Mudanças entre as edições de "Avaliação do Curso na MCC - 2014"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 17: Linha 17:
 
:*Analisar/avaliar o curso conforme as respostas aos questionários
 
:*Analisar/avaliar o curso conforme as respostas aos questionários
 
:*Apresentar propostas de mudança.   
 
:*Apresentar propostas de mudança.   
:*'''IMPORTANTE!'' Os fórum que deverá discutir e aprovar as mudanças é o colegiado do curso, subsidiado pelo NDE.
+
:*'''IMPORTANTE!''' O fórum que deverá discutir e aprovar as mudanças no curso é o colegiado do curso, subsidiado pelo NDE.
  
 
CITAR regulamentação:
 
CITAR regulamentação:
Linha 42: Linha 42:
  
 
:* Professores envolvidos em projetos:  
 
:* Professores envolvidos em projetos:  
::* pesquisa ( ); extensão ( ).
+
::* ensino (  ); pesquisa ( ); extensão ( ).
  
:* Alunos que participaram/participam de projetos:  pesquisa ( ); extensão ( ).
+
:* Alunos que participaram/participam de projetos:
:* Alunos por fase do curso:
+
::* ensino ( ); pesquisa ( ); extensão ( ).
  
  

Edição das 09h50min de 13 de outubro de 2014

Data e Período de Avaliação

Terça-Feira - dia 14/10/2014 - das 8h às 17h

Organização do Evento

8h-9h - Apresentação do PPC do Curso

Objetivos do Seminário de Avaliação
  • Esclarecer os alunos e professores sobre o currículo do curso.
  • Levantar questões relativas ao currículo.
  • Analisar/avaliar o curso conforme as respostas aos questionários
  • Apresentar propostas de mudança.
  • IMPORTANTE! O fórum que deverá discutir e aprovar as mudanças no curso é o colegiado do curso, subsidiado pelo NDE.

CITAR regulamentação:

Apresentação do PPC do Curso
  • Bases regulamentação do curso:
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia - MEC (aprovado e publicado em DOU)
  • Referenciais nacionais dos cursos de engenharia - MEC (discutido em 2010, mas não aprovado)
  • Diretrizes para os Cursos de Engenharia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. (aprovado no CEPE em 2010).
Dados Gerais do Curso
  • 153 alunos no curso:
Ingressos por semestre: 2012-1 (32), 2012-2 (32), 2013-1 (32), 2013-2 (32), 2014-1 (32), 2014-2 (40)
Distribuição por semestre de ingresso: 2012-1 (17), 2012-2 (22), 2013-1 (22), 2013-2 (24), 2014-1 (28), 2014-2 (40)
  • 26 professores envolvidos no curso atualmente. Doutores: 12 (46.15%), Mestres: 23 (88.46%).
  • Além dos atuais, já lecionaram no curso outros 12 professores.
  • 36 alunos que realizaram/realizam estágio não obrigatório.
  • 9 alunos estão realizando intercâmbio pelo programa Ciências Sem Fronteira:
  • Por países: 2 Alemanha, 1 Hungria, 1 Reino Unido, 1 Canada, 4 Estados Unidos da America.
  • Professores envolvidos em projetos:
  • ensino ( ); pesquisa ( ); extensão ( ).
  • Alunos que participaram/participam de projetos:
  • ensino ( ); pesquisa ( ); extensão ( ).


Perfil Profissional do Egresso

O engenheiro de Telecomunicações formado pelo IF-SC deve ser capaz de atuar prontamente no arranjo produtivo e de serviços da região, não somente preenchendo as necessidades atuais do setor, mas exercendo o papel de agente empreendedor e transformador da sociedade. Neste sentido, o engenheiro deve ser capaz de criar novos negócios e, por consequência, gerar indiretamente novas oportunidades para outros setores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Entretanto, ele deve ser consciente de que as ações resultantes de seu trabalho devem garantir o bem estar das gerações futuras e por isso zelar pelo desenvolvimento de projetos ecologicamente corretos e por ações que não priorizem o ganho material e de capital em detrimento ao ser humano e a natureza, e o individual sobre o coletivo.

Uma visão de consenso dos proponentes do curso sobre o perfil do profissional é a de que o nosso país não deve ser um mero reprodutor de tecnologias, mas ter a capacidade de criar novas tecnologias e produtos sendo capaz de se igualar a outros países desenvolvidos em termos de número de patentes e registros de inovações. Neste sentido a formação do egresso da Engenharia de Telecomunicações tem como “competência central” o Projeto e Implementação de Sistemas de Telecomunicações, envolvendo software, hardware e processamento de sinais, mas ao mesmo tempo mantendo um viés horizontal de formação, de forma a ampliar as possibilidades de colocação do profissional. Um fator que contribuirá de forma significativa para a formação plena do egresso é a inserção dos alunos em projetos de pesquisa e desenvolvimento, os quais são realizados frequentemente pelos professores do grupo com o objetivo de integrar as atividades de ensino, pesquisa e a extensão.

Para fins didáticos, o perfil do egresso da Engenharia de Telecomunicações foi dividido em dois componentes: um perfil de formação geral e um perfil técnico específico. O perfil de formação geral procura articular as recomendações apontadas pelos MEC (MEC, 2009a) com aquelas sistematizadas a partir de um seminário realizado com as empresas da área de telecomunicações da região da Grande Florianópolis em 10 de junho de 2010. Neste perfil de formação geral destaca-se a capacidade de: (i) trabalhar em equipe, bem como gerenciar processos e pessoas; (ii) articular o desenvolvimento tecnológico e sua relação com as questões humanas, sociais e ambientais; (iii) considerar em suas atividades a ética, a segurança, as regulamentações, a legislação e as questões relativas ao mundo do trabalho; (iv) dialogar com os arranjos produtivos culturais, locais e regionais; (v) e ter uma visão sistêmica dos processos tecnológicos, considerando soluções e projetos integrados.

O perfil técnico específico tem como ponto de partida o “Referencial Nacional para Engenharia de Telecomunicações” (MEC, 2009b), o qual estabelece como “capacidade principal” para perfil do egresso do Engenheiro de Telecomunicações atuar no planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações. Esta capacidade principal foi detalhada e articulada em função do perfil institucional da área de telecomunicações do IF-SC e em função dos arranjos produtivos locais e regionais, compilados também a partir do seminário realizado em junho de 2010 com as empresas da área de telecomunicações da região da Grande Florianópolis.

Como campo de aplicação, incluso nos Sistemas de Telecomunicações, estão as Redes de Computadores, o Sistema Telefônico e os Enlaces de Rádio frequência, Enlaces Ópticos e Enlaces de Satélite. Nestes sistemas destaca-se a tendência de convergência das tecnologias em torno das redes baseadas em comutação de pacotes, com destaque para os protocolos da arquitetura TCP/IP, a qual tem um papel de destaque na formação a ser desenvolvida no curso.

Áreas de Atuação

Conforme o “Referencial Nacional para Engenharia de Telecomunicações” (MEC, 2009b), o Engenheiro de Telecomunicações é habilitado para trabalhar em empresas de telecomunicações, no desenvolvimento e operação de sistemas de comunicações e com tecnologia da informação; em empresas de Telemática, com técnicas analógicas e digitais; em empresas de telefonia e radiocomunicação fixa e móvel com satélites de comunicação; comunicação multimídia e telecomunicação via cabo ou rádio; com instalações, equipamentos elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos da Engenharia de Comunicação e de Telecomunicações; e com sistemas de cabeamento estruturado e fibras ópticas; em empresas de radiodifusão de sons e imagens, analógicas e digitais.

O Engenheiro de Telecomunicações do IF-SC terá como “competência central” o Projeto e Implementação de Sistemas. Com isto o mesmo estará capacitado a atuar nas áreas de desenvolvimento de produtos e sistemas para empresas de telecomunicações e na elaboração de soluções tecnológicas integradas, envolvendo projeto e desenvolvimento de software e hardware, para a área de telecomunicações.

Competências Finais

A Engenharia de Telecomunicações do IF-SC tem como “competência central” o Projeto e Implementação de Sistemas, envolvendo software, hardware e processamento de sinais. Para atender a esse foco de formação, o engenheiro formado terá as competências:

  • Projetar de forma integrada hardware e software de Sistemas de Telecomunicações, utilizando de metodologias apropriadas;
  • Utilizar técnicas formais para o projeto, validação e implementação de novos protocolos de comunicação;
  • Projetar e realizar experimentos para avaliação de desempenho de redes de comunicação;
  • Projetar e implementar algoritmos específicos para o processamento de sinais no contexto de sistemas de telecomunicações.

