De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação
Ir para pesquisar
1 Objetivos
- Compreender o aprendizado de switches
- Segmentar LANs
2 Roteiro
2.1 Parte 1: Como switches aprendem
2.2 Parte 2: Segmentação de LANs
2.3 Parte 3: Segmentação de LANs com VLANs
- A rede descrita neste arquivo de configuração do Netkit2 é composta por um switch e quatro computadores. essa rede possui duas VLANs (VLAN 5 e VLAN 10), de forma que pc1 e pc4 pertencem a VLAN 5, e os computadores pc2 e pc3 estão na VLAN 10. Execute essa rede e teste a comunicação entre os computadores - quais computadores conseguem se comunicar ?

- A peça-chave na implantação das VLANs foi o switch. Observe a configuração dessa rede, notando que atributos foram usados nas portas do switch.
- Na figura abaixo, a rede da esquerda está fisicamente implantada em uma pequena empresa. No entanto, uma reestruturação tem como objetivo modificá-la de acordo com o diagrama mostrado à direita. Essa alteração da rede deve ser feita sem adicionar switches ou modificar o cabeamento (tampouco devem-se mudar as conexões de pontos de rede às portas de switches). Faça essa modificação em duas etapas:
- Crie um protótipo usando o Netkit2.
- Após entender o protótipo, implante essa rede no laboratório usando os switches TP-Link SG-3210.

- Arquivo de configuração lan1.conf, contendo a topologia física.
- Para criar a topologia lógica usando VLANs: use os atributos vlan_untagged e vlans_tagged nas portas dos switches, conforme o manual do Netkit2.