PJI3-Interfaces de gerenciamento
Equipamentos de rede gerenciáveis podem ser configurados com diferentes métodos de acesso. Dependendo do modelo do equipamentos, interfaces de gerenciamento web ou CLI podem ser usadas.
1 Interface web
Alguns equipamentos oferecem uma interface de configuração via web, a qual deve ser acessada por meio de um endereço IP de gerenciamento do equipamento (detalhes devem ser obtidos de seu manual). Assim, basta conectar um computador a uma interface de rede do equipamento e acessar seu endereço IP usando um navegador. Esse tipo de interface é prática e de uso simplificado, porém nem sempre completa.
2 Interface de linha de comando (CLI) via SSH ou telnet
A interface de linha de comando, chamada também de CLI (Command Line Interface), é um tipo de interface de gerenciamento tradicional. Por essa interface usualmente se tem acesso a todos os possíveis comandos e configurações implementados em um equipamento. Esse tipo de interface comumente se apresenta na forma de um menu hierarquizado. Roteadores e switches Cisco oferecem exemplos clássicos de CLI. Tal tipo de interface pode ser acessado através da rede, usando os programas SSH ou Telnet.
3 Interface de linha de comando (CLI) via console (porta serial)
Muitos equipamentos possibilitam que a interface CLI seja também acessada diretamente via porta serial, chamada de console. Esses equipamentos disponibilizam uma porta serial do tipo RS-232, ou uma porta USB que emula uma porta serial desse tipo. Para acessar o equipamento deve-se ter em mãos um cabo serial apropriado, um computador com porta serial RS-232 (se não houver a opção USB), e um programa emulador de terminal a ser executado no computador. O Linux oferece alguns programas emuladores de terminal tais como minicom e cutecom, e o Windows oferece o clássico hyperterminal. Esse tipo de acesso envolve configurar a porta serial do computador para que consiga se comunicar com o equipamento, segundo instruções do fabricante. Essa configuração envolve estes parâmetros:
- Taxa de bits: taxas de bits de comunicação típicas são 9600 (Cisco), 19200, 38400 (TP-Link), 57600 e 115200 bps.
- Tamanho da palavra: os equipamentos usam comumente 8 bits por palavra
- Stop bits: os equipamentos usam tipicamente 1 stop bit
- Paridade: não se usa paridade
- Controle de fluxo: normalmente feita automaticamente (não se deve selecionar o tipo de controle de fluxo)
Os manuais costumam apresentar a configuração da porta console com esta notação:
taxa tamanhoPalavra paridade stopbit
Ex:
9600 8N1
... que significa:
Taxa: 9600 bps
Tamanho da palavra: 8 bits
Paridade: N (desativada)
Stop bits: 1
4 Atividade
- Identifique as formas de acesso à interface de gerenciamento dos switches TP-Link SG 3210 ou Intelbras SG-2404
- Acesse a interface de gerenciamento do seu switch com cada um dos métodos disponíveis.