Modulações digitais M-árias

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

1 Modulações digitais M-árias - Simulink

Por definição, em um esquema de modulação digital M-ário, enviamos qualquer um de M possíveis sinais s1(t), s2(t),...., sM(t) durante cada intervalo de sinalização (símbolo) de duração T. Em quase todas as aplicações, M=2m , onde m é um inteiro. Sob esta condição a duração do símbolo é T =mTb onde Tb é a duração do bit. Esquemas de modulação M-ário são preferidos em detrimento de esquemas de modulação binário para a transmissão de dados digitais em canais passa-faixa quando a condição é conservar largura de faixa ao custo de aumento de potência e complexidade do sistema. Na prática, raramente encontramos um canal de comunicação que possui a largura de faixa exata necessária para a transmissão da saída de uma fonte de informação através de esquemas de modulação binária. Portanto, quando a largura de faixa do canal é menor do que o valor necessário, utilizamos um esquema de modulação M-ário para a conservação máxima de largura de faixa.


Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system(' Modulacoes_digitais')

ou

Modulacoes_digitais

1.1 Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, são necessários os Communications System Toolbox html, pdf e DSP System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink. A seguir temos os blocos utilizados no modelo se simulação:

Simulink
Communications System Toolbox
DSP System Toolbox

http://www.mathworks.com/help/dsp/ref/variance.html Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

1.2 Modelo e parâmetros

1.3 Testes que podem ser feitos

Os testes foram realizados nas versões 2014a e 2015a do software Matlab. A seguir alguns testes que podem ser feitos com este modelo.

  • Visualização dos efeitos de modulação e demodulação no domínio do tempo;