Discussão:Computadores atuais

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Galaxy Tablet

Equipamento que reuni o melhor de um computador pessoal com a mobilidade de um celular. Possui conexão WiFi 802.11n e Bluetooth 3.0. ou 2,5G (GSM/EDGE/GPRS) e 3G de alta velocidade possibilitando aos usuários se conectarem na WEB em qualquer local e a qualquer momento, mantendo-se assim conectado com o trabalho, família, redes sociais, sites favoritos e e-mails.

Conta com o processador ARM Cortex A8 de 45nm 1Ghz e o conjunto de instruções ARMv7, apoiada por um chip gráfico PowerVR SGX540 e 512MB de RAM. O processo de fabricação em 45nm possibilita concentrar um maior número de transístores do que em gerações anteriores ( Ex: 65nm ), consumindo menos energia e esquentando menos. Tem um cache de 32K e L2 de tamanho variável e a extensão multimédia ARM NEON que permite melhor codificação/descodificação de vídeo por hardware, gráficos de alta qualidade, e melhor processamento de som.

O Galaxy acompanha uma memória de 16G ou 32G internos com capacidade expansiva de mais 32G ( via MicroSD ).

Seu SO é o androide 2.2 ( froyo ) criado pela Google com suporte a flash, abrindo uma extensa gama de aplicativos compativeis com o dispositivo.

Com um tela de 7 polegadas com resolução de 1024x600, o Galaxy Tablet pode reproduzir videos em alta definição ( HD ) com 169 PPI ( pixels por polegada ) em uma tela TFT ( Thin Film Transistor ).

Possui 2 cameras, sendo uma frontal com 1,3 mega pixel ( flash LED e auto foco ) e outra em seu verso com 3,0 mega pixel, possibilitando o uso de video chamadas, gravação de vídeos e captura de fotos, além de sintonizar televisão digital.

Sendo assim, o Galaxy Tablet é um equipamento excelente que une o melhor do entretenimento virtual na palma das mãos.


Samsung GALAXY Tab 10.1

Network HSPA 21Mbps 850/900/1900/2100 - EDGE/GPRS 850/900/1800/1900

OS - Androide 3.0 (Honeycomb)

Display 10.1" WXGA 1280x800

Processor - 1GHz Dual Core application processor

Camera Main(Rear): 3.0-Mega Pixel Camera AF with LED Flash

Front: 2.0-Mega Pixel Camera

Video - Format : MPEG4/H263/H264,Divx/Xvid Playback: 1080p Full HD Video - 30fps

Recording: 720p HD Video Audio: MP3, AAC, AAC, eAAC, OGG, MIDI, AMR-NB/WB 3.5mm Ear Jack, Surround Sound Stereo Speakers

Enterprise Solutions - Microsoft Exchange ActiveSync Quickoffice HD Editor

Value-added Features Android Market Google Mobile Services : Google Talk Video Chat, Google Maps, Books, etc. Samsung TouchWiz UX Samsung Mini Apps Tray Social Hub, Music Hub, Readers Hub ?Availability differs by region Adobe Flash Player 10.2

Connectivity Bluetooth® technology v 2.1 EDR USB 2.0 WiFi 802.11 (a/b/g/n)

Sensor Gyroscope, Accelerometer, Digital Compass, Ambient Light sensor

Memory 16G / 32G / 64G, microSD (up to 32GB)

Size 256.6 x 172.9 x 8.6 mm, 595g

Battery 6800mAh

Especificações coletadas no site: http://diariodoandroid.com.br/fabricantes/samsung/tabela-especificacoes-tecnicas-tablets-samsung-galaxy-tab-10-1-8-9/ Fotos: http://cidadesaopaulo.olx.com.br/pictures/samsung-galaxy-tablet-tab-iid-171914791

Leandro Rocha Carvalho - 1º semestre Sistemas de Telecomunicações

Leonardo Pereira - 1º semestre Sistemas de Telecomunicações


iPad

O iPad é o tablet desenvolvido pela Apple. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS, e é voltado para o público leigo, devido ao tipo de interface oferecido. A melhor forma de explorar a web, e-mails, fotos e vídeos. Conta com um design que é fino, leve e brilhante. Possui milhares de aplicativos feitos apenas para o iPad. Com mais surgindo todos os dias. Também há muitos acessórios para diversas funções. Tudo com a facilidade do toque de um dedo.

Especificações Técnicas:

Altura: 242,8 mm (9,56 polegadas).

Largura: 189,7mm (7,47 polegadas).

Espessura: 13,4mm (0,5 polegada).

Peso: 0,68kg (1,5 libras) - modelo Wi-Fi ou 0,73kg (1,6 libras) - modelo Wi-Fi + 3G.

Tela: Multi-Touch widescreen, retroiluminada por LEDs, com tecnologia IPS.

Tamanho: 9,7 polegadas (diagonal).

Resolução: 1024 por 768 pixels, 132 pixels por polegada (ppp).

Memória: Drive flash de 16GB, 32GB ou 64GB.

Processador: Apple A4 de 1GHz.

Sensores: Acelerômetro e sensor de luz ambiente.

Bateria: Interna recarregável de polímero de lítio de 25 watts/hora.

Carga: Via adaptador de energia ou USB para o computador.

Resposta de frequência: 20Hz a 20.000Hz.

Formatos de áudio suportados: HE-AAC (V1), AAC Protegido (da iTunes Store), MP3 (16 a 320 Kbps), MP3 VBR, Audible (formatos 2, 3 e 4), Apple Lossless, AIFF e WAV.

Wi-Fi: 802.11a/b/g/n.

Bluetooth: Tecnologia 2.1 + EDR.

3G: UMTS/HSDPA (850, 1900, 2100 MHz), GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz).

Formatos de vídeo suportados: Vídeo H.264 até 720 pixels, 30 quadros por segundo, versão Main Profile nível 3.1 com AAC-LC até 160 Kbps por canal, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov; vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 quadros por segundo, Simple Profile com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4, e .mov; Motion JPEG (M-JPEG) até 35 Mbps, 1280 por 720 pixels, 30 quadros por segundo, audio in ulaw, PCM stereo audio no formato de arquivo .avi.

Idiomas: alemão, árabe, catalão, chinês (tradicional), chinês (simplificado), coreano, croata, dinamarquês, eslovaco, espanhol, finlandês, francês (França), grego, hebraico, holandês, húngaro, indonésio, inglês (EUA), inglês (RU), italiano, japonês, malaio, norueguês, polonês, português (Brasil), português (Portugal), romeno, russo, sueco, tailandês, tcheco, turco e vietnamita.

Entrada e saída: Porta para o conector ao dock. Entrada para fone de ouvido estéreo de 3,5mm, alto-falante interno, microfone e slot para cartão Micro-SIM (somente no modelo Wi-Fi + 3G).

Requisitos ambientais: Temperatura operacional: 32°a 95°F (0° a 35°C), temperatura não-operacional: -4° a 113°F (-20° a 45°C), umidade relativa: 5% to 95% não-condensável, altitude máxima de operação: 10.000 pés (3.000 m).

Referências: http://www.apple.com/br/ipad/ipad-first-generation/specs/ - http://store.apple.com/br/browse/home/shop_ipad/family/ipad?afid=p219%7CGOBR&cid=AOS-BR-KWG - http://pt.wikipedia.org/wiki/IPad


Danilo Bedaque - Sistemas de Telecomunicações 2011/1

PDAs

Personal digital assistants (PDAs ou handhelds), assistente pessoal digital ou palmtop, é um computador de dimensões reduzidas (cerca de A6) com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios — Wi-Fi — para acesso a e-mail e internet.

Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse, existem PDAs rodando o sistema operacional Linux.

Basicamente, um PDA é um computador de bolso, ou 'palma da mão'. Muitas pessoas confudem um PDA com uma agenda eletrônica. Uma agenda não passa de um dispositivo de armazenamento de informações, enquanto que um PDA, além desta função, tem a capacidade de processar informações de acordo com os softwares nele instalados, ou seja, um computador.

as vantagens de um PDA sobre um notbook por exempre, uma maior autonomia de bateria, maior facilidade ou menor peso de transporte, menores riscos a sua integridade pessoal (devido ao tamanho pequeno).


Características padrões de mercado :

Tela de 3.5 polegadas

Resolução de 320x240 pixels

Suporte a 65000 cores


As opções


Embora existam outras alternativas, como a possibilidade de instalar Linux, o que é certo é que a batalha no mercado dos PDA se trava atualmente entre o tradicional Palm SO e o irmão caçula de Windows, Windows CE ou Windows Mobile. Se quiser optar pelo primeiro, você pode adquirir uma Palm, uma Handspring ou uma Sony, entre outras. Para o segundo, HP, Dell ou Toshiba são algumas das opções com as que se pode contar.


Estabilidade


Este é um conceito chave: nos dois anos que estive utilizando meu Palm, tive que reiniciar o sistema somente uma vez. As Pocket PC adoecem dos mesmos problemas de estabilidade que os outros sistemas de Microsoft: "apagões" constantes, algo que chega a ser tremendamente irritante. Ponto para Palm.


Integração


Se falarmos de compatibilidade, as Pocket PC levam vantagem, isso sim, sempre e quando seu computador de mesa for Windows. Isto não quer dizer que as Palms não sejam compatíveis, nem tampouco que a integração das PPC seja total, não obstante, o ponto neste caso vai para o Windows.


Software


Palm leva no mercado muito mais tempo, por isso hoje em dia existem muito mais programas para Palm do que para PPC. Entretanto este aspecto, tende a equiparar-se, de fato, não senti falta de nenhuma aplicação para meu IPAQ. Temo aqui que o justo é dar um empate entre estes dois.


Utilidades


Os sistemas operacionais vêm de série com um pacote de utilidades em todas as PDA, a saber, agenda, calculadora, relógio, notas, contatos, escritura, tarefas, etc., etc. Windows ganha em algumas destas prestações (por exemplo, oferece três diferentes modos de escritura ao invés dos dois que oferece Palm), entretanto, se quiser igualar as prestações de um Palm, deverá encher sua memória RAM com uma infinidade de aplicações de terceiros, que cobrem estas carências. Neste terreno, Palm leva uma palmada.(desculpe a gracinha!)


Alguns modelos: [1] [2][3]


Referências: [4][5][6] [7]


Grazielle Muniz Gobetti - Sistemas de Telecomunicações 2011/1

Desktop

Também chamados de computadores pessoais (de personal computer, abreviado como PC), os Desktop são computadores de pequeno porte e custo variado (conforme configurações da máquina) e destinados ao uso doméstico, em escolas ou pequenas empresas.

A palavra Desktop tem vários significados. basicamente é a denominação ao gabinete com os acessórios internos como processador, cooler, placa-mãe, fonte de alimentação, discos rígidos, CD-ROM, Gravador de CD, Leitor de DVD, Gravador de DVD etc. Num Desktop o monitor, o teclado, o mouse e as caixas de som são itens opcionais.

A expressão "computador pessoal" (ou sua abreviação em inglês PC, de "Personal Computer") é utilizada para denominar computadores de mesa (desktops), laptops ou Tablet PCs executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. Os Sistemas Operacionais predominantes são Microsoft Windows, MAC OS X e Linux e as principais arquiteturas são as baseadas nos processadores x86, x64 e PowerPC. No entanto o termo PC tem sido utilizado apenas para computadores pessoais derivados do modelo da IBM, o IBM PC, devido a larga campanha publicitária em 1981. A atual convergência entre PCs e palmtops, celulares e dispositvos móveis que possuem funções similares, sistemas operacionais e componentes leva a uma discussão sobre a extensão do termo "computador pessoal" a esses dispositivos.


