RED29004-2014-2-Seminario-Zigbee: mudanças entre as edições
Linha 2: | Linha 2: | ||
<div align="justify"> O seguinte trabalho aborda brevemente conceitos de topologias de rede sem fio, dando ênfase para a tecnologia ZigBee. O padrão ZigBee possibilita comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos, e é utilizada pelo baixo custo de implantação e consumo de potência. Essa tecnologia se baseia no modelo OZI(Open Systems Interconnection) de rede segundo os padrões IEEE 802.15.4. Também abordamos algumas aplicações da tecnologia, por exemplo para automação residencial, sem contar as tecnologias onde se pode encontrar a tecnologia ZigBee e como funcionam seu protocolos de comunicação, os pacotes de dados e suas transmissões e todas as camadas com que ele trabalha.</div> | <div align="justify"> O seguinte trabalho aborda brevemente conceitos de topologias de rede sem fio, dando ênfase para a tecnologia ZigBee. O padrão ZigBee possibilita comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos, e é utilizada pelo baixo custo de implantação e consumo de potência. Essa tecnologia se baseia no modelo OZI(Open Systems Interconnection) de rede segundo os padrões IEEE 802.15.4. Também abordamos algumas aplicações da tecnologia, por exemplo para automação residencial, sem contar as tecnologias onde se pode encontrar a tecnologia ZigBee e como funcionam seu protocolos de comunicação, os pacotes de dados e suas transmissões e todas as camadas com que ele trabalha.</div> | ||
==Motivação== | |||
O sensoriamento e controle em diversos setores vem crescendo no mesmo ritmo das redes sem fio. Existem diversas tecnologias de rede sem fio e padrões definidos para atender as características de cada rede. Um desses padrões que recentemente vem ganhado destaque é o padrão Zigbee. Esse trabalho foi motivado devido a sua presença denro desse contexto. O desenvolvimento da tecnologia também é relacionado com o crescimento da participação da TI em novos setores, impulsionando o mercado de sensoriamento e controle | |||
== Tecnologias de Redes sem fio == | == Tecnologias de Redes sem fio == |
Edição das 18h39min de 21 de novembro de 2014
1 Introdução
2 Motivação
O sensoriamento e controle em diversos setores vem crescendo no mesmo ritmo das redes sem fio. Existem diversas tecnologias de rede sem fio e padrões definidos para atender as características de cada rede. Um desses padrões que recentemente vem ganhado destaque é o padrão Zigbee. Esse trabalho foi motivado devido a sua presença denro desse contexto. O desenvolvimento da tecnologia também é relacionado com o crescimento da participação da TI em novos setores, impulsionando o mercado de sensoriamento e controle
3 Tecnologias de Redes sem fio
3.1 Topologias de Redes sem fio

3.2 Padrões de Redes sem fio
3.2.1 Norma IEEE 802
802.3- Ethernet 802.11- Redes locais sem fios (WLAN). 802.15- Redes de área pessoal sem fios (WPAN).
3.2.2 Redes WPAN 802.15
3.2.3 Padrão ZigBee
4 Tecnologia ZigBee(XBee)

4.1 Camada Física
O padrão 802.15.4 especifica as seguintes características para a camada física:
- Existência de 3 bandas de frequência contidas em 27 canais.
- Define as modulações distribuídas nas 3 bandas de frequência.
- Possibilidade de configurar diversos níveis de segurança.
- Permite o endereçamento automático dos dispositivos.
- Possibilidade de confirmação de mensagens.
4.2 Camada MAC

4.3 Camada NWK

4.4 Camada de Aplicação
Esta camada tem a função de garantir uma gestão correta e um suporte fiável para as diversas aplicações.

4.5 Estrutura das Mensagens ZigBee
A estrutura dos pacotes de dados da camada de aplicação é formada por campos que contém um byte delimitador de início de mensagem, dois bytes que definem o tamanho do pacote, um frame de dados e um byte com o checksum. Essa é uma estrutura genérica, dependendo do tipo de mensagem essa estrutura pode variar como pode ser visto na figura abaixo.
4.6 Tipos de Mensagens
4.7 Usos do Protocolo ZigBee
Entretenimento doméstico e controle - Domótica, iluminação inteligente, controle de temperatura avançada, segurança, filmes e músicas. Redes de Sensores Sem Fio - Controle industrial, sensoriamento, coleta de dados médicos, alerta de eventos, automação predial. O padrão Zigbee é usado para aplicações para a Internet das Coisas, já que envolve o uso de tecnologias diversas como redes de sensores sem fio, com o objetivo de interagir com dispositivos conectados de qualquer local onde possua um ponto de acesso a internet.
Guilherme Morávia Soares de Matos, Doutor e Mestre em Tratamento da Informação Espacial, afirma que a arquitetura de aplicações de IoT envolve tecnologias como redes de sensores sem fio, protocolos ZigBee e IEEE 802.15.4 tecnologias que possibilitam a interação entre o mundo real e o mundo digital. Matos diz ainda que o uso de tais tecnologias irá promover uma crescente integração operacional com a TI devido ao emprego de sensores e controladores e a utilização de modelos de sistemas e processos típicos da TI tradicionais em sistemas de automação industrial.4.8 Módulos XBee

4.8.1 Configurações do módulo XBee
Cada dispositivo possui dois endereços, o MY (16 bits) e o Número Serial (64 bits). O MY é o endereço de rede, variável, e é distribuído automaticamente pelo coordenador assim que o nó entra na rede. Uma analogia interessante é associar o endereço MY com o endereço IP nas redes TCP/IP com DHCP, em que cada máquina recebe um endereço automaticamente. Já o Número Serial é único e invariável para cada dispositivo fabricado (semelhante ao endereço MAC das placas de rede Ethernet).
No parâmetro Channel ID, podemos escolher o canal de comunicação utilizado. Os parâmetros XBee Retries (RR) e o Node Discover Time (NT), correspondem, respectivamente, ao número de tentativas máximo que o módulo faz para enviar um dado e ao tempo máximo que o módulo procura por outros nós na rede em que se insere.
Os parâmetros na pasta Sleep Modes referen-se a opções de consumo energético. Nestes parâmetros são definidos os modos de Sleep do XBee de modo a minimizar o consumo energético. Além disso, pode-se ainda configurar o tempo durante o qual o módulo fica ativo antes de entrar no modo de Sleep selecionado.4.9 Desvantagens do padrão Zigbee
5 Conclusão
6 Referências Bibliográficas
- De Matos, Guilherme Morávia Soares. Desenvolvendo aplicações para o mundo físico. Revista Fonte - TI para a Gestão Pública. Dezembro 2013. http://www.prodemge.mg.gov.br/revista-fonte Acesso em 15/10/2014.
- Zigbee - Uma Abordagem Prática. Mário Saleiro e Emanuel Ey. Universidade do Algarve. http://lusorobotica.com/ficheiros/Introducao_ao_Zigbee_-_por_msaleiro.pdf. Acesso em 20/09/2014.
- Zigbee - http://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/zigbee/padrao.html. Acesso em 03/10/2014.
- Monsignore, Ferdinando. Sensoriamento de ambiente utilizando o padrão Zigbee. Dissertação Escola de Engenharia da USP. 2007.
- Digi, Manual dos Módulos Xbee. http://ftp1.digi.com/support/documentation/90000976_V.pdf. Acesso em 18/10/2014.
- IPV6.br, Redes ZigBee e sua integração à Internet e redes IPv6. http://ipv6.br/zigbee-usa-agora-6lowpan-sua-proxima-lampada-tera-ipv6/, acesso em 18/10/2014.