Mudanças entre as edições de "Dicas para escrita de texto científico"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
== A LINGUAGEM USADA NO TEXTO ==
+
==A Linguagem Científica e Seu Uso==
Um relatório ou trabalho científico deve ter uma linguagem técnica, de tal maneira que seja a característica fundamental do texto. Deve-se evitar ao máximo o uso de termos imprecisos, vagos e ambíguos, ainda que tenha que utilizar a linguagem natural.  
+
Um relatório ou trabalho científico deve empregar uma linguagem técnica, caracterizando-se como a sua essência fundamental. Deve-se evitar o uso de termos imprecisos, vagos e ambíguos, privilegiando-se a linguagem natural. O texto abaixo foi corrigido pelo ChatGPT a partir do texto disponível nos semestres anteriores.  Foram necessárias várias interações para obter o texto final. 
   
+
Usou-se frases como:  
==TEMPO VERBAL ==
+
*Podes melhorar este texto.  As referencias existentes no texto não estão mais disponíveis, mas o conteúdo deve ser utilizado. Considero que existe alguma redudancia, e gostaria de melhorar isso também retirando textos redundantes.
Uma dúvida corrente: o estudante deve produzir seu texto na primeira pessoa do singular ("eu acredito que...") ou na primeira pessoa do plural ("nós pensamos que...") ?
+
*Essa parte me parece redundante: "TEXTO1", pois já foi tratada aqui anteriormente "TEXTO2".
  
#O trabalho científico deve ter um caráter formal e impessoal. Por conta disso, deve-se evitar a construção da oração na primeira ou terceira pessoa do singular. Assim, por exemplo, deve-se utilizar as seguintes expressões: "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do equipamento", "é válido supor", "ter-se-ia de dizer", "verificar-se-á" etc.   Não é adequado, portanto, dizer: "conforme vimos no item anterior". Diz-se: "conforme visto no item anterior", ou, em vez de "dissemos que", "foi dito que" etc.
+
Fontes originais do texto:
:*Quando você relata fatos científicos, ou trabalhos publicados use  - '''Presente do Indicativo''';
+
*http://www.facens.br/banco_arquivos/alunos/padrao_monografia.pdf
:*Quando você explicar o que fez ou que obteve - use o '''passado''';
+
*MANUAL PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS
:*Então você pode usar:  '''Presente''' na  Introdução e na Revisão Bibliográfica;
+
*http://www.professorwellington.adm.br/tempo.htm
:*'''Passado''' em Materiais e Métodos e nos Resultados.  
 
:*Exceções: se você atribui uma afirmativa a alguém - use passado;
 
:*Se você apresenta, na análise estatística - use o Presente
 
#Escreva com substantivos e verbos;
 
#Use frases curtas;
 
#Observe os tempos de verbo;
 
#Antes de começar a escrever, faça um plano, isto é, divida os assuntos em capítulos e em seções.  
 
  
<strike>FONTE: http://www.facens.br/banco_arquivos/alunos/padrao_monografia.pdf </strike>  fonte removida
+
==Tempo Verbal Adequado==
 +
Ao redigir um trabalho científico, é importante manter um tom formal e impessoal. Portanto, deve-se evitar o uso da primeira pessoa do singular. Em vez disso, é recomendado utilizar expressões como "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do texto", "é válido supor", "verificar-se-á", entre outras. Evite frases como "conforme vimos no item anterior", optando por "conforme visto no item anterior", ou "foi dito que", ao invés de "dissemos que". Essa abordagem promove clareza e objetividade na comunicação científica.
  
A monografia acadêmica deve transmitir com rigor formal as reflexões e considerações finais do(s) seu(s) autor (es). Para isso deve possuir:
+
Para manter o caráter formal e impessoal exigido, é recomendado evitar a construção da oração na primeira pessoa do singular. É mais apropriado utilizar expressões como "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do texto", "é válido supor", "verificar-se-á", entre outras. Evite frases como "conforme vimos no item anterior", optando por "conforme visto no item anterior", ou "foi dito que", ao invés de "dissemos que".
  
