I - Definição

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Consideremos uma função y = f(x) definida no plano xy e vamos admitir que uma reta intercepte y = f(x) em um ponto P[c, f(c)] fixo e em um ponto . A reta que intercepta dois pontos de uma curva é denominada reta secante. A inclinação ou coeficiente angular m desta reta secante pode ser dada por

       
Reta secante.png

Agora, admitindo o ponto P fixo, iremos rotacionar a reta secante até que ela tangencie a curva em um único ponto, neste caso o ponto P. Ao rotacionar a reta secante, os valores de (x,y) correspondentes ao ponto Q vão se aproximando dos valores de (x,y) correspondentes ao ponto P. Esta condição limite é também aplicável ao valor da inclinação da reta secante, ou seja, à medida que Q se aproxima de P, o valor da inclinação da reta secante vai se aproximando do valor da inclinação da reta tangente.

Rotação.png

Analisando a última figura, é possível notar que à medida que a reta secante vai se aproximando da reta tangente, a porção vai assumindo valores cada vez menores, ou seja, tende a zero.

Então a inclinação da reta tangente pode ser definda pelo valor limite das inclinações das retas tangentes qunado tende a zero, ou seja,

       

Exemplo: Encontre o coeficiente angular da reta tangenteao gráfico de nos pontos (0,1) e (-1,2).

Solução: Aplicando a definição recém obtida e admitindo x = c, temos:

* Para o ponto (0,1):

       
       
       
       

* Para o ponto (-1,2):

       

Obs.: Você deve ter notado que para o ponto (-1,2) não foi preciso desenvolver todo o cálculo do limite, visto que a expressão para o coeficiente angular já tinha sido obtida para calcular o valor no ponto (0,1) - m = 2x.

Este exemplo foi aplicado a uma função não-linear, mas nada impede de esta definição ser aplicada a outros tipos de funções.

Através do cálculo do limite no exemplo dado, foi obtida a função linear f(x) = 2x que tangencia a curva em qualquer ponto no plano x,y. Dizemos que esta reta é uma função derivada da função , portanto, a definição de inclinação da reta tangente à curva em um ponto (x,y) arbitrário pode ser aplicada às funções derivadas.

       

Exemplo: Encontre a derivada de

Solução: