Mudanças entre as edições de "Objetos de Aprendizagem"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 28: Linha 28:
  
  
*[http://rived.proinfo.mec.gov.br/ | http://rived.proinfo.mec.gov.br - RIVED - MEC]
+
*[http://rived.proinfo.mec.gov.br/   http://rived.proinfo.mec.gov.br - RIVED - MEC]
  
*[www.labvirt.futuro.usp.br -  | www.labvirt.futuro.usp.br - Escola do Futuro da USP]
+
*[http://www.labvirt.futuro.usp.br   www.labvirt.futuro.usp.br - Escola do Futuro da USP]

Edição das 09h18min de 15 de maio de 2007

=== Objetos de Aprendizagem === por Dr. José Aires de Castro Filho


Objeto de aprendizagem é qualquer entidade digital que pode ser utilizada ou referenciada durante o processo de ensino-aprendizagem. Esse material pode ser imagem, documento, simulação, vídeo, recursos multimídia que apóiam o ensino-aprendizagem com objetivo bem definido.

Os objetos de aprendizagem devem ser pequenos segmentos de estudo atrelados a um ou mais objetos de aprendizagem específicos. Uma metáfora interessante é a comparação de um objeto de aprendizagem com o brinquedo infantil LEGO. O LEGO tem como característica que qualquer peça pode ser conectada com outra, podem ser reutilizáveis. Por outro lado essa definição não abrange a complexidade que um objeto de aprendizagem pode ter.

Uma outra metáfora utilizada é a comparação dos objetos de aprendizagem com moléculas de átomos, pois com essa comparação podemos representar o nível de complexidade de um objeto de aprendizagem.

Com o CABRI - software de matemática - é possível se criar objetos de aprendizagem, uma simulação por exemplo. Quando criamos um determinado curso podemos utilizar essa simulação para apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Os objetos devem ser conectados através de uma estratégia bem definida.

Segundo Neiva os objetos devem ser utilizados em situações que envolvem riscos ou que sejam de difícil complexidade ser entendido. Nem tudo precisa ser transformado em OA, já que uma apostila pode explicar conceitos simples.


O sentido de se utilizar o OA é para facilitar o tempo de elaboração dos desenvolvedores, reduzir o custo dos objetos, facilitar a distribuição, adaptação de cursos e currículos.

Em termos tecnológicos é importante o uso dos OA porque os navegadores lidam melhor com pequenas quantidades de informação.

Do ponto de vista dos usuários, os OA encorajam o uso pela simplicidade.

No entanto é preciso ficar claro que facilitar é diferente de diluir.

Por isso é preciso que os desenvolvedores entendam da filosofia do EAD. Criar simulações óbvias também não tem sentido.

Um exemplo de um objeto de aprendizagem muito disponível é a Torre de Hanoi. Ele não é nem um pouco diferente do brinquedo de madeira disponível facilmente. A pergunta antes de se projetar o OA é: quais as vantagens de se utilizar o OA em relação aos materiais tradicionais.

Há diversos repositórios de OA, como exemplo o RIVED e o LABVIRT.