Mudanças entre as edições de "Laboratório de App Inventor 4"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Sem diferença)

Edição das 08h59min de 11 de junho de 2012

Objetivos

Ao final da aula o aluno deverá, dentro do contexto do app inventor, ser capaz de:

  • usar o componente Texting para o envio de mensagens SMS;
  • usar o component tinyDB para armazenar dados não voláteis no telefone;
  • saber como mudar nomes de componentes (botão Rename na janela principal do projeto);
  • saber(revisar) como usar o comando foreach para manipular listas;
  • rever o uso de listas;
  • usar o componente TinyWebDB para armazenar dados via Web.

Uso dos componentes Texting e tinyDB

O componente Texting permite a recepção e envio de mensagens SMS, enquanto o componente tinyDB permite o armazenamento de dados de forma persistente no seu telefone.

Acessar o tutorial Broadcast Hub

No programa implementado neste tutorial é mantida uma lista de números telefônicos para os quais serão prestados serviços de broadcast de mensagem SMS da seguinte forma:

  • Se uma mensagem é recebida de um número desconhecido então a aplicação responde com uma mensagem que convida o número para participar da lista;
  • Se uma mensagem “joinabc” é recebida então a aplicação coloca o número que enviou na lista de números;
  • Se uma mensagem é recebida de um número que já está na lista então a mensagem é enviada para todos os números da lista.

Uso do componente TinyWebDB

O componente TinyWebDB permite que uma aplicação app inventor armazene de forma persistente informações em uma base de dados acessada via web. Esta facilidade permitirá a comunicação entre aplicações de diferentes telefones (implementar jogos multi-usuários, por exemplo).

Por outro lado, é necessário ter um servidor web preparado para este serviço. O MIT fornece um servidor que é usado por default no componente TinyWebDB (endereço http://appinvtinywebdb.appspot.com). Não é garantida a permanência de dados nesta base de dados já que é limitada a 1000 registros que são compartilhados por todos os usuários do sistema. Temos também disponível o próprio servidor webDB do IF-SC http://200.135.37.114:8080.

Exercício: Estude o componente TinyWebDB e modifique o tutorial anterior para que a mensagem de congratulations seja lida do servidor. Use a tag IFSC-Congratulation para acessar a mensagem.

Documentação de Referência


Curso de Engenharia de Telecomunicações