Como campo de aplicação, incluso nos Sistemas de Telecomunicações, estão as Redes de Computadores, o Sistema Telefônico e os Enlaces de Rádio Frequência, Enlaces Ópticos e Enlaces de Satélite. Nestes sistemas destaca-se a tendência de convergência das tecnologias em torno das redes baseadas em comutação de pacotes, com destaque para os protocolos da arquitetura TCP/IP, a qual tem um papel de destaque na formação a ser desenvolvida no curso.

FONTE: 4

PERFIL DO EGRESSO O Bacharel em Engenharia de Telecomunicações ou Engenheiro de Telecomunicações atua no desenvolvimento de sistemas e instalações de telecomunicações e de seus respectivos equipamentos. Em sua atividade planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas, instalações e equipamentos de telecomunicações com e sem fio; sistemas e equipamentos de comunicação interna, externa, celular e satélite; redes de comunicação, cabeamento interno, externo e estruturado de rede lógica; sistemas irradiantes, de radiodifusão, radar e sistemas de posicionamento e de navegação. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

AMBIENTES DE ATUAÇÃO O Engenheiro de Telecomunicações atua em empresas concessionárias dos serviços de telecomunicações, de telefonia fixa e móvel e de comunicação multimídia; em empresas de satélites, de comunicação via rádio, de telemática; em empresas de cabeamento estruturado e fibra-óptica e de infra-estrutura para sistemas de telecomunicações; em redes de rádio e televisão (via cabo ou rádio); em indústrias de telecomunicações e de informática; na indústria eletroeletrônica; nos órgãos reguladores das atividades de telecomunicação; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. </syntaxhighlight> FONTE: 2

Art. 3º O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; VI - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; VII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; IX - atuar em equipes multidisciplinares; X - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; XII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; XIII - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. </syntaxhighlight> FONTE: 3.

Matriz Curricular
Diretrizes para os Cursos de Engenharia - IFSC

FONTE:1 Art. 6º Todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade. § 1º O núcleo de conteúdos básicos, cerca de 30% da carga horária mínima, versará sobre os tópicos que seguem: I - Metodologia Científica e Tecnológica; II - Comunicação e Expressão; III - Informática; IV - Expressão Gráfica; V - Matemática; VI - Física; VII - Fenômenos de Transporte; VIII - Mecânica dos Sólidos; IX - Eletricidade Aplicada; X - Química; XI - Ciência e Tecnologia dos Materiais; XII - Administração; XIII - Economia; XIV - Ciências do Ambiente; XV - Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. § 2º Nos conteúdos de Física, Química e Informática, é obrigatória a existência de atividades de laboratório. Nos demais conteúdos básicos, deverão ser previstas atividades práticas e de laboratórios, com enfoques e intensividade compatíveis com a modalidade pleiteada. </syntaxhighlight> FONTE: 3.

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO Eletricidade; Circuitos Elétricos; Circuitos Lógicos; Eletromagnetismo; Compatibilidade Eletromagnética; Eletrônica Analógica e Digital; Propagação de Ondas; Radiodifusão; Antenas; Telefonia; Teoria das Comunicações; Comunicação Analógica e Digital; Comunicações Móveis e sem Fio; Sistemas Ópticos; Comunicação Via Satélite; Sistemas Modulados e Codificados; Processamento Digital de Sinais; Organização e Arquitetura de Computadores; Algoritmos; Linguagens de Programação; Sistemas Operacionais; Redes de Computadores; Redes de Dados; Dispositivos Ópticos; Matemática; Física; Química; Ética e Meio Ambiente; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). </syntaxhighlight> FONTE: 2.

Como o currículo da engtelecom atende a essa diretriz?