O mercado atual de PCs


Os PCs representam atualmente um dos maiores mercados mundiais. As vendas de PCs crescem constantemente e batem recordes extraordinários. De acordo com a empresa de pesquisa IDC,[3] 66,9 milhões de PCs foram comercializados em 2007, contra 57,9 milhões um ano atrás. As vendas de computadores portáteis contaram muito para o aumento de 15,5% nas vendas globais de PCs de julho até setembro de 2007, em relação ao mesmo período do ano passado, especialmente na Europa, segundo a empresa de pesquisa IDC. A pesquisa também aponta um crescimento maior nas vendas fora dos EUA.


As três maiores fabricantes de PCs de acordo com a IDC, no terceiro trimeste de 2007, são:


1.HP: 18,8% de participação no mercado;

2.Dell: 14,4% de participação no mercado;

3.Acer: 8,1% de participação no mercado;


Referências: [8] [9][10]


Alguns modelos: [11][12]


Grazielle Muniz Gobetti - Sistemas de telecomunicações 2011/1


Nettop

O Nettop é um desktop reduzido, seu nome é proveniente da junção dos termos "internet e desktop". São capazes de executar diversas tarefas básicas como navegar na web, acessar aplicativos para web, processar documentos, executar mídias como áudio e vídeo e outras atividades que não exigem grande desempenho do computador.

Seu tamanho bastante compacto garante muitas vantagens em relação aos convencionais. Seu custo é bastante reduzido, consomem consideravelmente menos energia e não necessitam de sistemas de refrigeração, tornando-os mais silenciosos. Entretanto, apesar do modelo dinâmico e moderno não são portáteis, pois precisam estar conectados a monitores.

O MiniMac da Apple, é um exemplo, possui processador Intel Core 2 Duo com 2 GHz, 2GB de RAM (SDRAM) DDR3, HD SATA de 5400 rpm e até 320 GB de capacidade. A placa de vídeo Intel GMA 950 com resolução máxima de 2048 x 1536 x 32 bit e frequência de 75 Hz. A conexão pode ser de 10, 100 ou 1000 Mbit/s com uma placa Realtek RTL 8168. As portas contam com SD, SDHC, Mini SD, MMC.


Fotos: [13][14][15]


Referências: [16] [17] [18]


Booktop

O Booktop possui todas as características e funções de um notebook convencional. Seu grande diferencial está na qualidade gráfica que é muito superior aos demais. É perfeito para o desenvolvimento e execução de softwares, jogos, e outras aplicações que exijam bastante da qualidade gráfica do computador.

É bastante portátil e pode ser conectado ao Dock Station que é a base de encaixe do dispositivo móvel, utilizado para recarregar ou melhorar suas funções, sendo assim configurado automaticamente com monitor, mouse e teclado. Também está disponível em configurações já acopladas aos notebooks e netbooks.


Um bom exemplo desse computador é o modelo da Gigabyte M1022 que possui processador Intel Atom N270 de 1.6GHz, pareados com os gráficos da empresa GMA950, 1GB de RAM e 160GB 5400 rpm no disco rígido, há também WiFi b/g, 10/100 ethernet e Bluetooth 2.1,juntamente com uma bateria de 6 células, três portas USB 2.0, VGA, áudio in / out, uma webcam de 1.3 megapixels e um slot ExpressCard. O Sistema Operacional é o Windows XP Home, com medidas de 265 x 180 x 27,2-31,3 mm e pesa 1,3 kg.


Fotos: [19][20][21]


Referências: [22] [23] [24]


Plug Computer

Esse "computador de tomada" possui o tamanho bastante reduzido e seu design é muito semelhante ao de um carregador de celular.

