Grampos VoIP

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 09h44min de 12 de dezembro de 2016 por Gabriel.ft (discussão | contribs) (→‎Introdução)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

  Antigamente a internet chegava á algumas casas pelos pares de fios trancados na qual foram postos com o intuito de serem utilizados para chamadas analógicas de telefone. Hoje em dia a realidade esta se tornando contraria. Com o incrível crescimento da internet e de suas instalações, as linhas telefônicas estão sendo não mais utilizadas e sim substituídas pela grande rede WWW na qual conecta eficientemente o mundo todo e cada vez mais chegando a pontos nunca antes alcançados.

Os telefones convencionais analógicos tendem a serem substituídos pela tecnologia VoIP, na qual trafega dados de voz utilizando o protocolo IP o que a torna mais barata e eficiente.

Conceitos Básicos

VoIP

A Voz sobre IP é uma tecnologia que permite o tráfego de voz pelas redes de computadores, tráfego até então só possibilitado pela rede de telefonia tradicional. Com a VoIP, é possível efetuar ligações telefônicas entre computadores, telefones comuns, telefones IP e celulares sem custo algum ou com custo muito baixo.

SIP

A sigla SIP (Session Initiation Protocol) pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão” cuja função é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP. Esse sistema permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos, bastando apenas que o utilizador tenha uma boa conexão com a internet para poder usufruir de todas as ferramentas otimizadas para a melhor utilização dos seus recursos.

RTP

Em ciência da computação, RTP (do inglês Real-time Transport Protocol) é um protocolo de redes utilizado em aplicações de tempo real como, por exemplo, entrega de dados áudio ponto-a-ponto, como Voz sobre IP. Ele funciona como uma subcamada na camada de transporte, camada 4 do Modelo OSI, e define como deve ser feita a fragmentação do fluxo de dados de áudio, adicionando a cada fragmento informação de sequência e de tempo de entrega, sendo o controle é realizado pelo RTCP - Real Time Control Protocol. Ambos utilizam o UDP como real protocolo de transporte, o qual não oferece qualquer garantia que os pacotes serão entregues num determinado intervalo.

Wireshark

Wireshark é um analisador de protocolo que permite que você capture e navegue interativamente no tráfego de uma rede de computadores em tempo de execução usando a interface de rede do computador.

Este tipo de software, também chamado de Sniffer (ou farejador, em português), é bastante usado por administradores de rede para detectar problemas ou conexões suspeitas, testar se as senhas usadas na rede estão realmente sendo criptografadas e realizar uma série de outras atividades relacionadas à segurança.

CODEC

Basicamente este componente é o responsável por transformar a voz humana (um sinal analógico) em uma sequência de bits (um sinal digital) para transmissão numa rede de dados, fazendo amostragens periódicas no sinal de voz.

CRIPTOGRAFIA

O termo criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e "gráphein", que significam “ocultos” e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la. Para isso, uma série de técnicas são usadas e muitas outras surgem com o passar do tempo.

Na computação, as técnicas mais conhecidas envolvem o conceito de chaves, as chamadas chaves criptográficas. Trata-se de um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave incompatível com a chave do emissor, não conseguirá extrair a informação.

Uma das barreiras para a interceptação de chamadas VoIP é a criptografia na qual faz com que somente aqueles que tenham a “chave” para decifrar o código consigam ter acesso às mensagens, por isso utilizaremos o protocolo SIP sem esse tipo de segurança para demonstrarmos como realizar o grampo na chamada.