Mudanças entre as edições de "CEL18702 AULA01"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 50: Linha 50:
 
;Esquematicamente:
 
;Esquematicamente:
  
 +
<cemnter>
 
{| border="1" cellpadding="5" cellspacing="0 "  
 
{| border="1" cellpadding="5" cellspacing="0 "  
 
! style="background: #ffdead;" | RESISTOR ->
 
! style="background: #ffdead;" | RESISTOR ->
Linha 55: Linha 56:
 
! style="background: #ffdead;" | ENERGIA TÉRMICA
 
! style="background: #ffdead;" | ENERGIA TÉRMICA
 
|}
 
|}
 +
</center>
  
 
=Referências=
 
=Referências=

Edição das 09h52min de 9 de novembro de 2015

Apresentação

Nesta unidade curricular, vamos entender e identificar os elementos que compõem um circuito elétrico e dominar técnicas de resolução de circuitos elétricos monofásicos e trifásicos. Ao final, você será capaz de analisar circuitos elétricos em corrente contínua utilizando as leis de Kirchhoff e redução de circuitos. Bem como compreender a geração da tensão alternada e a utilidade da mesma no nosso dia a dia.

Revisão

Grandezas Elétricas

Antes de iniciar o estudo da análise de circuitos vou fazer uma revisão sobre as grandezas tensão, corrente e resistência uma vez que para o técnico iniciante sempre representa motivo de dúvida. As grandezas tensão e corrente estão associadas ao conceito de Energia Potencial e Energia Cinética, para entendermos melhor esta relação vamos mostrar este conceito de energia aplicado no nosso dia a dia. Na eletricidade a energia elétrica deverá ser armazenada em cargas elétricas, na maioria das vezes estas cargas serão os elétrons livres, presentes nos metais, em outros casos poderão ser íons, presentes nos gases, nos líquidos.


Corrente elétrica

A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas. A carga elétrica mais comum é o elétron livre e está presente nos metais, assim não basta o corpo ter elétrons, alias todos os corpos o possuem, para termos uma corrente elétrica estes elétrons devem ser do tipo livres, é por isto que a madeira é um isolante, apesar de ter elétrons eles não são livres, a ligação química é forte bastante para prende-los, já os metais possuem uma ligação química e esta permite que os elétrons fiquem livres no material, são estes elétrons que serão usados para gerar uma corrente elétrica. Não basta também só termos o movimento dos elétrons livres, isto pode ocorrer com o aumento da temperatura, para termos uma corrente elétrica estes elétrons devem movimentar-se em ordem, todos no mesmo sentido. Para que os elétrons se movimentem é preciso aplicar uma força sobre eles, em eletricidade esta força é chamada de Campo Elétrico. A fonte de energia elétrica é a responsável por criar este campo elétrico. Esta força aparece entre cargas elétricas de tipos diferentes, assim, a fonte de energia elétrica cria uma região com excesso de cargas negativas, chamado de pólo negativo e outra com falta de cargas negativas, chamadas de pólo positivo. Assim quando um condutor é conectado entre o pólo negativo e o positivo o excesso de cargas presentes no pólo negativo fluem para completar a falta de elétrons do pólo positivo. Em eletrônica, devido a fatos históricos, o sentido da corrente foi adotado como “sentido convencional” da corrente por motivo de consideramos que as cargas elétricas que se movimentam no circuito são as cargas positivas que saem do pólo positivo em direção ao pólo negativo. A unidade de medida da corrente é o ampère e sua representação no circuito deve ser na forma de uma seta, pois a corrente tem direção e sentido. Em eletrônica o ampère é uma unidade muito grande, uma fonte de alimentação normal para laboratório de eletrônica fornece 2A no máximo, assim, a unidade mais usada é o mA (A/1000 ou ) ou A (A/1000000 ou 10).

Intensidade média da corrente elétrica i.

Unidade de medida da corrente elétrica no SI é o ampère (A)

i = corrente elétrica (A)

n = número de cargas

= carga elétrica (C)

e = carga elementar (C)

= tempo (s)

e = 1,6.10

Resistência elétrica

Como o nome está dizendo, resistência elétrica é a grandeza elétrica daquele componente que se opões (resiste) a passagem da corrente elétrica. Quanto maior a resistência, maior a oposição a passagem da corrente, menor a corrente. Em eletrônica o componente, com resistência elétrica, mais usado é o resistor. A função do resistor é controlar a corrente elétrica no circuito. A unidade de resistência elétrica é o ohm e o seu símbolo é a letra grega Ômega: .

Esquematicamente

<cemnter>

RESISTOR -> ENERGIA ELÉTRICA -> ENERGIA TÉRMICA

Referências

[1]


<< <> >>