Mudanças entre as edições de "Cabeamento Estruturado (técnico) (diário 2011-2)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 10: Linha 10:
 
** ** [http://www.sj.ifsc.edu.br/~saul/plano%20de%20ensino%20curso%20tecnico%202011-2.pdf plano de ensino], [http://www.sj.ifsc.edu.br/~saul/bilbiografia%20tecnico.pdf Bibliografia de referencia]
 
** ** [http://www.sj.ifsc.edu.br/~saul/plano%20de%20ensino%20curso%20tecnico%202011-2.pdf plano de ensino], [http://www.sj.ifsc.edu.br/~saul/bilbiografia%20tecnico.pdf Bibliografia de referencia]
  
* Visão geral dos meios de transmissão
+
* Visão geral dos meios de transmissão: par trançado, cabo coaxial, fibra óptica, guia de onda e espaço aberto (wireless)
 +
** Par trançado: utilizado na rede de distribuição telefônica, principalmente do armário de distribuição até o assinante. Também é utilizado no cabeamento estruturado. Em geral esta acondicionado em cabos com vários pares, os quais são identificados pelo código de cores empregado na telefonia.
 +
** Cabo coaxial: empregado nas redes de distribuição de CATV, na interligação entre equipamentos de telecomunicações e nas ligações entre transmissores e antenas. É formado por um condutor central, dielétrico, malha externa e capa protetora. Não é recomendado para o cabeamento estruturado.
 +
** Fibra óptica: utilizado em redes de transmissão e distribuição telefônicas, em redes de CATV e no cabeamento estruturado. É composta por um núvleo e uma casca, dois vidros com índices de refração diferentes. No cabeamento estruturado sua maior restrição de uso é o custo dos equipamentos de ponta (placas de rede e portas de equipamentos ópticas)
 +
** Guia de onda: utilizado na faixa de microondas, em frequências próximas ou superiores a 2 GHz. Nessa faixa de frequência apresenta menor atenuação do que os cabos coaxiais equivalentes. Utilizado para interligar estágios e amplificadores de potência em sistemas de radiodifusão e para ligar esses amplificadores aos seus respectivos sistemas de antenas.
 +
** espaço aberto ou sistemas wireless - utilizado em nos sistemas de telecomunicações sem fios
 +
 
 +
* cabeamento estruturado
 +
** instalações de entrada: infraestrutura para interligar a rede de uma edificação ou campus com a rede externa. É formado por dutos, caixas, armários, cabos, conectores, equipamentos de proteção, postes e demais elementos necessários para interligar as duas redes.
 +
*** o acesso a rede externa pode ser feito de diferentes formas: aérea, subterrânea, diretamente enterrada, via radiotransmissão.
 +
*** centelhadores: dispositivos de proteção contra sobretensão, disponibilizam uma forma de desviar parcela de surtos de sobretensão para o sistema de aterramento de telecomunicações.
 +
*** PTC: dispositivo semicondutor de proteção contra sobrecorrente. Em surtos de sobre corrente a resistência do dispositivo diminui, aumentando a dissipação por calor e eliminando parcela do surto
 +
*** Blocos BLI - ( Bloco de Linha Interno) antigos blocos de conexão utilizados em sistemas telefonicos.
 +
*** Blocos IDC - (Contato por Deslocamento do Isolante)  blocos de conexão para pares trançados utilizados no sistema telefônico e na instalação de entrada das edificações.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
<center><small>[[Cabeamento Estruturado (técnico) |Página principal da disciplina]]</small></center>

Edição das 14h08min de 9 de agosto de 2011

  • Plano de ensino [[[1]]]

Atividades desenvolvidas

2/08/2011

  • Visão geral dos meios de transmissão: par trançado, cabo coaxial, fibra óptica, guia de onda e espaço aberto (wireless)
    • Par trançado: utilizado na rede de distribuição telefônica, principalmente do armário de distribuição até o assinante. Também é utilizado no cabeamento estruturado. Em geral esta acondicionado em cabos com vários pares, os quais são identificados pelo código de cores empregado na telefonia.
    • Cabo coaxial: empregado nas redes de distribuição de CATV, na interligação entre equipamentos de telecomunicações e nas ligações entre transmissores e antenas. É formado por um condutor central, dielétrico, malha externa e capa protetora. Não é recomendado para o cabeamento estruturado.
    • Fibra óptica: utilizado em redes de transmissão e distribuição telefônicas, em redes de CATV e no cabeamento estruturado. É composta por um núvleo e uma casca, dois vidros com índices de refração diferentes. No cabeamento estruturado sua maior restrição de uso é o custo dos equipamentos de ponta (placas de rede e portas de equipamentos ópticas)
    • Guia de onda: utilizado na faixa de microondas, em frequências próximas ou superiores a 2 GHz. Nessa faixa de frequência apresenta menor atenuação do que os cabos coaxiais equivalentes. Utilizado para interligar estágios e amplificadores de potência em sistemas de radiodifusão e para ligar esses amplificadores aos seus respectivos sistemas de antenas.
    • espaço aberto ou sistemas wireless - utilizado em nos sistemas de telecomunicações sem fios
  • cabeamento estruturado
    • instalações de entrada: infraestrutura para interligar a rede de uma edificação ou campus com a rede externa. É formado por dutos, caixas, armários, cabos, conectores, equipamentos de proteção, postes e demais elementos necessários para interligar as duas redes.
      • o acesso a rede externa pode ser feito de diferentes formas: aérea, subterrânea, diretamente enterrada, via radiotransmissão.
      • centelhadores: dispositivos de proteção contra sobretensão, disponibilizam uma forma de desviar parcela de surtos de sobretensão para o sistema de aterramento de telecomunicações.
      • PTC: dispositivo semicondutor de proteção contra sobrecorrente. Em surtos de sobre corrente a resistência do dispositivo diminui, aumentando a dissipação por calor e eliminando parcela do surto
      • Blocos BLI - ( Bloco de Linha Interno) antigos blocos de conexão utilizados em sistemas telefonicos.
      • Blocos IDC - (Contato por Deslocamento do Isolante) blocos de conexão para pares trançados utilizados no sistema telefônico e na instalação de entrada das edificações.


Página principal da disciplina