Podemos ver diretamente a associação de disciplinas a maioria desses tópicos:

  • I - Metodologia Científica e Tecnológica; Metodologia de Pesquisa (MPQ29005)
  • II - Comunicação e Expressão; Comunicação e Expressão (PTG29007)
  • III - Informática; Programação I (PRG29002)
  • IV - Expressão Gráfica; Desenho Técnico (DES29001)
  • V - Matemática; Cálculo I (CAL29001), Geometria Analítica (GAL29001), Cálculo II (CAL29002), Álgebra Linear (ALG29002), Cálculo III (CAL29003)
  • VI - Física; Física I (FSC29001), Física II (FSC29002), Física III (FSC29005)
  • VII - Fenômenos de Transporte; Fenômenos de Transporte (FEN29006)
  • VIII - Mecânica dos Sólidos; Mecânica dos Sólidos (MEC29004)
  • IX - Eletricidade Aplicada; Eletricidade e Instrumentação (ELI29001)
  • X - Química; Química Geral (QMC29002)
  • XI - Ciência e Tecnologia dos Materiais; Ciência e Tecnologia dos Materiais (QMC29003)
  • XII - Administração; Administração para Engenharia (ADM29008)
  • XIII - Economia; Economia para Engenharia (ECO29009)
  • XIV - Ciências do Ambiente; Engenharia e Sustentabilidade (SUS29009)
  • XV - Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. Projeto Integrador I (PJI29001), Engenharia e Sustentabilidade (SUS29009)

No entanto algumas dessas disciplinas foram indicadas com candidatas a optativas no curso (pouco interesse que despertam). A pergunta que precisamos responder é: Se elas precisam estar no curso, como fazer com que eles estejam plenamente integradas as demais disciplinas do curso?

FONTES:

1. DELIBERAÇÃO CEPE/IFSC Nº 044, DE 06 DE OUTUBRO DE 2010 - Estabelece Diretrizes para os Cursos de Engenharia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
2. REFERENCIAIS NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA [1] - REFERENCIAL DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
3. Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
4. Projeto Pedagógico do Curso - IFSC
5. LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 - Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.
6. RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973 - Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. (ANTIGA)
7. Resolução CONFEA 1010/2005 - Dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional. (NOVA)
  • RESPONSÁVEL: Prof. Marcos Moecke

9h-9h45 - Apresentação dos Resultados da Pesquisa

  • Síntese de respostas da avaliação dos professores e de alunos
  • RESPONSÁVEL: Arliones

10h-10h45h - Discussão entre sub-áreas e preparação de apresentação

  • Os professores das diversas subáreas serão convidados a se reunir e preparar um breve relato dos conteúdos e competências a serem desenvolvidas das disciplinas. De posse do diagnóstico feito através do formulário, também será solicitado um breve relato dos problemas encontrados.
  • RESPONSÁVEL: Eraldo e Pedro
  • Modelo de relato (Eraldo)
  • Os alunos poderiam ser convidados a debater seus problemas neste momento (?)
  • RESPONSÁVEL: Thiagos
  • Modelo de relato (eraldo)

10h45-12h - Apresentação de subáreas, levantamento de problemas e possíveis soluções

  • Cada subárea (Matemática, Física, Outros, Circuitos Elet., Redes, Sinais, Hardware, Software, Telecomunicações, Projetos, etc) seria apresentada pelo relator e submetida a críticas pela audiência;
  • Os alunos do curso poderiam ter espaço aqui para falar sobre problemas encontrados?
  • RESPONSÁVEL: Marcos Moecke, Janete (secretaria)

14h-16h - Avaliação de vários tópicos

Marcos
  • Disciplinas Optativas; (avaliação das sugestões, feitas no IFSC ou fora)
  • Disciplinas ainda não oferecidas; (relato dos problemas a serem enfrentados).
  • Intercâmbio; (uma comunicação via Skype de um aluno em intercâmbio).
Pedro
  • Estágio; (relato numérico -Marcos, Regulamentação, convidar a Patricia).
  • Atividades Complementares; (propostas, regulamentar).
  • Atividades de Extensão. (relato, PNE e PDI 10% da CH).
Arliones
  • Tópicos levantados nos formulários.
Eraldo
  • Pesquisa no Curso (Professores Visitantes, Pós-Graduação). Novos grupos de pesquisa.
  • Participação em Projetos; (relato da participação de alunos, professores (Marcos), bolsas de IC).
  • Publicação na área (artigos, livros), metas, relatório.