Modo texto no Ubuntu

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h49min de 21 de setembro de 2014 por Jorge.ld (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Arquivos e Diretórios

São nos arquivos e nos diretórios que estão armazenadas as suas informações pessoais de cada usuário no Ubuntu. Um exemplo de arquivo que guarda informações de usuários é o /etc/passwd


Comandos básicos

cd (change directory): Muda para o diretório escolhido.

ls (list): Lista o conteúdo de determinado diretório.

cat: Lê determinado arquivo.

mkdir (make directory): Cria um novo diretório.

touch: Cria um novo arquivo.

history: Mostra o histórico de comandos.

pwd: Mostra o diretório corrente.

rm: Remove um arquivo.

rm -r: Remove um diretório

file: Descreve o arquivo solicitado.

su: Entra no superusuário

mv: Move ou renomeia arquivos/diretórios.

cp: Copia arquivos/diretórios.


Usuários e Grupos

Os usuários são quem usam o computador. Num mesmo computador podemos ter vários usuários. Num computador com vários usuários, os mesmos podem estar divididos em grupos. Por exemplo, temos 5 usuários (usuário01, usuário02, usuário03, usuário04, usuário05)divididos em 2 grupos (grupo01, grupo02), onde estão no grupo01 o usuário01, usuário02 e usuário03 e estão no grupo02 o usuário04 e usuário05. Uma pasta com permissionamento 750, criada pelo usuário01 e tendo como grupo-dono o grupo01, poderá ser lida, escrita e executada pelo dono dela e lida e executada pelo grupo-dono, ou seja, todos os membros do grupo01.

Permissionamento

Para que os usuários não tenham seus arquivos e pastas acessados por qualquer outro usuário do computador, existe o permissionamento, que é uma forma de controle sobre o que outros usuários, sendo de seu grupo ou não, poderão fazer em seus arquivos/pastas.

Exemplo 1: Você (usuário01) é dono de uma pasta (/home/usuário01/pasta01) e quer que somente você tenha a permissão para ler, escrever e executar, o grupo-dono da pasta (grupo01) poderá somente ler e executar, e todos os outros usuários que não são o dono ou são do grupo-dono podem somente ler, mas não escrever nem executar. O comando usado seria: usuário01:~$ chmod 754 /home/usuário/pasta01

Exemplo 2: Você teve alguns desentendimentos com os outros usuários do grupo-dono, e agora quer que eles somente tenham a permissão de leitura. Para fazer esta alteração, você pode simplesmente copiar o comando anterior, mudando apenas o valor de 754 para 744.

Então ficaria: usuário01:~$ chmod 744 /home/usuário01/pasta01