Modulação por Codificação de Pulso (PCM)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

<slideshow style="blue" headingmark="Slide:" incmark="(step)" scaled="true">

author
Autores
title
Simulink
subtitle
Modulação por Codificação de Pulso (PCM) -
subfooter
4 maio 2024

</slideshow>

Slide: Modulação por Codificação de Pulso (PCM) - Simulink

A modulação por codificação de pulso, que é a forma mais básica de modulação digital de pulso. Na modulação por codificação de pulso (PCM – do inglês, pulse code modulation), um sinal de mensagem é representado por uma seqüência de pulsos codificados, obtidos pela discretização do sinal no tempo (amostragem) e na amplitude (quantização). As operações básicas realizadas no codificador PCM são amostragem, quantização e codificação. As operações de quantização e codificação são, geralmente, executadas pelo mesmo circuito, o qual é chamado de conversor analógico digital. As operações básicas no decodificador PCM são decodificação e reconstrução do trem de amostras quantizadas, filtro passa-baixa para recuperar o sinal de mensagem, e filtro equalização do fator .

Pcm.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('pcm')

ou

pcm

Slide: Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, é necessário o DSP System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink e os seguintes blocos:

Simulink
DSP System Toolbox

Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Slide: Modelo e parâmetros

O modelo simula um sistema PCM, utilizando na transmissão um sinal senoidal e em outro um sinal de áudio. O sinal de entrada (banda base) é amostrado por um trem de pulsos retangulares,estreitos o suficiente para se aproximarem do processo de amostragem instantânea. Para garantir a reconstrução perfeita do sinal de mensagem no receptor, a taxa de amostragem deve de ser maior do que duas vezes a largura de banda do sinal de mensagem, de acordo com o teorema da amostragem. A versão amostrada do sinal de mensagem é, então, quantizada, fornecendo uma nova representação do sinal que, agora, é discreto tanto no tempo quanto em amplitude. O processo de quantização pode seguir uma lei uniforme ou não-uniforme. Combinando-se o processo de amostragem e quantização, a especificação do sinal contínuo de mensagem (banda base) se torna um conjunto limitado de valores discretos, mas não na forma mais adequada para a transmissão em uma linha cabeada ou por rádio. Para explorar as vantagens da amostragem e quantização com o propósito de tornar o sinal transmitido mais robusto ao ruído, interferência ou outras degradações do canal, utilizamos o processo de codificação para transformar o conjunto discreto de valores amostrados em uma forma mais apropriada de sinal. No receptor o sinal transmitido é regenerado, decodificado e resconstruido por um filtro cuja freqüência de corte é igual à largura de faixa da mensagem. A recuperação do sinal de mensagem significa estimação ao invés de reconstrução exata. Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:

  • amp -> Amplitude do sinal de informação;
  • fm -> Frequência do sinal de informação (Hz);
  • fs -> Frequência de amostragem (Hz);
  • Tipo de quantização -> Escolha entre quantizador mid-tread ou mid-rise;
  • bits -> Número de bits utilizados para obter o número de níveis de amplitude utilizados no quantizador;
  • fc -> Frequência de corte do filtro de reconstrução (Hz);
  • ordem -> Ordem do filtro de reconstrução.

Slide: Testes que podem ser feitos

Os testes foram realizados nas versões 2014a e 2015a do software Matlab, funcionando perfeitamente nas mesmas. Você pode alterar alguns parâmetros de simulação, basta acessar novamente o bloco parâmetros do modelo. Assim podemos ver possíveis diferenças quando alteramos esses mesmos parâmetros como os relacionados ao amostrador,quantizador,decodificador, entre outros. A seguir alguns testes que podem ser feitos com este modelo.

  • Analisar as operações de amostragem,quantização e codificação de um sinal analógico que constituem um sistema PCM;
  • Alterar o número de níveis de quantização;
  • Visualizar o processo de conversão de um sinal analógico em digital;
  • Visualização do erro de quantização (necessário para medir analiticamente o desempenho do sistema);
  • Alteração de outros parâmetros para fins de comparação de resultados.