Mudanças entre as edições de "I - Definição"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(16 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)

Edição atual tal como às 14h34min de 18 de agosto de 2008

Consideremos uma função y = f(x) definida no plano xy e vamos admitir que uma reta intercepte y = f(x) em um ponto P[c, f(c)] fixo e em um ponto . A reta que intercepta dois pontos de uma curva é denominada reta secante. A inclinação ou coeficiente angular m desta reta secante pode ser dada por

       
Reta secante.png

Agora, admitindo o ponto P fixo, iremos rotacionar a reta secante até que ela tangencie a curva em um único ponto, neste caso o ponto P. Ao rotacionar a reta secante, os valores de (x,y) correspondentes ao ponto Q vão se aproximando dos valores de (x,y) correspondentes ao ponto P. Esta condição limite é também aplicável ao valor da inclinação da reta secante, ou seja, à medida que Q se aproxima de P, o valor da inclinação da reta secante vai se aproximando do valor da inclinação da reta tangente.

Rotação.png

Analisando a última figura, é possível notar que à medida que a reta secante vai se aproximando da reta tangente, a porção vai assumindo valores cada vez menores, ou seja, tende a zero.

Então a inclinação da reta tangente pode ser definda pelo valor limite das inclinações das retas tangentes qunado tende a zero, ou seja,

       

Exemplo: Encontre o coeficiente angular da reta tangenteao gráfico de nos pontos (0,1) e (-1,2).

Solução: Aplicando a definição recém obtida e admitindo x = c, temos:

* Para o ponto (0,1):

       
       
       
       

* Para o ponto (-1,2):

       

Obs.: Você deve ter notado que para o ponto (-1,2) não foi preciso desenvolver todo o cálculo do limite, visto que a expressão para o coeficiente angular já tinha sido obtida para calcular o valor no ponto (0,1) - m = 2x.

Este exemplo foi aplicado a uma função não-linear, mas nada impede de esta definição ser aplicada a outros tipos de funções.

Através do cálculo do limite no exemplo dado, foi obtida a função linear f(x) = 2x que tangencia a curva em qualquer ponto no plano x,y. Dizemos que esta reta é uma função derivada da função , portanto, a definição de inclinação da reta tangente à curva em um ponto (x,y) arbitrário pode ser aplicada às funções derivadas.

       

Exemplo: Encontre a derivada de

Solução: