Mudanças entre as edições de "Plágio"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 29: Linha 29:
 
*Yank,V; Barnes, D. [http://jme.bmj.com/content/29/2/109.long Consensus and contention regarding redundant publications in clinical research: cross-sectional survey of editors and authors]. J Med Ethics, 29: 109-114, 2003.
 
*Yank,V; Barnes, D. [http://jme.bmj.com/content/29/2/109.long Consensus and contention regarding redundant publications in clinical research: cross-sectional survey of editors and authors]. J Med Ethics, 29: 109-114, 2003.
 
*Yilmaz  I. [http://www.nature.com/nature/journal/v449/n7163/full/449658a.html Plagiarism? No, we’re just borrowing better English]. Nature, 449: 658, 2007.
 
*Yilmaz  I. [http://www.nature.com/nature/journal/v449/n7163/full/449658a.html Plagiarism? No, we’re just borrowing better English]. Nature, 449: 658, 2007.
*Roig, M. [http://ori.hhs.gov/avoiding-plagiarism-self-plagiarism-and-other-questionable-writing-practices-guide-ethical-writing Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: A guide to ethical writing]
+
*Roig, M. [http://ori.hhs.gov/avoiding-plagiarism-self-plagiarism-and-other-questionable-writing-practices-guide-ethical-writing Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: A guide to ethical writing], [http://ori.hhs.gov/sites/default/files/plagiarism.pdf PDF]
  
 
=Entidades/Sites=
 
=Entidades/Sites=

Edição das 20h51min de 14 de novembro de 2014

Para evitar que seu trabalho seja considerado um plágio, siga algumas regras básicas. Utilizarei como texto base várias citações de textos, para ilustrar o processo. Em alguns textos usei aspas e em outros destaquei o texto com a identação de todo o parágrafo. Utilizarei um texto escrito pelo prof. Antonio Cezar Bornia entitulado "EVITANDO O PLÁGIO NA DISSERTAÇÃO". disponível no endereço www.eps.ufsc.br ou na cache do google

Segundo Bornia, o plagio se caracteriza por: "Plagiar alguém quer dizer que você se apropria das idéias daquela pessoa e as usa (ou divulga) como se fossem suas."

Segundo Bornia, existem várias motivos e formas de plágio. Evite plagiar.

"Tenho deparado com uma forma menos evidente de plágio entre meus orientandos, o que me deixou muito preocupado e motivou-me a escrever este texto. Penso que o mecanismo que leva ao plágio inicia-se quando o candidato está com seu tempo escasso e/ou tem dificuldade em escrever e/ou não está familiarizado com o tema. Na revisão, ele busca livros (normalmente, poucos livros) e começa a pegar pequenos trechos (uma frase ou um parágrafo) de uma obra ou outra e vai formando um “mosaico”, juntando as frases. Nos casos mais críticos, o aluno baseia seções inteiras em um único autor. De qualquer forma, não é intenção (creio, tenho fé, espero) plagiar, pois há citação da obra “consultada”. Só que há uma ou duas citações e páginas de cópia. Nos casos menos críticos, há citação e cópia de, no máximo, um parágrafo. Apesar de não haver a intenção de plagiar, o plágio existe, pois, se a cópia for literal, a citação deve ir entre aspas. Na paráfrase (quando você reproduz o que foi escrito com outras palavras, ou seja, você usa suas palavras para interpretar o que o autor disse), não deve ir aspas, pois você pode estar distorcendo o que os autores disseram."

Finalmente um conselho que Bornia dá a seus alunos que merecem ser lidas:

"Ao escrever (ou se já escreveu) o texto, peço que verifique todas as referências e coloque aspas (ou destaque o texto) em todas as citações literais. Com esta providência, você estará evitando plagiar inadvertidamente um autor. Isso é o mínimo que espero em um trabalho."

Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto "PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível no site twiki.edugraf.ufsc.br. O texto básico e referências existente na wikipédia em português também merecem ser lidos.

Textos sobre plagio

Entidades/Sites