Reunião com equipe sobre oficina de maio
    • Participantes: Edson, Felipe e Cleber
    • Deliberações:
      • Solicitar ao Adriano apoio na confecção das caixas para acomodação do circuito de aciocamento de lâmpadas 220V
      • Falar com Naahs sobre detalhes da logistica e cuidados com as criancas (colegio enviar um professor e pais trazerem ao IFSC)
      • Felipe e Edson vao prosseguir com montagem das placas
      • Alterar calendário para semana entre 5, 6 e 7 de junho (segunda, terça e quarta as 7:30)
      • Ver sinalização interna para orientar pessoal dentro do IFSC, bem como disponibilizar na recepção lista de alunos.
      • Sobre paganentos edson e felipe vao realizando as compras com notas em meu nomes depois faço o ressarcimento
      • Cleber ver verba para lanches para as criancas, ver departamento de comunicacao
      • Formato proposto para as oficinas:
        • Aula 1 Introdução a conceitos básicos e uso da plataforma. (Prev. 4h)
          • Introdução a conceitos básicos de programação, exemplos em automação, jogos e robótica.
          • Apresentação do Scratch
            • Comparação com outras linguagens
            • ScratchX
            • Como abrir e editar os exemplos do curso
          • Exemplos básicos de movimento de personagens e trocas de fantasia
          • Uso do mouse
          • Exercícios
            • Jogo de Perseguição Gato e Rato
            • Jogo do Terreno Agradecemos a compreensão
        • Aula 2 Inicio da experimentação com eletrônica (Prev. 4h)
          • Introdução a conceitos básicos de eletrônica
          • Apresentação do Arduino
            • µCduino
            • Módulos, matriz de contatos
          • Exercícios
            • Controle de LEDs
            • Estacionamento
            • Semáforo
            • Interruptor
            • Sensores
            • Comparação de variáveis
            • Acender a luz se estiver escuro
        • Aula 3 Robótica e Automação (Prev. 4h)
          • Leitura do teclado
          • Controle do carrinho
            • Uso das setas
          • Reles
            • Exemplos dos LEDs adaptados
  • 31/03/17 (Campus São José): Reunião com Extensão para preparação de souvenirs
  • 27/03/17 (Campus São José): Reunião com Extensão para preparação de souvenirs
  • 20/03/17
    • IFSC-FLN (Av. Mauro Ramos): Entre 22 e 26 de maio Dias 5, 6 e 7 de junho. Ocorrendo na segunda, quarta e sexta das 7:30 as 11:30 Para escola Simon Hess.
    • Escola SJ-1: Entre 3 e 14 de julho. Será de manhã, porém datas exatas a definir Para escola Altamiro Guimarães de Antônio Carlos.
    • Escola SJ-2: Entre 31 de julho e 11 de agosto. Será de manhã, porém datas exatas a definir.
    • Escola SJ-3: Entre 17 e 28 de julhoDe 14 a 25 de agosto. Será de manhã, porém datas exatas a definir.
    • IFSC-SJ: Entre 11 de julho 28 de agosto e 15 de setembro. Estas datas para fazer aqui no campus eu havia enviado a coordenação de extensão há uns dias, em princípio ficamos com esta alocação. Será de manhã, porém datas exatas a definir.
  • 10/03/17 (Campus Florianopolis): Reunião com NAAH/S sobre próximos passos e interação com o aluno João
    • Participantes: Sirlei, Ana, Edson, Felipe, João, Isis e Cleber
    • Deliberações:
      • Falar com simon hess sobre final de maio e talvez junho.
      • Trabalhamos com turmas de 20 dos quintos anos.
      • Apresentação da Isis que deverá trabalhar num projeto com arduino similar voltado a mulheres
      • Joao se interessou por pesquisar o kit fpga
      • Reunioes com ele serao a cada 15 dias no ifsc centro, sextas pela manha a contar a partir de 24.
      • Nestas duas semanas joao vai estudar o site fpga para todos.
  • 03/03/17 (Campus Florianopolis): Reunião sobre andamento do projeto e interação com João
    • Participantes: Edson, Felipe e Cleber
    • Deliberações:
      • Marcar reunião com João para ver com o que deseja trabalhar para vermos qual a melhor maneira de ajudá-lo
  • 24/02/17 (FCEE): Reunião com NAAH/S sobre contrato. Pauta: Comunicação interna na FCEE sobre o projeto. Revisão de detalhes da parceria; Logistica dos alunos.
    • Participantes: Maria Stela, Ana, Sirlei, Fabiana, Andreza e Andreia (FCEE) e Cleber (IFSC)
    • Deliberações:
      • Procurar fazer com escolas estaduais para ser mais inclusivo
      • Fica mantida programacao da oficina de maio no ifsc.