#'''Clareza, precisão objetividade e consistência''': utilização correta de terminologia e apresentação clara das ideias;
+
Quanto ao tempo verbal, recomenda-se:
#'''Concisão''': observação da objetividade na escrita, evitando-se repetições e abordagem direta do assunto. Lembrar que os parágrafos devem ser curtos (em torno de 7 a 14 linhas) e que exprimem uma unidade de raciocínio e quando esta muda, deve-se abrir um novo parágrafo;
+
*Na apresentação de fatos científicos ou trabalhos publicados, utilizar o Presente do Indicativo;
#'''Impessoalidade''': elaboração do texto utilizando-se de preferência a '''terceira pessoa no singular''' e verbo na voz ativa (sabe-se, entende-se, recomenda-se), :
+
*Ao explicar procedimentos realizados ou resultados obtidos, empregar o Passado;
"Pesquisa da sociologia atual no Brasil. Identificam-se três correntes de pensamento, baseado em modelos históricos, matemáticos e sociológicos. A diversidade da sociologia brasileira é explicada pelo estado da sociologia em geral e sua situação no país".
+
*Na introdução e revisão bibliográfica, utilizar o Presente;
 +
*Nos materiais e métodos, bem como nos resultados, utilizar o Passado.
 +
*Algumas exceções se aplicam: utilize o Passado ao atribuir uma afirmativa a alguém e o Presente na análise estatística.
  
FONTE:MANUAL PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS
+
==Estruturação e Clareza do Texto==
 +
Para garantir clareza, precisão e objetividade, características essenciais de uma monografia acadêmica, é importante:
 +
*Utilizar substantivos e verbos em vez de expressões vagas;
 +
*Preferir frases curtas e diretas;
 +
*Observar os tempos verbais adequados;
 +
*Elaborar um plano prévio, dividindo o texto em capítulos e seções.
 +
*Impessoalidade e Coerência
  
:Os trabalhos acadêmico-científicos devem avaliar e descrever os fatos e fenômenos pela sua importância à humanidade, e não às pessoas que os publicam. Deve-se escolher a terceira pessoa do singular, com o uso da partícula SE, nos textos que serão escritos para apresentação dos mesmos. Esta é a forma usual para a exposição dos trabalhos à comunidade científica. Assim, ao invés de usar o verbo na primeira pessoa do singular "pesquisei..." ,deve-se escrever "pesquisou-se...". O tempo verbal poderá variar de acordo com a natureza do trabalho. No caso de monografia e dissertação de mestrado pode-se empregar o tempo presente quando há a referência do próprio trabalho pelo autor ("pesquisa-se..."); no pretérito perfeito("pesquisou-se...") e no pretérito imperfeito ( "pesquisava-se..."). No caso de projetos de trabalhos a serem realizados, o tempo verbal a ser utilizado é o futuro ("pesquisar-se-á..."). (PROETTI,2002)
+
A monografia acadêmica deve transmitir as reflexões e considerações finais de forma rigorosamente formal. Para isso, é essencial:
 +
*Utilizar a terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa, evitando referências pessoais;
 +
*Manter a coesão e a coerência ao longo do texto, evitando repetições e garantindo uma abordagem direta do assunto.
  
:Eu ou nós? Uma dúvida corrente: o estudante deve produzir seu texto na primeira pessoa do singular ("eu acredito que...") ou na primeira do plural ("nós pensamos que...")? A comunicação científica deve ter um caráter formal e impessoal. Por conta disso, deve-se evitar a construção da oração na primeira pessoa do singular. O mais adequado é construí-la com o"nós" ou utilizar-se de recursos que tomem o texto impessoal.Assim, por exemplo, as seguintes expressões: "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do texto", "é válido supor", "ter-se-ia de dizer", "verificar-se-á" etc. Não é necessário, portanto, dizer: "conforme vimos no item anterior". Diz-se: "conforme visto no item anterior", ou, em vez de "dissemos que", "foi dito que" etc.. Apesar do uso do "nós" ou da expressão impessoal ser o mais indicado, pode acontecer de em determinados trechos do trabalho você ter de utilizar o "eu" para não prejudicar o entendimento.Variar-se-á, nesse caso, a forma para salvar a comunicação. (NUNES,2000:62)
+
Exemplos de Verbos Adequados:
  
<strike> FONTE: http://www.professorwellington.adm.br/tempo.htm </strike>  fonte removida
+
Aqui estão alguns exemplos de verbos classificados de acordo com a ideia a ser expressa:
 +
*'''Conhecimento''': definir, dizer, citar, relatar, identificar, especificar, mostrar;
 +
*'''Compreensão''': deduzir, descrever, interpretar, explicar, exemplificar, relacionar, inferir;
 +
*'''Aplicação''': resolver, explicar, utilizar, aplicar, demonstrar, relacionar, ilustrar;
 +
*'''Análise''': identificar, distinguir, descrever, examinar, detalhar, detectar;
 +
*'''Síntese''': narrar, explicar, sumariar, organizar, compilar, estruturar;
 +
*'''Avaliação''': justificar, criticar, verificar, comprovar, estimar, concluir.
  
==Exemplos da correta utilização dos verbos==
+
Essas orientações visam aprimorar a qualidade e a eficácia da comunicação científica, dando maior clareza, precisão e objetividade necessárias à transmissão adequada do conhecimento acadêmico.
A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe". O correto é escrever: Este trabalho procura demonstrar / Este trabalho procura abordar / Esta monografia tem como objetivo / O objetivo deste trabalho / Este trabalho tem o intuito de / O presente trabalho visa mostrar / Este trabalho foi elaborado para testar. O capitulo I descreve / mostra / analisa / examina / investiga. / procura demonstrar.
 
 
 
Em seguida apresenta-se uma relação de verbos classificados de acordo com a idéia que se quer exprimir:
 
*'''Conhecimento''': definir, dizer, enunciar, citar, nomear, relatar, redefinir, expor, detalhar, identificar, assinalar, marcar, sublinhar, listar, registrar, especificar, mostrar, repetir, distinguir, reconhecer, recordar, definir.
 
*'''Compreensão''': deduzir, codificar, converter, descrever, identificar, definir, demonstrar, distinguir, ilustrar, interpretar, explicar, expor, exemplificar, parafrasear, concretizar, narrar, argumentar, decodificar, relacionar, extrapolar, opinar, inferir, predizer, generalizar, resumir, induzir, organizar, compreender, codificar, converter.
 
*'''Aplicação''': resolver, interpretar, dizer, expor, redigir, explicar, usar, manejar, aplicar, empregar, utilizar, comprovar, demonstrar, produzir, aproveitar, praticar, relacionar, dramatizar, apresentar, discriminar, traçar, localizar, operar, ilustrar.
 
*'''Análise''': identificar, distinguir, descrever, diferenciar, relacionar, isolar, separar, fracionar, desarmar, decompor, examinar, localizar, abstrair, discriminar, detalhar, detectar, omitir, dividir, seccionar, especificar, descobrir.
 
*'''Síntese''': narrar, expor, explicar, sumariar, esquematizar, compilar, construir, formular, compor, organizar, projetar, simplificar, inventariar, classificar, agrupar, distinguir, reconstruir, modificar, recompor, combinar, gerar, reorganizar, estruturar, planejar, conceber, programar, produzir.
 
*'''Avaliação''': sustentar, justificar, criticar, valorizar, escolher, selecionar, verificar, contatar, comprovar, estimar, medir, revisar, eleger, decidir, concluir, precisar, provar, comprovar, avaliar, categorizar, fundamentar, opinar, demonstrar, contrastar, julgar.
 
