Projeto KD-PCM

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h22min de 13 de abril de 2014 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Link cuto: http://bit.ly/KD-PCM

1 Descrição do Projeto

O Kit Didádico de Modulação por Código de Pulso ou KD-PCM é basicamente um conversor de voz analógica para digital que utiliza a técnica de PCM (Modulação por Código de Pulso).

É um sistema que possui uma estrutura modular, ou seja, cada etapa do processo é executada por um Módulo, que por sua vez é interligado com os demais através de Flat-Cables e da Placa Base.

Sua implementação foi elaborada através de circuitos discretos, que permitem a análise passo a passo de todas as etapas que envolvem a técnica PCM, o que é de grande importância para o estudo didático e completo entendimento do seu funcionamento.

2 Histórico

O “Kit Didático de PCM” (KDPCM) foi iniciado pelos próprios alunos da instituição do CEFET/SC - Unidade de São José com ajuda do professor/orientador Marcos Moecke quando o curso de telecomunicações ainda era integrado com o ensino médio.

Posteriormente foi revisado através do simulador Electronics Workbench (EWB) e implementado em placas de circuito impresso utilizando o software Tango PCB pelo aluno/estagiário Luiz Antonio Schalata Pacheco em meados de 1999.

Agora no final de 2005 o aluno/estagiário Farleir Luís Minozzo deu prosseguimento ao projeto realizando a montagem de todas as placas já projetadas e executando os testes e correções necessárias para o funcionamento completo do Kit.

3 Aplicações

A principal aplicação do KDPCM está no ensino dos cursos técnicos e superiores em telecomunicações, dos quais podem-se citar as seguintes disciplinas:

  • Telefonia Digital (Técnica PCM)
  • Sinais e Sistemas (Filtros, Modulação)
  • Análise de Circuitos (Circuitos Discretos)
  • Instrumentação (Confecção de Layout e Placas de Circuitos Impressos)
  • Eletrônica Analógica (Amplificadores)
  • Informática / CAD (Simuladores de Circuitos)


4 Diagrama de Blocos Interativo KD-PCM

Amplificador de Entrada Filtro de Entrada Amostrador Conversor A/D
Gerador de Relógios Amplificador de Saída Filtro de Saída Conversor D/A

5 Diagrama de Fotos Interativo KD-PCM

Amplificador de Entrada Filtro de Entrada Amostrador Conversor A/D
Gerador de Relógios Amplificador de Saída Filtro de Saída Conversor D/A

6 Descrição detalhada dos Módulos