      • Fica mantida programação de realização de mais 5 cursos (compostos por oficinas de provavelmente 3 dias)
      • Para caso de escolas com dificuldade de infraestrutura de computadores fica possibilidade de usar transporte da fcee e das próprias escolas podendo realizar no ifsc (provavelmente sj)
      • Sobre o contrato de cooperação Sirlei / Stela vao propor um modelo provavelmente baseado em experiências anteriores
      • naahs vai prosseguir com contatos com as escolas seguindo o cronograma base
      • ifsc dara continuidade a elaboracao da oficina
      • Tentaremos preparar souvenir para entregar aos participantes (Cleber/Andreia)
      • ver termo de divulgacao de imagens para alunos (fcee vai propor)
  • Após a reunião em conversa com a Ana e Sirlei dicutimos:
    • Atuação do João tentando integrar ele netse projeto das oficinas (Cleber vai ver com Felipe/Edson como incluí-lo)
    • Realizaremos um dos cursos de forma aberta, sem estar relacionado a uma escola em específico (Cleber vai ver no IFSC SJ um espaço e agenda e como reativar o site/formulário de captação de alunos)
    • Sirlei acredita que a agenda dos cursos (os 5 cursos que faremos) deverá ser definida até final de março
Reuniao NAAHS Ifsc 24 02 2017.JPG
  • 17/02/2017 (IFSC Florianópolis): Pauta: Revisão do cronograma de oficinas, projeto de melhoria do kit arduino, orçamento e pagamento das bolsas.
    • Fabricação das placas: a placa core não muda porém alguns periféricos como a placa de relés precisa de ajustes.
    • O Felipe vai compartilhar uma pasta com detalhes dos itens do kit.
    • Professor Édson vai contactar fornecedores realizando compra de materiais.
    • Mantém-se cronograma original de realizar uma oficina em maio e as quatros demais no segundo semestre. Sendo em maio a próxima apcreditamos haver tempo de já utilizar as placas novas que serão feitas.
    • Os próximos encontros serão nas sextas. De manhã o Mauricio pode ter dificuldade e de tarde o Edson. Em caso de necessidade de todos presentes faremos no horario de almoço.
    • Site não será reativado já que a divulgação e seleção geral será feita pelo naahs. No caso de oficina aberta será via form online.
    • Tentaremos chamar a tv ifsc e talvez outras equipes para cobrirem o evento.
    • Faremos também a documentação das oficinas provavelmente em videos no youtube como um legado que pode ajudar outros a reproduzirem o curso.
    • Equipe e atribuições: Édson, com apoio do Adriano, fica como tutor do Felipe na elaboração dos kits e construção das oficinas. Cleber fica no papel de interação com parceiros e revisor das atividades. Maurício, não estava presente, proponho ficar de apoio técnico ao Édson, tratar do financeiro e de divulgação.
  • 17/11/2016 (IFSC Florianópolis):
    • Participantes: Andréia, Ana Paula, João Henrique, mãe do João, Adriano Regis, Felipe Mesquita, Édson Melo, Mauricio Stivanello e Cleber Amaral
    • Pauta: Abordagem dos experimentos e cronograma.
      • Ficou definido que realizaremos 6 oficinas, sendo a primeira aos alunos do NAAH/S com intuito de conhecer um pouco mais o público de alunos de altas habilidades, a ser realiada em 1/12/2016 no NAAH/S. Uma segunda oficina deve ser realizada com alunos de escola pública de Florianópolis o qual o NAAH/S já tem definido. Esta será a primeira oficina com "público externo" ao NAAH/S. Deverá ser realizada nas dependências do IFSC campus Florianópolis no mês de maio/17. As demais 4 oficinas deverão ser realizadas nas dependências das próprias escolas com laboratório de informática.
      • A carga horária de cada oficina não foi definida, uma informação de base é o projeto anterior que teve 4 dias (de preferência corridos) de 2 horas cada encontro.
      • As oficinas cuja data ainda não está definida deverá ocorrer conforme disponibilidade da equipe e da escola, podendo ocorrer em contra turno.
      • As turmas deverão ser de 20 alunos, o objetivo final é atingir em torno de 120 alunos (apenas a oficina inicial no NAAH/S deverá ter um público mais reduzido, mas em linhas gerais o objetivos dos cerca de 120 alunos se mantém).
      • As captações serão realizadas pelo NAAH/S que buscará encontrar alunos de quinto ano (ou sexto) com interesse e/ou potencial superdotação.
      • O João Henrique passa a fazer parte da equipe de forma voluntária, ao longo do projeto o Prof. Cleber focará seus encontros de tutoria para realização deste aproex.
      • Objetivos do projeto: oportunizar aos alunos do ensino fundamental experiência com lógica de programação de uma forma lúdica; despertar interesse pela área de programação/engenharia/robótica; e dispor ao NAAH/S eventos para ampliar sua capacidade de identificação e captação de potenciais superdotados na área de robótica.
      • Em toda oficina além do bolsitas e um professor do IFSC haverá também ao menos uma professora do NAAH/S (Ana e/ou Sandra)
      • A exata abordagem das oficinas não foi definida, cabe a equipe construir os experimentos e propor. A abordagem anteriormente realizada pelo projeto executado pelo Felipe deve ser a base para construção deste novo projeto.
      • O site que foi anteriormente criado para o projeto deverá ser reativado com principal intuito de divulgação do projeto.
    • Fotos:
      WhatsApp Image 2016-11-22 at 2.44.20 PM.jpg