CEL18702 2016 1 AULA12

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 07h45min de 12 de julho de 2016 por Douglas (discussão | contribs) (→‎Matemática)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Análise de Circuito em Corrente Alternada (CA)

Grandezas Senoidais

Até o momento nos vimos somente tensões e correntes contínuas, ou seja, aquelas que possuem módulo e sentido constantes ao longo do tempo. A Figura 1 mostra esse comportamento.

Fig66 CEL18702.png

Figura 1 - Comportamento da Corrente (A) e da tensão (V) ao longo do tempo.


Uma tensão ou corrente é dita alternada quando muda periodicamente de módulo e sentido. Dependendo da forma como varia a grandeza em função do tempo, existem diversos tipos de tensões e correntes alternadas, ou seja, diversas formas de onda: quadrada, triangular, senoidal, etc. Entre elas a mais importante é a senoidal porque assim é gerada, transmitida e distribuída a energia elétrica. A Figura 2 mostra alguns exemplos de formas de onda.


Fig67 CEL18702.png

Figura 2 - Tipos de formas de onda.

Matemática

De todas as formas de onda de sinais alternados, a mais importante é a senoidal. A forma de onda de tensão CA pode ser descrita matematicamente pela fórmula:


Para a corrente em CA pode ser descrita como:


O valor de pico-a-pico de uma tensão alternada é definida como a diferença entre o seu pico positivo e o seu pico negativo. Desde o valor máximo de que é +1 e valor mínimo que é -1, uma tensão oscila entre +A e -A. A tensão de pico-a-pico, escrita como , é, portanto (+A) - (-A)= 2A. Geralmente a tesnão CA é dada sempre no seu valor eficaz, que é o valor quadrático médio desse sinal elétrico (rms). sendo escrito como ou . Para uma tensão senoidal temos:

é útil no cálculo da potência consumida por uma carga. Se a tensão CC de valor transfere certa potência P para a carga dada, então uma tensão CA de valor irá entregar a mesma potência média P para a mesma carga se . Por este motivo, rms é o modo normal de medição de tensão em sistemas de potência.

Para ilustrar estes conceitos, considere a tensão de 220V CA, usada em alguns estados brasileiros e em Portugal. Ela é assim chamada porque seu valor eficaz (rms) é, em condições normais, de 220V. Isto quer dizer que ela tem o mesmo efeito joule, para uma carga resistiva, que uma tensão de 220V CC. Para encontrar a tensão de pico (amplitude), podemos modificar a equação acima para:


Para 220V CA, a tensão de pico ou A é, portanto, (aproximado). O valor de pico-a-pico de 220V CA é ainda mais alta: <math>2.220V.\sqrt{2} = 622V.

Note que para tensões não senoidais, temos diferentes relações entre seu pico de magnitude valor eficaz. Isso é de fundamental importância ao se trabalhar com elementos do circuito não lineares que produzem correntes harmônicas, como retificadores.

Referências

[1]




<< <> >>