Gerenciamento de vagas em estacionamentos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo Estendido

O propósito da maior parte das saídas das residências é o trabalho, seguido pelo comércio, educação e lazer. Isto influi, como é lógico, na duração do automóvel no estacionamento, seja na rua ou fora dela. Também influi no cumprimento das restrições de estacionamento nas vias públicas. O usuário vai ao seu destino independentemente de terá, ou não, lugar para estacionar. Simplesmente vai aos lugares por necessidade. Em troca, o comércio a cada dia oferece aos seus clientes mais alternativas de estacionamento e, nesse sentido, são preferidos os comércios que possuem facilidade de estacionamento. É essa a razão de êxito, em muitos países, dos grandes centros comerciais se localizarem fora dos centros tradicionais.

A obrigação do trabalho, dos negócios e do comércio obrigam muitos usuários a violar restrições de estacionamento quando a cidade carece de um bom plano para proporcionar suficientes espaços para da via pública.

As cidades, grandes ou pequenas, que não contam com um sólido plano de estacionamento, cedo ou tarde enfrentará um grave problema com congestionamentos, debilitando o comércio da zona central, depreciando o valor das propriedades, problemas dos usuários com as autoridades, etc.

Com o objetivo de gerar mais conforto e agilidade ao entrar em um estacionamento, edifícios comerciais e residenciais, shoppings e Centros Comerciais procuram soluções de baixo custo e de fácil adaptação dos clientes. Indicadores de vagas livres por cores e painéis indicadores do número de vagas disponíveis por andar são exemplos de ferramentes para facilitar a vida do usuário a procurar sua vaga. Porém, esse número de vagas disponíveis abrange uma área muito grande. Mesmo o usuário sabendo que no andar existem vagas disponíveis, ele ainda gasta tempo para encontrar.

E perder tempo no comércio, é perder dinheiro.

Além de demorar um tempo para encontrar sua vaga, existem usuário que são traídos por sua memória. Isso é comum, principalmente naqueles grandes estacionamentos de shopping, com vários andares e setores. E agora, como encontrar o carro?

Objetivo

Desenvolver um sistema de gerenciamento de vagas em estacionamentos comerciais.

Os objetivos específicos são:

  • Informações aos usuários quanto a existência de vagas e onde estão localizadas;
  • Informações aos usuários quanto a existência de vagas e onde estão localizadas;
  • Reserva de vagas pela internet;
  • Gerenciamento (abertura e fechamento) de pisos em horário de baixa ocupação;
  • Gerar maior segurança ao usuário quanto a roubos de veículos;
  • Encontrar um veículo perdido;
  • Abertura de portões/cancelas para funcionários com identificações eletrônicas.

Cronograma

Etapas/Mes Agosto/2013 Setembro/2013 Outubro/2013 Novembro/2013
Delimitação do tema de trabalho x
Pesquisa bibliográfica x x x
Elaboração do Documento de Avaliação Final x x
Desenvolvimento do projeto x x

Referência Bibliográficas

  • TEIXEIRA, Tiago. Controle de Fluxo de Pessoas Usando RFId. Monografia -

Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, Agosto 2011.

  • MALTA, Camila R. C. RFID: APLICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS. Monografia -

Curso de Tecnologia em Logística com ênfase em transporte, Centro Paula Souza, São Paulo 2009.

  • ARLINGTON, Batista Rodrigues. Redução de custos a partir da multiplexação de antenas em um leitor RFID. Monografia (BACHAREL) -

Curso de Engenharia de Computação, Universidade de Pernambuco, Recife, Novembro 2011.

  • GUALBERTO, Daniel Rocha. EM RUMO A UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE CONTROLE DE ACESSO DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS:RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM PLACAS DE VEÍCULOS. Monografia -

Bacharelado em Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas, Ouro Preto - Novembro, 2011.