 
 
FONTE:MANUAL PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS
 

Edição das 19h41min de 21 de fevereiro de 2024

A Linguagem Científica e Seu Uso

Um relatório ou trabalho científico deve empregar uma linguagem técnica, caracterizando-se como a sua essência fundamental. Deve-se evitar o uso de termos imprecisos, vagos e ambíguos, privilegiando-se a linguagem natural. O texto abaixo foi corrigido pelo ChatGPT a partir do texto disponível nos semestres anteriores. Foram necessárias várias interações para obter o texto final. Usou-se frases como:

  • Podes melhorar este texto. As referencias existentes no texto não estão mais disponíveis, mas o conteúdo deve ser utilizado. Considero que existe alguma redudancia, e gostaria de melhorar isso também retirando textos redundantes.
  • Essa parte me parece redundante: "TEXTO1", pois já foi tratada aqui anteriormente "TEXTO2".

Fontes originais do texto:

Tempo Verbal Adequado

Ao redigir um trabalho científico, é importante manter um tom formal e impessoal. Portanto, deve-se evitar o uso da primeira pessoa do singular. Em vez disso, é recomendado utilizar expressões como "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do texto", "é válido supor", "verificar-se-á", entre outras. Evite frases como "conforme vimos no item anterior", optando por "conforme visto no item anterior", ou "foi dito que", ao invés de "dissemos que". Essa abordagem promove clareza e objetividade na comunicação científica.

Para manter o caráter formal e impessoal exigido, é recomendado evitar a construção da oração na primeira pessoa do singular. É mais apropriado utilizar expressões como "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do texto", "é válido supor", "verificar-se-á", entre outras. Evite frases como "conforme vimos no item anterior", optando por "conforme visto no item anterior", ou "foi dito que", ao invés de "dissemos que".

Quanto ao tempo verbal, recomenda-se:

  • Na apresentação de fatos científicos ou trabalhos publicados, utilizar o Presente do Indicativo;
  • Ao explicar procedimentos realizados ou resultados obtidos, empregar o Passado;
  • Na introdução e revisão bibliográfica, utilizar o Presente;
  • Nos materiais e métodos, bem como nos resultados, utilizar o Passado.
  • Algumas exceções se aplicam: utilize o Passado ao atribuir uma afirmativa a alguém e o Presente na análise estatística.

Estruturação e Clareza do Texto

Para garantir clareza, precisão e objetividade, características essenciais de uma monografia acadêmica, é importante:

  • Utilizar substantivos e verbos em vez de expressões vagas;
  • Preferir frases curtas e diretas;
  • Observar os tempos verbais adequados;
  • Elaborar um plano prévio, dividindo o texto em capítulos e seções.
  • Impessoalidade e Coerência

A monografia acadêmica deve transmitir as reflexões e considerações finais de forma rigorosamente formal. Para isso, é essencial:

  • Utilizar a terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa, evitando referências pessoais;
  • Manter a coesão e a coerência ao longo do texto, evitando repetições e garantindo uma abordagem direta do assunto.

Exemplos de Verbos Adequados:

Aqui estão alguns exemplos de verbos classificados de acordo com a ideia a ser expressa:

  • Conhecimento: definir, dizer, citar, relatar, identificar, especificar, mostrar;
  • Compreensão: deduzir, descrever, interpretar, explicar, exemplificar, relacionar, inferir;
  • Aplicação: resolver, explicar, utilizar, aplicar, demonstrar, relacionar, ilustrar;
  • Análise: identificar, distinguir, descrever, examinar, detalhar, detectar;
  • Síntese: narrar, explicar, sumariar, organizar, compilar, estruturar;
  • Avaliação: justificar, criticar, verificar, comprovar, estimar, concluir.

Essas orientações visam aprimorar a qualidade e a eficácia da comunicação científica, dando maior clareza, precisão e objetividade necessárias à transmissão adequada do conhecimento acadêmico.