Mudanças entre as edições de "Computadores atuais"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 10: Linha 10:
  
 
Prós
 
Prós
Baixo custo
+
#Baixo custo
    Bateria de longa duração
+
#Bateria de longa duração
Ultraportátil
+
#Ultraportátil
    Conexão com a internet
+
#Conexão com a internet
Contras
 
    Processador lento
 
    Pouca memória RAM
 
    HD menor
 
  
Por causa de seu tamanho um netbook não pode ter um hardaware muito potente pois se não iria esquentar muito levando ao seu desligamento.
+
Contra
Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, teclado reduzido em tamanho ( em torno de 80 a 95%. Existe, também, uma tendência de utilizar drives de estado sólido ssd em vez dos tradicionais HD. Essa utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistente a impactos; porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior, com 8, 16 ou 32GB. Eles também podem ser muito menores do que a média de 2,5" do disco rígido de laptops, como eles não têm de se assemelhar a um HD, podem ter a forma de um pequeno chip, ou vários pequenos chips, comparáveis ao que está dentro de uma memory stick. Os netbooks no mercado hoje possuem suporte Wi-Fi, rede sem fio e muitos podem ser usados em redes de telefonia móvel (por exemplo, 3G). Alguns também incluem Ethernet e ou portas de modem para a banda larga ou dial-up de acesso à Internet.
+
#Processador lento
 +
#Pouca memória RAM
 +
#HD menor
 +
 
 +
Por causa de seu tamanho um netbook não pode ter um hardaware muito potente pois se não iria esquentar muito, levando ao seu desligamento.
 +
Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, teclado reduzido em tamanho (em torno de 80 a 95%). Existe, também, uma tendência de utilizar drives de estado sólido ssd em vez dos tradicionais HD. Essa utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistente a impactos; porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior, com 8, 16 ou 32GB. Eles também podem ser muito menores do que a média de 2,5" do disco rígido de notebooks. Como eles não têm de se assemelhar a um HD, podem ter a forma de um pequeno chip, ou vários pequenos chips, comparáveis ao que está dentro de uma memory stick. Os netbooks no mercado hoje possuem suporte Wi-Fi, rede sem fio e muitos podem ser usados em redes de telefonia móvel (por exemplo, 3G). Alguns também incluem Ethernet e ou portas de modem para a banda larga ou dial-up de acesso à Internet.
  
 
'''Mainframe'''
 
'''Mainframe'''

Edição das 17h14min de 31 de março de 2011

Notebook

Notebook

É um PC portatil, leve e mais fácil de carregar. Ele pode ser levado a diferentes lugares com facilidade. Geralmente um notebook contém tela de LCD (cristal líquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido, portas para internet via rede local ou wirelless, gravadores de CD/DVD.

As configurações do notebooks são planejadas de modo a fazerem com que suas baterias sejam capazes de abastecer o notebook por um longo período,quatro a cinco horas ou mais. Assim para poder otimizar o período de utilização da bateria algumas especificações do notebook não são tão elevadas, como RAM (raramente superior a 4 GB), placa de vídeo (geralmente integrada ao chipset ou processador), velocidade do processador raramente superior a 3,00 GHz, e raramente mais do que 500 GB de espaço no hard drive. As telas mais comuns são as de 14" (ou 14,1" em widescreen) e 15" (ou 15,4" em widescreen).

Netbook

Netbook

Netbook é uma classe de computadores portáteis com características típicas: peso reduzido, dimensão pequena ou média e baixo custo. São utilizados, geralmente, em serviços baseados na internet, tais como navegação na web e e-mails.

Prós

  1. Baixo custo
  2. Bateria de longa duração
  3. Ultraportátil
  4. Conexão com a internet

Contra

  1. Processador lento
  2. Pouca memória RAM
  3. HD menor

Por causa de seu tamanho um netbook não pode ter um hardaware muito potente pois se não iria esquentar muito, levando ao seu desligamento. Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, teclado reduzido em tamanho (em torno de 80 a 95%). Existe, também, uma tendência de utilizar drives de estado sólido ssd em vez dos tradicionais HD. Essa utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistente a impactos; porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior, com 8, 16 ou 32GB. Eles também podem ser muito menores do que a média de 2,5" do disco rígido de notebooks. Como eles não têm de se assemelhar a um HD, podem ter a forma de um pequeno chip, ou vários pequenos chips, comparáveis ao que está dentro de uma memory stick. Os netbooks no mercado hoje possuem suporte Wi-Fi, rede sem fio e muitos podem ser usados em redes de telefonia móvel (por exemplo, 3G). Alguns também incluem Ethernet e ou portas de modem para a banda larga ou dial-up de acesso à Internet.

Mainframe

Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água). Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados. Os Mainframes possuem um banco de processadores bastante versátil, capaz de suportar uma troca de processadores, inserção ou remoção sem precisar desligar o mainframe Os discos podem ser substituídos sem que precise desligar o mainframe, os mesmos utilizam tecnologia Raid para gerenciar informações, normalmente são usados 3 discos nos mainframes. Os sistemas operacionais desenvolvidos para mainframe são criados especialmente para a finalidade de cada modelo, seja para processar texturas, efetuar cálculos ou gerenciar dispositivos. São baseados em sistemas próprios, sendo que atualmente já existe um modelo As/400 baseado em Linux, que equivale a aproximadamente 4 As/400 rodando seus sistemas antigos (S/400 ou Os/390). São muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).

[1]

Supercomputador

É um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória.

• Velocidade de processamento: trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (TFlops). Conforme a lista Top500 de jun/2010, percebe-se que as empresas fabricantes de (super)computadores tendem a chamar seus próprios produtos de supercomputador (supercomputer) aqueles com processamento superior a 80 TFlops (68º posição até a 1º), e de servidor (server) aqueles com processamento entre 25 e 80 TFlops (500º posição até a 67º); • Tamanho: requerem instalações e sistemas de refrigeração especiais; • Dificuldade de uso: escolhido por especialistas; • Clientes usuais: grandes centros de pesquisa; • Penetração social: praticamente zero; • Impacto social: muito importante no espaço da investigação, a partir do momento em que fornece cálculos em alta velocidade, permitindo, por exemplo, analisar a ordem do genoma, o número pi, números complexos, o desenvolvimento de cálculos para problemas físicos que requerem uma baixíssima margem de erro, etc. • Parques instalados: menos de mil em qualquer lugar no mundo;

[2]


Wearable Computer

O computador de pulso, batizado de Neo-Stacked, inclui um processador Intel SA-1110 de 32 bits e 206 MHz de clock, um chipset Intel SA-1111 StrongARM, 256 Megabytes de memória de boot flash, 1.024 Megabytes de memória SDRAM e nada menos do que 8 Gigabytes de memória de armazenamento, também de tecnologia flash. Mas não é só isso: o pequeno notável tem placa de som e vídeo e saídas USB, serial, infravermelho e PS/2. É disponível para qualquer usuário doméstico. É claro que o monitor deverá ser conectado externamente. Mas como o computador de pulso foi construído tendo como mercado-alvo as forças armadas, é provável que ele seja ligado a sistemas de lentes minúsculas, situadas próximas aos olhos do operador. Sem precisar qual o sistema operacional que o Neo-Stacked roda, a empresa afirma que ele está pronto para rodar aplicações "largamente disponíveis"

[3]

PDA

Personal digital assistants (PDAs ou handhelds), assistente pessoal digital ou palmtop, é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6), dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios — Wi-Fi — para acesso a e-mail e internet. Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse. Os modelos mais sofisticados possuem modem (para acesso à internet), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida. [4]

Tablet

Um tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. A maior parte dos Tablet PCs utilizam o Windows XP Tablet PC Edition, ou também o Google Android como sistema operacional.

[5]