Quando conectado a um computador ou rede, realiza funções de backup e compartilhamento de arquivos, funcionando como um mini servidor. Como possui boa capacidade de memória RAM, executa com sucesso, arquivos de mídia, como vídeos e áudio. Possui também Wireless e Bluetooth integrados, entrada para cartões memória/mini e portas USB. Devido ao seu pequeno tamanho, é muito leve, consome pouca energia e não necessita de sistema de ventilação.

O Plug Computer da Marvell 3.0 possui: Processador de 1.2 GHz, 512 MB de Flash, 512 MB DDR2 e Sistema Operacional Linux, instalado de forma Default - compatível com outras distribuições.


Fotos: [25] [26] [27]


Referências: [28] [29] [30]


Caroline Liz Scoz - Sistemas de Telecomunicações



Mainframes e a arquitetura híbrida de processadores

Foto de um Mainframe IBM:[31]


Mainframe é o nome atribuído a computadores de grande porte dedicados ao processamento de grande volume de informações. Estes computadores , devido a sua arquitetura e alta capacidade de processamento são capazes de atender a milhares de solicitações de usuários ligados diretamente em terminais ou em rede. Além, disso, são capazes de executar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo, facilitando também a sua manutenção, pois operam virtualizando vários servidores de médio porte. Atualmente, os mainframes são usados por grandes companhias, bancos, universidades, órgãos governamentais e centros de pesquisa que precisam de acesso e processamento rápido de grande base de dados. Tendo como base a necessidade de atender a grandes volumes de requisição e processamento de dados, novas soluções em termos de arquitetura de processadores são apresentadas: desde chips multicores ao aumento do nível de paralelismo entre os diversos nucleos de processamento de um mesmo chip. Outra alternativa, é a implementação de computadores baseados no conceito de arquitetura híbrida de processadores.

Arquitetura de computadores com processadores Híbridos

Computadores híbridos são compostos por distintos tipos de processadores, fortemente acoplados sob um sistema integrado de controle e gestão, que possibilita o processamento de cargas complexas e variadas. A Intel e AMD, por exemplo, estão trabalhando em chips multicore nos quais os núcleos de processamento são distintos entre si, para possibilitar ganhos de desempenho sem bater no teto da dissipação de calor.

A IBM está trabalhando em um novo servidor da plataforma z/Series, o qual conterá processadores das suas tradicionais famílias (Mainframe, POWER7 e x86) dispostos numa única plataforma computacional, gerenciada de forma centralizada e integrada, trata-se do conceito de servidor híbrido. Com essa nova plataforma, que está em fase final de desenvolvimento, a IBM pretende prover uma solução de grande desempenho e escalabilidade, capaz de atender às demandas por soluções que requerem poder de processamento com características mistas entre as tradicionais aplicações comerciais e aplicações de computação intensiva (High Performance Computing). Com os computadores híbridos pretende-se ultrapassar as limitações impostas pelas atuais arquiteturas e também resolver os problemas gerados pela forte dependência existente entre as aplicações e a plataforma computacional para as quais foram originalmente projetadas. Esse novo tipo de computador funcionará como se fossem vários servidores lógicos virtualizados num único servidor físico, com uma camada de gerência integrada, capaz de distribuir partes de uma aplicação para o processador que lhe for mais propício,dando ao seu usuário as facilidades e os beneficios de uma plataforma fisicamente centralizada, mas logicamente distribuída, endereçando os atuais desafios do mundo descentralizado relativos à integração de aplicações, segurança, monitoração, distribuição de carga e contabilidade do uso de recursos, entre outros.

Modelo da Plataforma de Computação Híbrida

Visão de uma plataforma baseada em computação híbrida:[32]

Referências:

https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/tlcbr/entry/computadores_hibridos_a_proxima_fronteira_da_computacao?lang=en/

http://hpc.pnl.gov/projects/hybrid-computing/

http://www.ibm.com/br/systems/z/hardware/index.phtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mainframe#Mainframes


Kátia Terezinha Lenfers- Sistemas de Telecomunicações-IF-SC-São José- ICO- 2011/01- Professor Marcelo Sobral