IER-lab2: mudanças entre as edições

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 22: Linha 22:
</syntaxhighlight>
</syntaxhighlight>


<!--
 


== Parte 2: análise de comunicações ==
== Parte 2: análise de comunicações ==
Linha 90: Linha 90:
## Compare os valores identificados no ítem anterior. Quantos pacotes foram transmitidos, e quantos foram recebidos ? Quanto tempo levou a transmissão, e quanto demorou a recepção ?
## Compare os valores identificados no ítem anterior. Quantos pacotes foram transmitidos, e quantos foram recebidos ? Quanto tempo levou a transmissão, e quanto demorou a recepção ?
## Com base no resultado anterior, pode-se concluir que quadros recebidos numa porta do switch são armazenados no switch antes de serem retransmitidos para seu destino ?  
## Com base no resultado anterior, pode-se concluir que quadros recebidos numa porta do switch são armazenados no switch antes de serem retransmitidos para seu destino ?  
-->
 


* [[IER2018-2|Voltar]]
* [[IER2018-2|Voltar]]
-->

Edição atual tal como às 15h22min de 7 de agosto de 2018

este laboratório serão realizados experimentos para verificar o desempenho de uma LAN ethernet.

1 Roteiro

1.1 Parte 1: desempenho da rede

  1. Anote os valores dos contadores de quadros e bytes recebidos e enviados pela interface ethernet em seu computador. Use o comando ifconfig para visualizar esses contadores. Anote também o horário em que se fez essa medição.
  2. Os computadores se comunicarão aos pares, usando-se o programa netperf para gerar o tráfego e medir a capacidade do canal:
    netperf -f k -H endereço_IP
    
    (Obs: endereço_IP é o endereço IP computador alvo).
  3. Execute o netperf de forma sincronizada: os computadores devem iniciá-lo simultaneamente. Repita esse procedimento 3 vezes, anotando a taxa de transmissão obtida em cada computador.
  4. Carga de tráfego na rede durante o experimento: anote novamente os valores dos contadores de quadros e bytes recebidos e enviados pela interface ethernet em seu computador. Usando os valores medidos previamente, calcule:
    1. Quantos bytes e quadros foram enviados e recebidos durante o experimento
    2. As taxas médias de transmissão e recepção pela sua interface ethernet
    3. A utilização do seu link ethernet. Obs: a utilização é a razão entre quantos bytes foram enviados, e quantos bytes poderiam ser enviados ininterruptamente durante o experimento. O mesmo vale para os bytes recebidos.
  5. Repita os passos 1 a 4, mas antes configure os computadores para operarem em modo 100baseT half-duplex:
    sudo ethtool -s eth0 speed 100 duplex half autoneg off
    
    Houve diferença nas taxas de bits obtidas ? Caso sim, qual deve ser a explicação ?
  6. Configure a interface de rede do computador de volta para o modo auto-negociação:
    sudo ethtool -s eth0 autoneg on
    


1.2 Parte 2: análise de comunicações

  1. Execute o wireshark e capture alguns quadros na interface ethernet de seu computador (ao menos 100 quadros). Com base nessa captura, identifique o seguinte:
    1. Os campos do quadro Ethernet
    2. Quantos diferentes tipos de quadro foram capturados (ver o campo ethertype)
    3. Quais os menores e maiores tamanhos de quadro capturados
    4. Quantos quadros foram transmitidos em broadcast
  2. Efetue um ping para o computador de ao menos dois colegas, e capture os pacotes correspondentes. Anote os endereços MAC de origem e destino tanto dos quadros de requisição quanto de resposta. É possível ver alguma relação entre eles ?
  3. Com a captura ativada no wireshark, em seu computador faça ping para diferentes endereços externos ao laboratório (ex: 8.8.8.8, wiki.sj.ifsc.edu.br, www.google.com, ...).
    1. Identifique os pacotes capturados que correspondam ao tráfego gerado pelo ping.
    2. Compare os endereços MAC de origem e destino dos quadros ethernet capturados. Há alguma relação entre eles ? Qual a explicação ?
  4. A turma deve implantar a topologia em estrela vista na aula anterior. Em seguida, cada aluno deve fazer ping para os mesmos computadores usados no item 2. Anote novamente os endereços MAC dos quadros capturados, e compare-os com o que foi obtido no ítem 2. Há diferença ? Os computadores precisam endereçar os switches para se comunicarem ?

1.3 Parte 3: (DESAFIO!) análise do funcionamento de switches

  1. Este experimento busca mostrar como switches comutam os quadros: se os recebem e armazenam antes de retransmiti-los para seus destinos, ou se os retransmitem durante suas próprias recepções.
    1. Um dos computadores deve ter sua interface de rede configurada para operar a 10 Mbps full-duplex (ver aula anterior)
    2. Nesse computador deve-se rodar o wireshark para capturar pacotes UDP port 7788
    3. Além do wireshark, deve-se rodar também este programa:
      nc -l -u 7788 > texto
      
    4. Em outro computador deve-se baixar este arquivo: texto
    5. Nesse outro computador deve-se também rodar o wireshark, para capturar pacotes UDP port 7788
    6. Nesse computador onde se baixou o arquivo deve-se enviá-lo para o computador que está a 10 Mbps. Isso deve ser feito com este comando:
      nc -u IP_do_computador_a_10Mbps 7788 < texto
      
    7. Em cada um dos computadores, deve-se observar no wireshark quantos pacotes foram recebidos e transmitidos, e quanto tempo levou desde o primeiro até o último deles.
    8. Compare os valores identificados no ítem anterior. Quantos pacotes foram transmitidos, e quantos foram recebidos ? Quanto tempo levou a transmissão, e quanto demorou a recepção ?
    9. Com base no resultado anterior, pode-se concluir que quadros recebidos numa porta do switch são armazenados no switch antes de serem retransmitidos para seu destino ?